Como se divide a redação?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

É fundamental que o texto seja dividido em três partes principais: introdução, desenvolvimento e conclusão. O primeiro parágrafo serve para apresentar o assunto e tudo o que será tratado nas próximas linhas. O desenvolvimento deve ter de 2 a 3 parágrafos, com cerca de 5 a 7 linhas cada um.

Redação nota mil: veja os diferentes tipos de redação

  • Textos narrativos.
  • Textos dissertativos-argumentativos.
  • Textos descritivos.
  • Textos injuntivos.
  • Textos jornalísticos.
  • Carta.

Os 5 elementos da proposta de intervenção

  1. Ação: o que será feito? ...
  2. Agente: quem fará? ...
  3. Modo/meio: como será feito? ...
  4. Finalidade: qual o efeito da ação no problema? ...
  5. Detalhamento: quais são os detalhes importantes para essa ação dar certo?

Uma boa redação dissertativa argumentativa é estruturada em três principais blocos: introdução, desenvolvimento e conclusão.

De forma simplificada, a introdução, além de informar o conteúdo dos parágrafos seguintes, também precisa motivar o leitor a continuar a leitura. Ou seja, ela é um convite para que o texto seja lido até o final. Por essa razão, é fundamental apresentar o tema de forma esclarecedora e atrativa.

A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.

Uma redação discursiva é o mesmo que uma dissertação. Esta tipologia textual é uma exposição de pontos de vista. Partindo de premissas observadas ou consideradas e baseada no raciocínio, em leituras e na vivência do autor de uma dissertação procura apresentar sua tese e suas conclusões.

Frases-modelo para iniciar a conclusão

  1. Em virtude dos fatos mencionados.
  2. Levando-se em consideração esses aspectos.
  3. Em vista dos argumentos apresentados.
  4. Dado o exposto.
  5. Tendo em vista os aspectos observados.
  6. Em virtude do que foi mencionado.
  7. Por todos esses aspectos.
  8. Pela observação dos aspectos analisados.

Parágrafos: Uma redação de 20 a 30 linhas deve conter, no mínimo, quatro parágrafos e, no máximo, cinco. Um parágrafo para introdução, de dois a três parágrafos de desenvolvimento, e um para a conclusão.

Os principais conectivos
E; nem; também; não só... mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente.

Redação é o processo de escrever um texto, ou seja, de estruturar um discurso escrito. Para que ela consiga passar a mensagem que deseja, precisa ter elementos suficientes para construir um sentido.

Identificação das Partes de um texto dissertativo

  1. Tese;
  2. Ideia-núcleo;
  3. Temática;
  4. Utilização de recursos de autoridades que reforçam o argumento e comprovam sua tese;
  5. Argumentos próprios do autor;
  6. Ideia conclusiva;

Normalmente, os temas de redação são atuais. Por isso, uma forma de começar o texto é usar a palavra “Atualmente” e, logo em seguida, abordar o assunto.

Como começar um parágrafo de desenvolvimento da redação

  1. deixar claro de qual “parte” do problema você está falando;
  2. colocar em seguida qual sua sugestão de solução (tese);
  3. explicar essa tese com mais detalhes (argumentos).

Cada parágrafo tem de três a sete linhas. O ideal é que as frases não sejam muito longas. É mais fácil cometer erros quando escrevemos períodos muito extensos. É bastante comum que autores consagrados da literatura utilizem períodos longos em cada parágrafo.

Já o repertório coringa diz respeito ao domínio ou entendimento de assuntos transversais, que podem ser abordados e discutidos a partir de diferentes pontos de vista e contextos. Pode-se citar alguns exemplos, como o meio-ambiente e Direitos Humanos.

O parágrafo se inicia com uma margem no canto esquerdo da página, em sua primeira linha, indicando o começo, e se encerra com um ponto final, após o qual não há mais texto, a não ser na linha posterior com o recuo de margem, indicando o início de um novo parágrafo.

Uma introdução não deve ser muito longa para não desmotivar ou ficar cansativa para o leitor. Se a redação tiver trinta linhas, aconselha-se a que o escritor use de quatro a seis para a parte introdutória.

Continuar lendo Como se divide o dia?