Como se deve quantificar a solubilidade e quando se pode considerar uma substancia solúvel ou insolúvel em outra?

Perguntado por: lporto2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Quanto à solubilidade, os solutos podem ser classificados da seguinte forma:

  • Solúveis: aqueles que se dissolvem no solvente. ...
  • Pouco solúveis: aqueles que apresentam dificuldade de se dissolver no solvente. ...
  • Insolúveis: aqueles não se dissolvem no solvente.

A solubilidade de uma substância depende da natureza do soluto e do solvente, assim como da temperatura e da pressão às quais o sistema é submetido. É a tendência do sistema em alcançar o valor máximo de entropia.

- Solúveis: os solutos solúveis são os que possuem a capacidade de dissolução no solvente; - Pouco solúveis: os solutos pouco solúveis são os que não possuem tanta facilidade de dissolução no solvente; - Insolúveis: os solutos insolúveis são os que não possuem a capacidade de dissolução no solvente.

Quanto à solubilidade, os solutos podem ser classificados da seguinte forma:

  1. Solúveis: aqueles que se dissolvem no solvente. ...
  2. Pouco solúveis: aqueles que apresentam dificuldade de se dissolver no solvente. ...
  3. Insolúveis: aqueles não se dissolvem no solvente.

Para determinar se uma base é solúvel, basta verificar se ela apresenta um cátion que pertence à família IA (metais alcalinos: Li, Na, K, Rb, Cs, Fr) ou se apresenta o cátion amônio (NH4+). Exemplos: Hidróxido de sódio (NaOH)

Pouco solúveis: São aqueles materiais que se dissolvem em pequena quantidade na água, sendo que a maioria forma um precipitado, como é o caso do café em pó; Insolúvel: O ferro não se dissolve em água em nenhuma proporção.

Não saturadas (ou insaturadas): contêm menos soluto do que o estabelecido pelo coeficiente de solubilidade; Saturadas: solução onde a quantidade de soluto atinge o coeficiente de solubilidade; Supersaturadas: solução onde a quantidade de soluto ultrapassa o coeficiente de solubilidade.

O que é Solubilidade:
Por exemplo, quando se mistura uma quantidade de sal (soluto) com a água (solvente), a solução será formada a partir da mistura entre esses dois componentes.

Fatores que Influenciam a Solubilidade

  • Relação entre a quantidade de soluto e de solvente.
  • Temperatura.
  • Concentração Comum.
  • Concentração em Quantidade de Matéria (Cn)
  • Título (T)
  • Densidade da Solução (d)

Solubilidade ou coeficiente de solubilidade é a capacidade que um determinado solvente apresenta de dissolver certa quantidade de soluto. Essa capacidade sempre está relacionada com dois fatores: quantidade de solvente; temperatura.

A execução do processo de solubilização ocorre com o aquecimento do metal de forma uniforme até 500º, sendo que a temperatura exata pode variar conforme a liga. Esse aquecimento ocasionará a dissolução dos elementos da liga na solução sólida.

A fibra solúvel se dissolve facilmente na água e é dividida em uma substância semelhante a um gel na parte do intestino conhecida como o cólon. A fibra insolúvel não se dissolve na água e é deixada intacta quando o alimento se move através do trato gastrointestinal.

Portanto, a água só dissolve solutos polares, como, por exemplo, sais, açúcar, álcool, etc. O óleo por sua vez é composto por ligações apolares e por isso não é miscível com água, mas se mistura com gasolina por ser esta também um composto apolar.

Elas são divididas em dois tipos principais: de um lado, as solúveis, que se dissolvem facilmente na água e produzem uma espécie de gel no intestino (facilitando o funcionamento do órgão); por outro lado, as insolúveis, que não se dissolvem na água e passam intactas pelo trato gastrointestinal.

São praticamente insolúveis todas as bases que não apresentam metais alcalinos e alcalinoterrosos em sua constituição. Abaixo seguem alguns exemplos de fórmulas de bases praticamente insolúveis: Hidróxido de alumínio [Al(OH)3] Hidróxido de prata (AgOH)