Como se deve tratar um paciente?

Perguntado por: aviana9 . Última atualização: 25 de abril de 2023
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É importante estar disposto para ouvir, fazer com que ele se sinta acolhido. O profissional da saúde deve praticar a empatia, ser sincero e positivo. Isso faz com que o cliente lembre-se de você, confie e pode inclusive auxiliar no progresso do tratamento.

Estudos mostram que os principais pontos de um atendimento humanizado, são: tratar cada paciente de forma individualizada e única; dispensar atenção e empatia com o caso, a situação; transmitir confiança, segurança e apoio para que o paciente possa ter melhor adesão ao tratamento proposto; esclarecer cada procedimento ...

É dever do profissional prestar todas as informações (escritas ou verbais) que sejam importantes para a continuidade da assistência e a segurança do paciente. Ele deve também trabalhar em condições seguras, mesmo em situações de suspensão de atividades decorrentes de movimentos reivindicatórios da categoria.

O que fazer para conquistar o paciente no primeiro contato

  1. Seja pontual na consulta. ...
  2. Estabeleça uma relação. ...
  3. Não comece a conversa falando sobre a doença. ...
  4. Observe o histórico do paciente com atenção. ...
  5. Adote um tempo de consulta razoável. ...
  6. Respeite a autonomia do paciente. ...
  7. Tenha certeza de que o paciente compreendeu tudo.

O acolhimento é um modo de operar os processos de trabalho em saúde, de forma a atender a todos que procuram os serviços de saúde, ouvindo seus pedidos e assumindo no serviço uma postura capaz de acolher, escutar e dar respostas mais adequadas aos usuários.

A bioética tem quatro princípios que devem ser analisados para resolver dilemas éticos sobre atendimentos ou tratamentos de saúde. Os princípios são autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça.

A postura do profissional no ambiente hospitalar deve ser condizente com o respeito para com o enfermo, conversas pessoais e postura entre colegas de serviço, o que o caracteriza imoral e irresponsável em sua conduta não deve ser praticado.

Na saúde, ela pode ser compreendida como o conjunto de regras e preceitos morais de um indivíduo. E isso deve ser aplicado à avaliação de méritos, riscos e preocupações sociais das atividades de promoção do bem-estar dos pacientes enquanto leva em consideração a moral vigente em um determinado tempo e local.

Conheça os 6 protocolos do Programa Nacional de Segurança do Paciente

  1. Identificação do paciente;
  2. Higiene das mãos;
  3. Segurança cirúrgica;
  4. Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos;
  5. Prevenção de quedas dos pacientes;
  6. Prevenção de úlceras por pressão (UPP).

Cuidados para a proteção do paciente
Não se esqueça de sempre lavar as mãos com água e sabão antes e depois de cuidar do doente. Retire anéis, pulseiras e relógios, pois eles podem transmitir doenças. Mantenha a casa limpa e arejada, principalmente o local em que o paciente dorme.

Como conquistar o paciente no primeiro atendimento?

  1. Recepcione o paciente. No começo deste artigo, mencionamos que o profissional de saúde deve receber o paciente de forma que este se sinta como alguém indo visitar um amigo, certo? ...
  2. Apresente seu espaço ao paciente. ...
  3. Ofereça o famoso cafézinho. ...
  4. Seja um bom ouvinte.

Envie lembretes de consulta
Uma forma de ajudar seus pacientes a chegar no horário marcado é enviar lembretes um ou dois dias antes da consulta. Com um software médico, este processo pode ser automatizado. Sendo assim, o próprio programa envia os lembretes via SMS, WhatsApp ou e-mail.

Interagir e ouvir com atenção o que o paciente tem a dizer, compreender suas necessidades e ter empatia são princípios básicos. É necessário, ainda, passar confiança e segurança para que se estabeleça uma boa relação. Então o conhecimento e estudo aprofundado são fundamentais.

O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.

Art. 1º No âmbito da equipe de Enfermagem, a classificação de risco e priorização da assistência em Serviços de Urgência é privativa do Enfermeiro, observadas as disposições legais da profissão.