Como se divide a fonologia?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Sílabas – Conjunto de um ou mais fonemas que produz um som completo. Encontros Vocálicos – Agrupamento de duas ou três vogais e/ou semivogais. Encontro Consonantais – Agrupamento de duas ou mais consoantes. Dígrafos – Agrupamento de duas letras que formam o mesmo fonema.

De acordo com a fonética articulatória, os sons produzidos na linguagem humana podem ser divididos em três grupos: consoantes, vogais e glides (ou semivogais).

A consciência fonológica pode ser dividida em diferentes níveis, tais como, consciência de palavra, consciência silábica, consciência intrassilábica e consciência fonémica.

As habilidades de consciência fonológica são divididas em três tipos: consciência da sílaba, consciência das unidades intrassilábicas e a consciência do fonema.

Estudo dos sons das palavras
A fonologia é a parte da gramática que estuda o sistema sonoro da língua, sendo seu principal foco o uso dos fonemas (menor unidade sonora das palavras), como eles se articulam e organizam as sílabas.

Fonologia é a disciplina que estuda cada um dos sons da voz. Cada fonema tem a função de estabelecer uma diferença de significado entre uma palavra e outra. Por exemplo, na linguagem oral as palavras “manto” e “canto” se distinguem apenas pelos fonemas “m” e “c”.

O que é fonema? Trata-se dos sons produzidos pelos falantes, os quais se articulam e formam as palavras. Eles representam as menores unidades sonoras que formam as palavras de uma língua. Os fonemas são os sons produzidos pelos falantes e representam as unidades sonoras que formam as palavras de uma língua.

Separar sílabas é dividir cada pedacinho que forma uma palavra. Para fazermos isso usamos um tracinho, o hífen, assim: do-ce, pi-po-ca, fu-te-bol, co-lar. A separação é feita conforme a sua pronúncia, ou seja, os pedaços das palavras que são falados sem pausa não se separam.

Os fonemas são classificados em: vogais, semivogais e consoantes. As vogais são fonemas que provocam a vibração das cordas vocais e são pronunciadas sem qualquer impedimento, atuando como a base das sílabas, por exemplo: sa-po = /s/ /a/ /p/ /o/ bo-la = /b/ /o/ /l/ /a/

Essa área de estudo é subdivida em duas: a Fonética Articulatória e a Fonética Acústica.

Um dos objetivos da Fonologia é estabelecer o sistema fonológico das línguas, ou seja, o conjunto de elementos abstratos relacionados entre si que o falante utiliza para diferenciar e delimitar as unidades significativas de sua língua.

A consciência, provavelmente, é a estrutura mais complexa que se pode imaginar atualmente. António Damásio, em O Mistério da consciência, divide a consciência em dois tipos: consciência central e consciência ampliada.

Combinar sons para formar palavras — como uma brincadeira, fale aos alunos lentamente os sons das palavras e peça-lhes que adivinhem qual é antes que você termine de pronunciá-las. Adicionar ou subtrair fonemas para formar palavras novas — selecione algumas palavras que tenham sons parecidos.

Fonema é um som distintivo em uma língua. Na prática, isso quer dizer que, se esse som for trocado por outro em uma palavra, tem-se uma nova palavra, de sentido diferente.

As habilidades de consciência fonológica são divididas em três tipos: consciência sintática, consciência silábica e consciência fonêmica. O desenvolvimento dessas habilidades favorece o processo de alfabetização e permite o aprendizado da escrita.

O que é a consciência fonológica? Capacidade para manipular conscientemente os elementos sonoros das palavras orais.

Enquanto a consciência fonêmica diz respeito à habilidade de conscientemente manipular sons individuais ou fonemas que compõem uma palavra, a consciência fonológica diz respeito à habilidade de conscientemente manipular não apenas os sons individuais, mas também as sílabas, as partes das sílabas (rimar) e as palavras.

estrutura fonológica
Definição: Estrutura composta pelo conjunto de rela es estabelecidas entre as unidades do sistema fonol gico de uma l ngua.

Dessa maneira, podemos definir os fonemas como os sons que diferenciam os vocábulos de uma língua. A letra, por seu lado, pode ser definida como o sinal utilizado para a representação na escrita do sistema sonoro de uma língua.