Como se dirigir a um padre?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Vossa Reverendíssima (V. Rev.mª) - Usado em tratamento formal a padres, sacerdotes, bispos e religiosos em geral. Vossa Onipotência - Usado em tratamento formal a Deus.

Para se pedir a bênção ao sacerdote, coloca-se as mãos abertas, a direita sobre a esquerda, e depois de receber a bênção lhe beija as mãos. A forma indicada para pedir a bênção, não tem nenhum significado misterioso; é um gesto humilde dirigido a Deus que tem sua resposta por meio do sacerdote.

Bispos e Arcebispos Reverendíssimo Senhor Reverendíssimo Senhor D. ... Bispo de ... Vossa Excelência Reverendíssima V. Exa.

Quando pedimos a bênção de um sacerdote, é um gesto que diz que desejamos participar dessa unção recebida por ele, queremos fazer parte desta bênção.

Padre, obrigado por permitir-se ser instrumento de paz, amor, caridade e fé! Em nossas preces, pedimos para que Deus o mantenha sempre abastecido de coragem e perseverança para ser sempre, em nossas vidas, fonte de luz e vida!

Costuma dizer-se que uma boa confissão tem “4 C”:

  1. Clara: indicar qual foi a falta específica, sem acrescentar desculpas.
  2. Concreta: referir o ato ou pensamento preciso, não usar frases genéricas.
  3. Concisa: evitar dar explicações ou descrições desnecessárias.
  4. Completa: sem calar nenhum pecado grave, vencendo a vergonha.

Resposta: O substantivo, cujo significado é ato ou efeito de benzer, de abençoar, é bênção, com acento circunflexo por ser palavra paroxítona terminada em -ão.

Em muitas famílias as crianças são ensinadas a “pedir bênção” aos pais. Isso deve acontecer ao levantar, sair para escola, voltar da escola e ao deitar. Em algumas famílias isso acontece também pelo zap e pelo telefone. Às vezes é um rapidíssimo: “Bença, pai!”, “Bença, mãe!”.

A bênção sacerdotal está registrada em Números 6:24-26, e consiste na seguinte fórmula: “O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz”.

De acordo com o Código de Direito Canônico, em caso de escassez de sacerdotes, o bispo “pode permitir que os sacerdotes, por justa causa, celebrem duas vezes ao dia e também, se a necessidade pastoral o exigir, três vezes aos domingos e festas de preceito”. Três, portanto, é o número máximo.

Antigamente, para os clérigos, era obrigatório o uso do barrete nas confissões, com o significado de que o sacerdote é um juiz para a confessar alguém, assim como um juiz ao condenar ou absolver um réu, o padre absolve os pecados.

O gesto faz parte do rito da celebração católica e lembra a crucificação e morte de Jesus Cristo.

Vossa Reverendíssima: é usado com sacerdotes e bispos. Exemplo: “Vossa Reverendíssima é uma pessoa muito religiosa”.

Vossa Excelência é o tratamento utilizado para as seguintes autoridades:

  1. Do Poder Executivo. Presidente da República. Vice-Presidente da República. ...
  2. Do Poder Legislativo. Presidente, Vice-Presidente e membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. ...
  3. Do Poder Judiciário. Presidente e membros do Supremo Tribunal Federal.

Vocativo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República (ou do Congresso Nacional ou do Supremo Tribunal Federal); Tratamento no Corpo do Texto: Vossa Excelência (não pode abreviar). FIQUE ATENTO: No vocativo, Excelentíssimo Senhor ou Excelentíssima Senhora é utilizado apenas para os chefes dos três poderes.

Marcelino da Costa, o uso das vestimentas clericais é uma tradição da Igreja Católica desde os seus primórdios. “Quando o padre usa a batina ou um religioso utiliza seu hábito, ele mostra para todos que é um ser revestido de Cristo, que diz 'estou à serviço de Deus'”, explica.