Como se divide o bulbo?

Perguntado por: ogoncalves7 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

O bulbo é dividido em duas partes com base na presença ou não da fossa em um nível: Existe uma parte superior, rostral ou aberta onde a superfície dorsal do bulbo é formada pela fossa romboide.

O Bulbo recebe informações de vários órgãos do corpo, controlando as funções autônomas, chamadas de vida vegetativa, como: batimentos cardíacos, respiração, pressão do sangue, reflexos de salivação, tosse, espirro e o ato de engolir.

a) Bulbo. Tem forma de cone, cuja extremidade menor continua caudalmente com a medula espinal.

Ele possui três partes principais:

  • O cérebro preenche a maior parte do seu crânio. Ele está envolvido com as lembranças, resolução de problemas, pensamentos e sentimentos. ...
  • O cerebelo encontra-se na parte de trás de sua cabeça, abaixo do cérebro. ...
  • O tronco cerebral encontra-se embaixo do cérebro, na frente do cerebelo.

O bulbo também denominado medula oblonga se inicia na região acima dos nervos espinhais cervicais e se estende até o sulco. Nessa região estão localizados os centros responsáveis pelo controle da respiração e dos batimentos cardíacos.

Órgão ou porção de órgão de forma arredondada ou globosa. Cóclea e labirinto membranosos.

A ponte pode ser subdividida em porções ventral (base ou porção basilar da ponte) e dorsal (tegmentar) na secção transversal para facilitar a discussão.

O limite superior do bulbo se faz em um sulco horizontal visível no contorno deste órgão, sulco bulbo-pontino, que corresponde à margem inferior da ponte. A superfície do bulbo é percorrida por dois sulcos paralelos que se continuam na medula. Estes sulcos delimitam o que é anterior e posterior no bulbo.

Um bulbo verdadeiro consiste de um caule e folhas adaptadas ao armazenamento. O caule é basal e comprimido em uma forma achatada ou cônica, denominada prato. Suas folhas são modificadas, suculentas e preenchidas com substâncias de reserva.

O sistema nervoso somático central é responsável pelo controle de todas as atividades nervosas. É formado pelo encéfalo(cérebro, cerebelo e bulbo) e pela medula espinhal.

Os seres humanos possuem neurônios na região do bulbo que garantem a regulação da respiração. O bulbo percebe alterações no pH do líquido do tecido circundante e desencadeia respostas que garantem alterações no ritmo respiratório.

Bulbo: É chamado também de bulbo raquídeo ou medula oblonga. Seu formato parece um cone e se localiza na parte mais caudal do tronco encefálico. Ele recebe as informações de diversos órgãos e controla funções como os batimentos cardíacos, respiração, pressão do sangue, entre outros.

A estrutura do tronco encefálico se divide em mesencéfalo, ponte e bulbo.

São eles: lobo frontal, temporal, parietal e occipital. Cada lobo recebe o nome de acordo com a localização em relação aos ossos do crânio.

O cérebro divide-se em telencéfalo, tronco cerebral e cerebelo. Cada metade (hemisfério) do telencéfalo é dividida em lobos.