Como se deve usar o Bandeirim dos Desbravadores e em quais ocasiões?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Ele deve ser levado em todas as reuniões, assim como em eventos e programas especiais. Ele serve para fácil identificação da unidade quando vista de longe.

Azul: Lealdade. Amarelo: Excelência dos nossos ideais. Branco: Pureza. Vermelho: Sangue de Cristo.

Três Lados – Possui dois significados: a totalidade da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) e o tripé da educação e fundamento do programa do Clube: desenvolvimento harmônico e equilibrado das faculdades físicas, mentais e espirituais, conforme expressado na Bíblia, ao se referir a educação do menino Jesus em Lucas 2 ...

Ele deve ser levado em todas as reuniões, assim como em eventos e programas especiais. Ele serve para fácil identificação da unidade quando vista de longe.

Elas podem ser hasteadas e arriadas a qualquer hora do dia ou da noite, porém, à noite, elas devem estar iluminadas.

É obrigatório hastear a bandeira nacional nos dias de festa ou de luto nacional em todas as repartições públicas, nos estabelecimentos de ensino e sindicatos, assim como é obrigatório o ensino do desenho e do significado da bandeira nacional em todas as unidades de ensino primário.

Art. 16. Quando várias bandeiras são hasteadas ou arriadas simultaneamente, a Bandeira Nacional é a primeira a atingir o tope e a última a dele descer.

No Brasil, a lei –que ainda está plenamente em vigor– proíbe usar a bandeira como roupa, guardanapo ou toalha, modificar seu desenho ou tomar qualquer atitude "ofensiva" a ela. Da mesma forma o Hino Nacional só pode ser executado em seu arranjo oficial.

Primeiro segure a bandeira com o avesso para cima. Em seguida, dobre a bandeira ao meio, de forma que a parte inferior da bandeira fique por cima. Depois dobre ao meio novamente, agora a parte superior da bandeira ficará por cima.

“Nós, desbravadores, temos como marca registrada o lenço amarelo que carregamos como símbolo áureo do que acreditamos. O Amarelo representa a excelência dos nossos ideais.

“Serei puro, bondoso e leal” e “servo de Deus e amigo de todos” é a maneira clara de dizer tudo quanto a Lei implica.

Ser desbravador é ouvir o céu. É ter coragem de mergulhar em níveis em Deus que não são muitos que vão. Ser desbravador é reconhecer um chamado para lugares não muito habitados. As vezes, nós ouvimos nos cultos “Deus está nos levando a lugares mais profundos”, e nem sempre as pessoas entendem o que isso significa.

Emblema D4
Representa a organização mundial dos Clubes de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Contém o emblema D2 sobre fundo na cor da camisa do uniforme, com borda em Verde Petróleo e é usado na manga esquerda da camisa ou blusa.

Os 4 dedos levantados representam os quatro “A” da palavra MARANATA e o dedo polegar curvado representa o Desbravador ajoelhado e pronto a Amar, Anunciar, Apressar e Aguardar a vinda de Jesus.

pastor Hancok

A ORGANIZAÇÃO Em 1946, o próprio pastor Hancok desenhou o emblema em forma de triângulo, que ainda usado em todo o mundo. Em 1947, a Associação Geral pediu à União Adventista do Pacífico para desenvolver a Organização do Clube dos Desbravadores.

A ordem-unida é uma formação habitual de marcha, de parada ou de reunião dos componentes de uma tropa, que observa as distâncias e os intervalos estabelecidos. Ao conjunto harmonioso, cadenciado e equilibrado dos movimentos de marcha, dá-se o nome de ordem unida.

O Clube de Desbravadores foi oficializado em nível mundial no ano de 1950 pela Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

A bandeira deve sempre ocupar lugar de honra, em posição central, destacada à frente de outras bandeiras e à direita de tribunas, púlpitos, mesas de reunião ou de trabalho.

A bandeira do Brasil deve se posicionar ao centro com número igual de bandeiras para cada lado. A Bandeira nunca deve ser menor, sempre igual ou maior que as outras, caso seja hasteada com outros países deve ser do mesmo tamanho para não ser considerado desresreito. A noite a bandeira deve estar iluminada.

A Bandeira Nacional deve ser hasteada de sol a sol, sendo permitido o seu uso à noite uma vez que se ache convenientemente iluminada. Parágrafo único. Normalmente, far-se-á o hasteamento às 8 horas e o arriamento às 18 horas.

A Bandeira Nacional pode ser usada em todas as manifestações do sentimento patriótico, de caráter oficial ou particular. Pode ser hasteada em edifícios públicos ou particulares, templos, campos de futebol, auditórios, salas de aula, ruas etc. Pode ser hasteada ou arriada a qualquer hora do dia ou da noite.