Como se deu a formação do cânon do Antigo Testamento?

Perguntado por: omoreira3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Em Alexandria no terceiro século antes de Cristo foi elaborada uma tradução do Antigo Testamento do hebraico para o grego, a Septuaginta ou LXX. A esta foram incorpo- rados livros escritos em grego, formando o cânon alexandrino.

concílio judaico de Jâmnia

Em fins do século I, o concílio judaico de Jâmnia estabeleceu o cânon estrito do Antigo Testamento, a saber, 22 [ou 24]2, excluindo os livros escritos em grego e incorporados na Septuaginta.

substantivo masculino [Antigo] Decreto, regra que diz respeito à fé, à disciplina religiosa. Conjunto dos livros que se considera de inspiração divina. Regra, modelo a ser seguido: o cânon da beleza clássica. [Gramática] Grafia atual e preferencial: cânone.

Cânone é um termo que deriva do grego “kanón”, utilizado para designar uma vara que servia de referência como unidade de medida. Na Língua Portuguesa o termo adquiriu o significado geral de regra, preceito ou norma.

Catolicismo Romano

  • Tobias.
  • Judite.
  • I Macabeus.
  • II Macabeus.
  • Sabedoria de Salomão.
  • Eclesiástico (também chamado Sabedoria de Jesus, Filho de Siraque, Sirácida, Sirácide, ou Ben Sirá).
  • Baruque (incluindo no último capítulo a epístola de Jeremias).

É considerada um guia para os judeus, com 613 mandamentos que ensinam como devem ou não agir, seja nas relações sociais, familiares, religiosas, por exemplo. A Torá conta desde a história da criação do mundo por Deus, até a chegada do povo judeu em Israel e a morte de Moisés no monte Nobe.

Legalizou o Cristianismo e as demais religiões através do Édito de Milão. Unificou a igreja cristã, de modo a acabar com as divergências doutrinais.

Por retratarem um Jesus Cristo radicalmente diferente daquele presente nos evangelhos do Novo Testamento - Mateus, Marcos, Lucas e João, estes relatos acabaram sendo excluídos pela Igreja de seu texto sagrado quando se chegou a uma versão oficial do cristianismo.

a divisão em versículos foi feita por Robert Estienne (citado, em latim, como Robert Stephanus) a partir de 1551, em Paris e Genebra. Outras propostas de divisão da Bíblia em capítulos e versículos foram feitas, mas estas duas acabaram prevalecendo. E são as que utilizamos hoje.

A palavra cânone vem do grego Kañon, que significa medida, régua, instrumento de medir. A palavra é usada para descrever vários objetos e situações, porém o cânone literário tem um significado mais objetivo, que é o de listar as obras literárias tidas como mais valiosas ou universais de acordo com alguns parâmetros.

Consideramos obra canônica como sendo aquela que está inserida em uma determinada tradição cultural, tipicamente ocidental. Mesmo quando a obra contesta essa tradição, ela rompe com o passado recente e recupera o passado remoto de tal forma que a retomada da tradição está sempre em pauta.

Cânones é um conjunto de regras , de modelos , de normas, com uma força de leis, seja na construção de monumentos, como o Parthenom por exemplo ,imagens tridimensionais,pinturas como as religiosas e a com tipos humanos ideais como na arte grega .

A história da Canon começa em 1933 com a inauguração do Laboratório de Instrumentos de Precisão Ópticos, em Tóquio, no Japão. O laboratório foi criado pelos jovens Goro Yoshida e Saburo Ushida que, apaixonados por fotografia, decidiram abrir um negócio de fabricação e manutenção de câmeras fotográficas.

O cânone literário é, assim, o corpo de obras (e seus autores) social e institucionalmente consideradas “grandes”, “geniais”, perenes, comunicando valores humanos essenciais, por isso dignas de serem estudadas e transmitidas de geração em geração.

Bíblia para católicos
A principal diferença entre a Bíblia católica e a protestante é o número de livros considerados canônicos, de acordo com o padre e o reverendo. A católica tem uma quantidade maior: são 46 livros no Antigo Testamento, enquanto a protestante tem 39.

200 que o Livro de Enoque tinha sido rejeitado pelos judeus porque continha profecias que pertencem a Cristo. Existem várias referências possíveis no Novo Testamento ao Primeiro livro de Enoque, entretanto, nenhuma referência é tão evidente como na Epístola de Judas (v.

a Bíblia Sagrada

Como acontece em todas as pesquisas, e sem nenhuma surpresa, a Bíblia Sagrada figura no topo de todos os rankings, sendo o livro mais lido do mundo e também o mais lido do Brasil.