Como se divide a palavra Lua?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

No contexto da divisão silábica, se houver hiato, separam-se a vogais, porque são núcleos de sílabas diferentes, como é o caso em lua: lu. a. Nos outros casos, verificam-se ditongos, logo, não há lugar à separação de vogais e o ditongo indica apenas uma sílaba: á. gua, quan.do, guar.

Não se deve separar
Não dividimos também encontros consonantais nos seguintes formatos: consoante + L e consoante + R. Por fim, ditongos e tritongos nunca são divididos, conforme os exemplos abaixo. Atenção! Se uma palavra é iniciada por uma consoante, também não se deve separar: psi-co-lo-gi-a.

As palavras lua e rua são constituídas por duas sílabas (pois as suas vogais não formam um ditongo) e podem ser separadas para translineação em ru-a e lu-a.

Classificação das Palavras quanto ao Número de Sílabas
1) Monossílabas: possuem apenas uma sílaba. 2) Dissílabas: possuem duas sílabas. 3) Trissílabas: possuem três sílabas. 4) Polissílabas: possuem quatro ou mais sílabas.

- Sou (sou). Além disso, elas podem ser subdividas como: Ditongo Crescente: esse caso acontece quando a semivogal, a letra mais fraca, antecede a vogal, a letra mais forte.

A diferença é que o hiato é um encontro vocálico que fica em sílabas diferentes, quando é feita a divisão silábica. Já o ditongo é um encontro vocálico que permanece na mesma sílaba quando é feita a separação. No ditongo acontece apenas um esforço de voz, além disso as vogais mantêm-se na mesma sílaba.

Nos ditongos, ocorre o encontro de uma vogal com uma semivogal, e quando fazemos a separação das suas sílabas, as duas ficam na mesma sílaba. Exemplos: papai (pa-pai), oi (a palavra "oi" não se separa), sabão (sa-bão).

O que é ditongo? Ditongo é um encontro vocálico, caracterizado pela união entre uma vogal e uma semivogal ou entre uma semivogal e uma vogal. Portanto, tanto a palavra “vitória” (“i” é semivogal, e “a” é vogal) quanto o vocábulo “coice” (“o” é vogal, e “i” é semivogal) apresentam um ditongo.

O ditongo é o encontro de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba. Pode ser crescente ou decrescente, oral ou nasal. O tritongo é o encontro de uma vogal entre duas semivogais na mesma sílaba. O hiato é o encontro de duas vogais ou de uma vogal e uma semivogal em sílabas diferentes.

O ditongo ocorre quando se encontram uma vogal e uma semivogal em uma mesma sílaba, tritongo é quando se unem duas semivogais e uma vogal em uma mesma sílaba e o hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes.

  1. Ditongo. Ditongo é a combinação de uma vogal e uma semivogal em uma mesma sílaba. ...
  2. Tritongo. Tritongo é a combinação de duas semivogais e uma vogal na mesma sílaba. ...
  3. Hiato. O hiato ocorre quando duas vogais que, estando juntas numa palavra, separam-se na separação silábica.

Como citamos, ditongo, tritongo e hiato são encontros vocálicos. Os encontros vocálicos se caracterizam pelo encontro de vogais ou semivogais dentro de uma palavra. Para ocorrer um encontro vocálico não pode existir consoante entre as vogais.

A sílaba tônica é a mais forte da palavra, ou seja, é aquela que pronunciamos com maior intensidade. Ela pode aparecer em diferentes posições, pode ter acento ou não e dependendo da posição da sílaba tônica haverá uma classificação diferente.

Palavras da família de lua — lua, luar, aluar, lunar, alunar, sublunar, lua-de-água, lua-de-mel, luademelar, luarejar, luarento, luarizar, luna, lunação, lunado, enluar, lunário, lunático.

Quanto à palavra rio, esta é realizada oralmente de duas formas: "ri-u" e "riu", especialmente na região de Lisboa. A grafia oficial rio corresponde à primeira forma "ri-u". O conjunto "io" poderia ser ser classificado como um ditongo decrescente, que se transcreve como [iw].

A palavra sol é um monossílabo (tem uma única sílaba), razão pela qual não pode haver qualquer separação para efeitos de translineação.

Pai: monossílabo. Papaia: pa-pai-a. Tipóia: ti-pói-a. Adequado: a-de-qua-do.

Fala-se, por isso, de ditongo aberto (rói) e ditongo fechado (foi). Na ortografia portuguesa, acentuam-se os ditongos decrescentes abertos que ocorrem em monossílabos e palavras agudas (palavras com duas ou mais sílabas).

Hiatos encontram-se em duas sílabas diferentes, havendo nelas o encontro de duas vogais pronunciadas em dois impulsos diferentes. Exemplos: podia (po-di-a), cruel (cru-el), frear (fre-ar), hiato (hi-a-to), meeiro (me-eiro), lagoa (la-go-a).