Como se dirigir a um advogado em uma audiência?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

“Excelência” ou “Meritíssimo”

Especialistas afirmam que devido à tradição, não é errado chamar médicos e advogados de doutores. Porém, frisam que não pode haver imposição para o uso do termo, pois na legislação brasileira não há nenhuma norma que determine que qualquer profissional sem título de doutorado seja chamado de doutor.

Ao juiz deve ser dado o tratamento de Meritíssimo ou Excelência; ao advogado o título de Doutor, não só por tradição, mas também em razão da Lei Imperial de 11 de agosto de 1827, que lhe conferiu o título (grau) de Doutor e, como é cediço, se encontra em pleno vigor; ao promotor ou procurador de justiça dá-se também o ...

Vossa Excelência (V. Ex. ª) - Usado em tratamento formal a pessoas com alta autoridade, como o Presidente da República, ministros, senadores, deputados, embaixadores, juízes, etc., tanto do poder executivo, como do poder legislativo e do poder judiciário.

3) À maioria das autoridades se confere o tratamento de Vossa Excelência. Enquanto isso, reserva-se Vossa Senhoria para o tratamento formal das pessoas comuns. 4) Os manuais de Gramática, quando tratam especificamente da matéria, destinam normalmente o tratamento de Vossa Excelência aos membros do Ministério Público.

3) Se se trata alguém por Vossa Excelência, o endereçamento da correspondência é excelentíssimo, ou, em abreviatura, Exmo.; se se trata por Vossa Senhoria, o endereçamento é ilustríssimo, ou, de forma abreviada, Ilmo.

Segundo a lei, o título de Doutor é destinado ao bacharel em direito habilitado ao exercício da advocacia (no caso de advogados do Brasil, habilitado pela OAB).

Sobre como se portar durante uma audiência de conciliação, é bom que fique claro que as partes devem manter uma postura de cordialidade e civilidade. Há casos em que as partes não tem nenhuma pretensão de realizar acordo.

Meritíssimo e excelência são os vocábulos mais comumente utilizados e os dicionários comuns chegam a atribuir a meritíssimo o sentido de sinônimo de juiz.

De acordo com um levantamento realizado pelo portal Glassdoor, o salário médio de um advogado brasileiro gira em torno de R$ 4 mil ao mês. Essa estimativa é feita a partir de um cálculo das variáveis que definem quanto ganha um advogado.

Quando for começar a conversa, evite qualquer tema que seja relacionado à lide. Procure dialogar sobre eventos do cotidiano, temas que possam ser de interesse dos dois. O nome disso é quebrar o gelo e sempre funciona. Durante a audiência você verá como o clima estará bem melhor do que seria sem uma boa conversa.

4) Quando se faz referência à pessoa tratada, mas se conversa com outrem (pessoa de quem se fala), emprega-se Sua. Ex.: "Sua Excelência o Deputado Araújo, de quem lhe falei há pouco, é muito corajoso" (fala-se da autoridade).

Excelentíssimo promotor de justiça, é uma honra também trabalhar tendo Vossa Excelência na parte adversa. Será grande o embate obviamente pelo preparo e envergadura de Vossa Excelência, permeado por algo que é inerente ao júri, qual seja, a paixão, nós pela defesa e Vossa Excelência pela acusação.

Chame-o de “EXCELÊNCIA”. Essa é a nomenclatura correta. Quando quiser falar com ele, diga “EXCELÊNCIA, PELA ORDEM” e aí você faz o seu requerimento e observações.

Neste caso, o pronome de tratamento Vossa Reverendíssima ou V.Rev.mª deverá ser utilizado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a sacerdotes, bispos e religiosos em geral. Fique sabendo mais! Emprega-se Vossa Reverendíssima quando se fala com a pessoa e Sua Reverendíssima quando se fala sobre a pessoa.

Não é difícil perceber entre Tu ou você, qual é o mais formal, principalmente pela conjugação verbal que acompanha. O verbo conjugado na segunda pessoa que concordará com o Tu, é mais formal. O Você, concordando com o verbo conjugado na terceira pessoa deixa o texto ou a conversa com o ar bem menos formal.