Como se dirigir a um prefeito em um ofício?

Perguntado por: aoliveira6 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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É suficiente o uso do pronome de tratamento “Senhor”.

Além dos atendimentos, o prefeito conversa com a comunidade nos Espaços da Cidadania, quando vai até o bairro, acompanhado dos secretários para responder as dúvidas dos moradores. A população também pode fazer pedidos e reclamações na Ouvidoria Municipal, pelo telefone 156.

Então podemos encerrar com: Atenciosamente. Respeitosamente. Cordialmente. Alguns fechos como os que se seguem: Apreciaremos sua pronta respota.

O ofício é um documento destinado à comunicação oficial entre órgãos públicos, empresas ou mesmo autoridades. Nele, são veiculadas ordens, solicitações ou informações que possuem valor jurídico.

Vossa Excelência (V. Ex. ª): Para o Presidente da República, senadores, ministros de Estado, governadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, embaixadores e cônsules.

1. Para as destinatárias ou destinatários arrolados nesta tabela cujo cargo deve ser colocado em destaque, o vocativo será composto por: Senhora ou Senhor + cargo.

Vossa Excelência (V. Ex. ª):destinado às altas autoridades do Estado (Judiciário, Legislativo e Executivo) e alguns militares (oficiais generais, por exemplo). Aqui também entram Reitores de Universidades (faremos uma explicação breve a seguir).

O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República.

Os documentos devem ser numerados em ordem cronológica crescente. A cada ano, inicia-se uma nova contagem, a partir do número 001. Nas comunicações oficiais devem constar o nome e o cargo da autoridade que as expede. Deve-se colocar o nome completo do signatário em caixa alta, negrito e alinhamento centralizado.

Passo a passo para fazer um requerimento

  1. Escolha o tipo de requerimento que precisa. Quando uma pessoa faz um requerimento tem um objetivo, que é dirigir um pedido a alguém - um documento, uma ação, uma informação. ...
  2. Seja claro e atenda às formalidades. ...
  3. Escolha um modelo e preencha. ...
  4. Se preferir, crie o seu próprio modelo!

Após concluir o texto, o fecho deve ser bem sucinto ( a sugestão é encerrar com “Atenciosamente”) e ser seguido de 3 espaços duplos. No fim do documento deve constar a assinatura do remetente , acima do nome, do cargo ou função desempenhada.

De forma resumida, podemos dizer que uma carta formal deve ter basicamente: local e data, forma de tratamento e nome do destinatário, conteúdo do texto, agradecimento e despedida.

VI. Como se dirigir aos Governadores e Prefeitos

  1. A carta começa com: Vossa Excelência.
  2. No corpo do texto: Excelentíssimo Senhor Governador/Prefeito.
  3. No envelope: Ao Excelentíssimo Senhor Fulano de Tal ou DD. Governador Fulano de Tal.

Cara Senhora Prefeita nome da prefeita ,por meio desta, a população do bairro do Matão lhe pede melhorias,visando assim, melhores condições de vida. O seguinte bairro apresenta dificuldades em diversos pontos, escrever os pontos de dificuldade , os quais precisam de atenção, uns mais que outros.

Contando com a costumeira e prestimosa atenção de Vossa Excelência, reafirmo votos de cordial estima e sincera consideração.

O ofício é composto das seguintes partes: número de controle, local e data, vocativo, corpo, anexos, fecho, assinatura do signatário e identificação do destinatário. Se o ofício tiver mais de uma página, esses dados devem ser repetidos em todas as páginas, posicionados também na margem superior esquerda.

Um ofício é uma declaração formal que pode ser utilizada com os mais variados intuitos, como o de comunicar, solicitar ou notificar uma pessoa física ou jurídica.

Quais são os tipos de ofício?

  • Pedido ou requisição. Um ofício nesse formato serve para os casos nos quais um pedido precisa ser feito por alguém com autonomia ou autoridade para tanto. ...
  • Solicitação. ...
  • Comunicado. ...
  • Pedido de apoio/patrocínio. ...
  • Extra-judicial.

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3) Se se trata alguém por Vossa Excelência, o endereçamento da correspondência é excelentíssimo, ou, em abreviatura, Exmo.; se se trata por Vossa Senhoria, o endereçamento é ilustríssimo, ou, de forma abreviada, Ilmo.

Senhor, senhora, senhorita (Sr., Sr.ª, Srta.) - Usados em tratamentos formais e respeitosos, quando existe um maior distanciamento entre os locutores.