Como se divide o elétron?

Perguntado por: sribeiro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Os elétrons em um átomo são organizados em níveis que circundam o núcleo, com cada nível sucessivo estando mais distante do núcleo. Os níveis eletrônicos consistem de um ou mais subníveis, e os subníveis são compostos por um ou mais orbitais.

Os elétrons estão distribuídos em camadas ao redor do núcleo. Admite-se a existência de 7 camadas eletrônicas, designados pelas letras maiúsculas: K,L,M,N,O,P e Q. À medida que as camadas se afastam do núcleo, aumenta a energia dos elétrons nelas localizados.

A eletrosfera é dividida em sete camadas e elas são identificadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q conforme a distância em relação ao núcleo. A camada K é a mais próxima do centro e a menos energética. Por outro lado, a Q é a mais distante e também a que apresenta uma maior quantidade de energia.

Na formação de ligações químicas, sejam elas iônicas, covalentes ou metálicas, os elétrons são os grandes protagonistas desses modelos, sendo os responsáveis pelo estabelecimento de ligações entre átomos de elementos diferentes, possibilitando a formação de compostos iônicos, metálicos e moléculas.

A estrutura do átomo é dividida basicamente em duas regiões: o núcleo, que é formado pelos prótons e nêutrons, e a eletrosfera, formada por elétrons e um grande vazio.

O elétron (e-) é uma partícula subatômica que está localizada na eletrosfera do átomo - mais especificamente, nos subníveis de energia, circundando o núcleo atômico.

Função dos elétrons
Os elétrons são os responsáveis pelo estabelecimento de ligações entre átomos de elementos diferentes, permitindo a formação de compostos iônicos, metálicos e moléculas.

Os elétrons (e ou ) são partículas subatômicas que possuem carga negativa, estando localizados na eletrosfera do átomo onde se movimentam em órbitas circulares nas camadas eletrônicas. Representação de um átomo com os elétrons na eletrosfera.

O número de elétrons que cada órbita de um átomo possui e sua estrutura eletrônica pode ser descrito pela configuração eletrônica. O número de elétron que cada subnível comporta é: s = 2 elétrons; p = 6 elétrons; d = 10 elétrons; f = 14 elétrons.

Há dois tipos de carga elétrica (positiva e negativa), os prótons possuem carga elétrica positiva e os elétrons possuem carga elétrica negativa.

Localizam-se numa região em torno do núcleo (Eletrosfera) na qual os elétrons são mantidos em órbitas em torno do núcleo, atraídos pela sua carga positiva. Cada átomo pode possuir até 7 órbitas .

Os cátions são íons positivos derivados da perda de elétrons por átomos neutros. Já os ânions são íons negativos formados pelo recebimento de elétrons por átomos neutros.

As camadas da eletrosfera representam os níveis de energia da eletrosfera. Assim, as camadas K, L, M, N, O, P e Q constituem os 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º níveis de energia, respectivamente.

A primeira camada (K) e a última camada (Q) comportam o total de 2 elétrons, a segunda camada (L) contém no máximo 8 elétrons, a terceira camada eletrônica (M) pode ser preenchida por 18 elétrons, já a quarta camada (N) comporta até 32 elétrons, assim como a quinta camada (O) e por fim, a sexta camada eletrônica (P) ...

Unidade de medida: Ampère
Portanto, 1 Ampère equivale ao fluxo de 6,242 x 1018 elétrons em um segundo passando por uma seção de um condutor.

A massa do elétron, ou eletrão (em português europeu), é irrelevante; tem cerca de 1/1836,15267377 da massa do próton ou do nêutron, o mesmo que 10-30 kg.

Processo de fissão nuclear
O processo ocorre em decorrência da incidência do nêutron sobre o núcleo atômico. Ao bombardear de forma acelerada o átomo que tem um núcleo fissionável, ele parte-se em dois. Com isso, surgem dois novos núcleos e são liberados até 3 nêutrons e grande quantidade de energia.

Elétrons e prótons podem se separar e atingir grandes velocidades após ser eletricamente carregados. Cargas negativas são separadas por meio do aquecimento de um filamento de metal, método utilizado pelas TVs de tubo para acelerar os elétrons e produzir um feixe de luz na tela.

O número atômico, simbolizado pela letra Z, corresponde à quantidade de prótons existentes no núcleo do átomo de determinado elemento químico. Por exemplo, o número atômico do hidrogênio é 1, o que significa que ele possui somente 1 próton em seu núcleo atômico.

Continuar lendo Como surge um elétron?