Como se detecta câncer de laringe?

Perguntado por: ldomingues . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

GARGANTA

  • Mudanças na voz (“como se tivesse uma batata na garganta”)
  • Dificuldade para engolir ou sensação de que alguma coisa está presa na garganta.
  • Irritação da garganta que não passa.
  • Dor de ouvido.
  • Caroço no pescoço.
  • Tosse.
  • Dificuldade para respirar.
  • Perda de peso inexplicável.

Exame clínico
Esse é o exame mais simples e que pode ser feito pelo médico dentro do consultório. O especialista irá avaliar fisicamente o paciente, caso ele perceba por exemplo um caroço no pescoço, na boca ou nas bochechas.

Os tumores de laringe, assim como a maioria dos demais tumores do corpo humano, respondem melhor ao tratamento se realizado em estágios iniciais. Quando descoberto ainda em estágio inicial, existe até 90% de chance de obter a cura; já em fase intermediária, as chances são de 60%.

Quais são os principais sintomas do câncer de garganta?

  • Dificuldade para engolir;
  • Sensação de que há algo na garganta;
  • Irritação constante na garganta;
  • Caroço no pescoço;
  • Alteração na voz ou rouquidão;
  • Perda de peso sem razão nem dieta;
  • Tosse;
  • Dificuldade para respirar.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de laringe e hipofaringe: Tabagismo e alcoolismo. O tabagismo é o fator de risco mais importante para o câncer de cabeça e pescoço, incluindo o câncer de laringe e hipofaringe.

Fumo: é fator de risco para o câncer de faringe, principalmente da orofaringe e da hipofaringe. Álcool: sozinho, o consumo de bebidas alcoólicas já é um fator de risco importante. Combinado com o fumo, o risco se multiplica. Essa combinação aumenta bastante o risco para vários tipos de câncer.

O câncer de laringe acomete principalmente homens, na sétima década de vida, e é o terceiro tumor mais prevalente na região da cabeça e pescoço, excluindo os tumores de pele não melanoma. Seus principais fatores etiológicos são o tabagismo e o etilismo.

Sabe aquela sensação de alguma coisa trancada na garganta quando engole? Essa sensação de que parece que engolimos um comprimido que não desceu é chamada de globus faríngeo. Existem diversas causas para ela. A mais comum é por doença do refluxo.

O câncer de garganta, também conhecido como orofaríngeo, desenvolve-se na parte da garganta que fica logo atrás da boca, que os médicos chamam de orofaringe. Ela inclui a base da língua (a parte posterior da língua), o palato mole, as amígdalas, os pilares, as paredes laterais e posterior da garganta.

A biópsia é a forma mais precisa de diagnosticar o câncer e é frequentemente realizada após outros exames de imagem indicarem a presença do tumor. É importante lembrar que nem todos os exames são recomendados para todas as pessoas.

Nem sempre é possível prevenir o surgimento de um tumor, mas você pode reduzir as chances de vir a ter um câncer de laringe adotando hábitos de vida saudáveis, como evitar o tabaco e bebidas alcoólicas, além de ter uma dieta variada e rica em nutrientes, exercitar-se regularmente e reduzir o estresse.

Como prevenir o câncer de laringe?

  1. Evitar bebidas alcóolicas;
  2. Evitar falar muito alto e sem pausas;
  3. Não aderir ao tabagismo, além de evitar o tabagismo passivo;
  4. Manter o peso corporal adequado.

O pigarro pode ser um dos sintomas iniciais de câncer de laringe, que pode ser acompanhado de outros sinais, como dor de garganta, alterações na voz e disfagia.

1 – Estresse e ansiedade Reações emocionais como estresse e ansiedade podem causar sintomas como sensação de bolo na garganta, enjoo e vômitos, sensação de aperto no peito, tensão muscular ou tremores, por exemplo.

O exame é realizado sob anestesia tópica e sedação leve (quando necessário) com um aparelho flexível, que é introduzido preferencialmente pelo nariz, sendo examinadas, gravadas e fotografadas as estruturas de transição da rinofaringe, orofaringe e laringe. É feito um estudo da mobilidade das cordas vocais.

Os sintomas de HPV na boca se caracterizam pelo surgimento de lesões brancas ou avermelhadas que podem ser semelhantes a uma afta. As lesões podem aparecer nos lábios ou na parte externa da boca. Há casos que são assintomáticos, sendo necessário o uso de lupas de aumento para investigar.

Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal.

O antígeno carcinoembrionário (CEA) pode contribuir no diagnóstico de diversos tipos de câncer, como câncer de intestino, pâncreas, pulmão, fígado, tireoide, entre outros. O valor de referência normal é de até 3 ng/mL em pessoas não fumantes e de até 5 ng/mL em pessoas fumantes.