Como se deve proceder quando se deseja aquecer uma substância em um tubo de ensaio?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Os tubos de ensaio com líquidos podem ser aquecidos diretamente na chama do bico de Bunsen. A chama deve ser média, e o tubo deve estar seco por fora, para evitar que se quebre ao ser aquecido.

Nunca deixar sem atenção qualquer operação onde haja aquecimento ou reação violenta. Não deixar sobre a bancada vidros quentes; se isto for necessário, avisar a todos os colegas. Nunca trabalhar ou aquecer tubos de ensaio com abertura dirigida contra si ou outra pessoa.

Por que o aquecimento de líquidos em tubo de ensaio deve ser feito na região da superfície do líquido e com o tubo inclinado? Para evitar o superaquecimento e o respingo do líquido para fora do tubo.

AQUECIMENTO EM TUBOS DE ENSAIO
Os tubos de ensaio com líquidos podem ser aquecidos diretamente na chama do bico de Bunsen. A chama deve ser média, e o tubo deve estar seco por fora, para evitar que se quebre ao ser aquecido.

Manuseio do Bico de Bunsen: Geralmente o aquecimento em laboratório é feito utilizando-se queimadores de gases combustíveis sendo o mais simples deles o bico de Bunsen. Um outro queimador é o bico de Meker.

Nunca aqueça bruscamente líquidos ou sólidos. Ao submeter um líquido à ebulição durante longo período, utilize pedras de ebulição, evitando o derramamento do líquido e possíveis queimaduras. Nunca aqueça qualquer sistema completamente fechado. Use sempre o banho-maria para aquecer solventes orgânicos.

Quando um sólido é aquecido, suas moléculas passam a vibrar com mais amplitude, ocupando um espaço maior. Dependendo do aquecimento e do coeficiente de dilatação do material, o efeito pode ser observado a olho nu.

A dilatação térmica dos líquidos ocorre quando eles são aquecidos. Esse fenômeno decorre do ganho da energia cinética das moléculas que compõem o líquido, uma vez que, movendo-se mais rapidamente, elas passam a ocupar um volume maior.

Não aqueça tubos de ensaio com a boca virada para si ou para outra pessoa. Habitue-se a aquecer o tubo de ensaio de forma intermitente. Não aqueça substâncias inflamáveis ou voláteis em chama direta, use banho-maria. Feche direito os frascos das soluções e regentes, principalmente os que forem voláteis e inflamáveis.

Ao aquecer líquidos em tubos de ensaio, não aqueça o fundo do tubo. Posicione a chama na altura do nível do líquido. Use uma pinça de madeira para segurar o tubo.

Use calçados fechados de couro ou similar. Não misture material de laboratório com seus pertences pessoais. Não leve as mãos à boca ou aos olhos quando estiver manuseando produtos químicos. Lave cuidadosamente as mãos com bastante água e sabão, antes de sair do laboratório.

Cadinho: usado em aquecimento de sólidos submetidos a altas temperaturas; Almofariz e pistilo: usados para triturar sólidos; Cápsula de porcelana: usada na concentração e secagem de soluções; Triângulo de porcelana: suporte para cadinhos ao serem aquecidos pela chama de gás.

O aquecimento do Banho Maria de Laboratório é feito per um processo elétrico composto por elementos de aquecimento e um controle eletrônico de temperatura. O nível da água no banho-maria deve sempre ser verificado, pois as resistências de aquecimento devem estar sempre totalmente submersas.

Encontrados em praticamente todos os tipos de laboratório, os tubos de ensaio são utilizados para armazenar, misturar e coletar amostras. Uma vez que suportam temperaturas quentes ou frias, também pode ser utilizado para manipular e analisar líquidos em ebulição.

Os tubos de ensaio são utilizados para efetuar reações, a frio ou a quente, de pequenas quantidades de líquidos ou sólidos. O tubo de ensaio, devido à sua forma longa e estreita, permite a condensação de vapores durante o aquecimento de líquidos ou durante uma reação química.

TIPOS DE AQUECIMENTO FÍSICO

  • Bear Crawl (Caminhada de Urso) Exercício de aquecimento geral, que também aumenta o ritmo cardíaco. ...
  • Prancha. Exercício perfeito para aquecer o 'core'.
  • Lunge com rotação do corpo. ...
  • Saltar à corda. ...
  • Agachamento estático. ...
  • Flexões a tocar nos pés.

5 exercícios para o seu aquecimento

  1. Corrida no lugar. Como fazer: É a corrida sem deslocamento. ...
  2. Deslocamento lateral. Como fazer: Dê pequenos saltos para um lado e para o outro. ...
  3. Rotação de tronco. Como fazer: com as pernas afastadas, gire o tronco para os lados tirando o calcanhar do chão.
  4. Polichinelo. ...
  5. Polissapato.