Como se divide a linguagem?

Perguntado por: acarvalho . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Existem dois tipos principais de linguagem: a linguagem verbal e a linguagem não verbal. A linguagem é o código usado para estabelecer comunicação.

Linguagem é um processo de comunicação utilizado na transmissão de uma mensagem entre interlocutores. Existem vários tipos de linguagem, como a oral, escrita e digital.

As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante. Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.

A linguagem é o mecanismo que utilizamos para transmitir nossos conceitos, ideias e sentimentos. Trata-se de um processo de interação. Qualquer conjunto de signos ou sinais é considerado uma forma de linguagem.

Aqueles tradicionalmente tidos como os principais são: o nível fonético-fonológico, o nível morfológico, o nível sintático. Esses três níveis constituem a gramática de uma língua.

A linguagem formal e informal são variações da língua. A linguagem informal é usada em momentos com a família e amigos. Já com superiores hierárquicos devemos usar a linguagem formal. Dessa forma, concluímos que a linguagem formal e informal é aplicada em diferentes contextos.

A principal diferença entre a linguagem formal e a informal está na preocupação com as normas gramaticais (norma culta) da língua: na formal, precisamos respeitar o uso correto do português, utilizando um vocabulário claro e diversificado; já na informal, podemos usar gírias, abreviações, interjeições, palavras ...

Dizemos que a linguagem é mista, quando há um uso simultâneo da linguagem verbal e da não verbal para a construção da mensagem. Conseguimos observar bem essa ocorrência quando lemos histórias em quadrinhos, por exemplo.

Quando e como usar cada tipo de comunicação?

  • comunicação verbal;
  • comunicação não-verbal;
  • comunicação escrita;
  • comunicação visual.

Exemplos de linguagem verbal e não-verbal

  1. Linguagem verbal. Embalagens de produtos; Filmes; Palestras; Mensagens e e-mails; Livros; Poesias; Prosas; Sites; Telefonemas; ...
  2. Linguagem não-verbal. Bandeira; Buzina; Cores; Desenhos; Esculturas; Etiquetas com símbolos de instruções de lavagem; Figuras; Gestos/mímica; Imagens;

Charles Darwin supôs que a linguagem surgiu a partir da imitação dos animais, como ele descreveu em 1871: “Não posso duvidar que a linguagem deve sua origem à imitação e modificação, auxiliada por sinais e gestos, de vários sons naturais, as vozes de outros animais e os próprios gritos instintivos do homem.”

De acordo com o modelo de evolução da linguagem, o processamento ocorre de "onde" para "o que". Ainda, após esse tipo de processamento, após chegar no córtex frontal, esses sons podem gerar algum tipo de reação ou sentimentos específicos, dependendo do contexto de vida do indivíduo.

A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação.

A linguagem humaniza o homem. Por meio dela, os seres humanos expressam sentimentos, constroem pensamentos, interagem com o ambiente e com outros indivíduos. Dominar o código linguístico é fundamental para a execução de tarefas rotineiras e para ter um bom aproveitamento no mundo acadêmico e profissional.

Com isso, entende-se linguagem como a capacidade inata que o ser humano possui para expressar suas ideias, sentimentos e emoções a partir do uso da língua como forma de expressão e comunicação. Pode ser expressa de maneira verbal e não verbal.

Os elementos constitutivos da linguagem são, pois,gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras, usados para representarconceitos, ideias, significados e pensamentos. Embora os animais também comuniquem, a linguagem verbal pertence apenas ao Homem. Não se devem confundir os conceitos de linguagem e de língua.

A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais. Já a linguagem informal, ou coloquial, representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

São eles:

  • emissor;
  • receptor;
  • mensagem;
  • canal;
  • código;
  • contexto.

Vícios de linguagem são desvios da norma gramatical cometidos de maneira não intencional. Eles por vezes causam problemas na mensagem: falta de clareza ou ruídos na comunicação. Podem estar relacionados: ao significado das palavras; ao som e à estrutura das palavras; à estrutura do enunciado.

Na área de Linguagens da BNCC, estão inseridos quatro componentes: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física. A ideia é que os alunos participem de diversas práticas de linguagem, ampliando suas capacidades de expressão tanto artísticas quanto corporais e linguísticas.

Continuar lendo Como se divide o dia?