Como se dirigir a um professor?

Perguntado por: ofigueiredo . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

A abreviação mais comum para o título de “Professor Doutor” é “Prof. Dr.”.

Titulação: Professor Doutor, Professor Mestre, Professor Especia- lista.

Comece a mensagem cumprimentando o professor com o título e o sobrenome dele. É tentador soltar logo de cara qual a sua dúvida, mas é importante tratar o e-mail como uma carta formal. Comece com "Prezado Dr. Rosa", seguido de uma vírgula, por exemplo.

Vossa Reverendíssima (V. Rev.mª) - Usado em tratamento formal a padres, sacerdotes, bispos e religiosos em geral. Vossa Onipotência - Usado em tratamento formal a Deus. Não se utiliza a forma abreviada.

Vossa Senhoria: significado
Deve ser utilizado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos, geralmente em situações formais, quando nos dirigimos a pessoas com grande prestígio social. Pode ser utilizado para vereadores, chefes, secretários e diretores de autarquias.

Quando são empregados em relação à pessoa com quem falamos, ou seja, quando usados diretamente com o interlocutor, os pronomes de tratamento possuem “Vossa (s)”. Exemplo: “Senhor reitor, eu espero que Vossa Magnificência compareça a assembleia amanhã”. Quando falamos a respeito de alguém, usamos “Sua (s)”.

Os pronomes de tratamento são usados para se dirigir às pessoas com quem se fala (2.ª pessoa). Eles representam as formas educadas, de acordo com a idade ou cargo ocupados, e assumem o papel de pronomes pessoais. Você (v.) é um pronome de tratamento que é, todavia, utilizado em situações informais.

Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.

Uma corrente de pesquisadores acredita também que o profissional que conclui o curso de mestrado está voltado para a área do ensino e da pesquisa, portanto, deverão ser usados os dois títulos: Professor Mestre – prof. Me. e Professora Mestre – profa.

O que é corpo docente? A palavra docente é um substantivo que se refere àquele que ensina. Ou seja, a palavra é sinônimo de professora/professor. O corpo docente de uma faculdade ou escola é o conjunto dos professores que atuam naquela instituição.

O professor universitário é um profissional capacitado a dar aulas em instituições de ensino superior, como universidades, faculdades e centros universitários públicos e privadas.

Aquele que cursou o grau acadêmico de doutorado é considerado doutor no sentido etimológico da palavra, ou seja, de um professor dedicado ao ensino.

Alguns professores preferem uma base de nomes próprios, e não há problema em começar com o Caro João, por exemplo. Mas mesmo neste caso, isso não significa que deva ser demasiado informal e usar saudações como "What's up" ou "Hey". Outra dica útil é ver como o professor assina os seus e-mails.

V. Exa

Entrou nos costumes e é, pois, perfeitamente aceita hoje em dia a fórmula Vossa Excelência (abreviada V. Exa. ou V. Exª.)

Reverendíssimo, Revendíssima = Rev.mo, Revmo., Rev.ma, Revma.

Quando as comunicações são dirigidas a religiosos: Vossa Santidade, ao Papa; Vossa Eminência ou Vossa Eminência Reverendíssima, aos Cardeais; Vossa Excelência Reverendíssima, a Arcebispos e Bispos (o vocativo, nesses casos, é Vossa Eminência ou Vossa Eminência Reverendíssima); Vossa Reverendíssima ou Vossa Senhoria ...