Como se deve passar a bola no handebol?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

O passe em pronação no handebol é feito segurando a bola com a palma da mão apontada para baixo e realizando um giro do punho para fora. No passe em pronação frontal, o cotovelo deve estar ligeiramente flexionado e o tronco um pouco inclinado à frente.

A bola deve ser pegada com as mãos e pode tocar qualquer parte do corpo dos joelhos para cima. Podem ser dados até 3 passos ou ficar até 3 segundos com a bola nas mãos. Para se locomover pela quadra, o jogador deve quicar a bola no chão, mas não pode voltar a quicar se segurar a bola com as duas mãos.

- A bola oficial para a prática do Handebol deve ser de couro e sua massa e tamanho variam conforme os sexos: a masculina é uma bola maior, medindo entre 58 cm e 60 cm de diâmetro, com massa entre 425g e 475g.

Segurar a bola com as duas mãos e por cima do ombro; Colocar o cotovelo numa posição levantada; Avançar o corpo e a perna do lado da bola; Fazer a extensão do braço e finalizar o passe para as distancias maiores.

Passes por de trás da cabeça: lateral e diagonal. Passes por de trás do corpo: lateral e diagonal. Passe para trás: na altura da cabeça com extensão do pulso. Passe quicado: quando a bola toca o solo uma vez antes de ser recepcionado pelo companheiro, nesse tipo de passe a bola é atirada ao solo em trajetória diagonal.

Levar na bagagem um pote de cola é providência que qualquer delegação de handebol que viaja para uma competição adota. Pode parecer estranho para leigos, mas é usual para quem joga handebol em alto nível: as meninas passam cola na bola, dessas comuns, para melhorar a aderência.

Vale lembrar que os jogadores não podem recuar a bola para o goleiro de sua equipe quando ele estiver dentro da área de gol. Também é importante saber que o goleiro pode deixar a área de gol a qualquer momento, contanto que não esteja com a posse da bola.

O jogador pode utilizar as duas mãos para…
– Fazer um arremesso ao gol; – Receber e dominar um passe; – Bloquear um arremesso adversário; – Dominar a bola após quicá-la.

Na forma de execução, os arremessos podem ser classificados como: com apoio, em suspensão, com queda e com rolamento.

Diferentemente de outras modalidades, no handebol existem duas regras básicas para quem está com a bola: segurá-la por, no máximo, três segundos – mesmo que ela esteja no solo; dar, no máximo, três passos com a bola na mão. Durante o jogo, nenhum jogador de linha pode pisar na linha ou entrar na área do goleiro.

Utilizar os braços ou as mãos para se apoderar da bola. É permitido tirar a bola da mão do adversário, com a mão aberta, não importa de que lado e bloquear o caminho do adversário com o corpo. duas mãos, assim como bater com o punho na bola que o mesmo tem nas mãos. Somente o goleiro pode permanecer na área do gol.

O manejo de bola trabalha a recepção que é feita após um passe entre jogadores do mesmo time. Esse outro fundamento dá dinâmica ao esporte, pois faz o ataque avançar ou a defesa se desenvolver com a participação de mais de um atleta durante a partida.

Nela, Daniel Jeandupeux gerava o embrião da regra que, em 2022, completou 30 anos: desde 1992, um goleiro não pode mais pegar com as mãos uma bola passada com os pés por um companheiro de time.

Faça o maior número de passes possível sem dominar a bola e mantendo-se no mesmo lugar. Se você estiver confiante, alterne os pés direito e esquerdo na hora de bater na bola. Você pode fazer esse exercício com uma parede também. Fique em frente à parede e dê o passe na bola para que ela volte até você.

Manchete

A técnica mais utilizada no passe é a Manchete (ver imagem acima). É importante que durante a execução da Manchete que a bola seja tocada com o antebraço.