Como se despedir de um cão?

Perguntado por: ealvim . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 8 votos

Eu sei que você também queria lutar, mas quero te dizer que eu ficarei bem aqui. Você veio para dar sentido à minha vida e me mostrar que o amor existe e que deve todos os dias ser cultivado (por lambidas e pulos de preferência). A dor da perda de um cachorro é profunda.

Além da agitação que resulta na distruição de móveis e papéis espalhados pela casa, o animal pode reagir ao "tchau" de outra forma. Quando o dono se despede e o cachorro entende que vai ficar sozinho, ele fica no pé da porta o tempo inteiro chorando, latindo e até uivando porque não quer ficar sozinho.

Quando um Animal de Estimação Morre
Os animais de estimação dão estrutura e sentido à nossa vida, diminuem os nossos sentimentos de ansiedade, stresse e solidão e aumentam o nosso bem-estar. Por isso, para além da dor de os perdermos, também nos podemos sentir perdidos, sobrecarregados de emoções difíceis de gerir.

A dor de perder o seu pet pode ser muito difícil e cada um supera essa perda em seu próprio tempo. O luto é extremamente normal e tudo bem se você e sua família sofrerem a partida. Caso tenha filhos, explique a perda do pet para as crianças de forma que eles compreendam que a morte é parte da vida.

Alguns pais se questionam se os cães sentem a morte de uma pessoa ou de outro pet. A verdade é que esse não é um sentimento particular dos humanos, dado que eles também sofrem com a perda de alguém muito querido. Isso mesmo, os cachorros sofrem luto!

Para alguns espíritas, os cães também estão em evolução, e assim que morrem, reencarnam como nós. Também dizem que, quando compartilham uma conexão muito verdadeira com seus donos, é possível que voltem novamente para eles, no corpo de um cãozinho recém-nascido.

Bem, sem mais rodeios então, a reposta para essa pergunta é: por toda vida! As associações que são realizadas em seu cérebro e que estão relacionadas com o que essa pessoa o fez sentir, com seus gestos e movimentos, com seu olhar, sua voz e seu cheiro, é uma lembrança que sempre permanecerá em seu animal de estimação.

Esse direito não se aplica para as compras realizadas dentro do estabelecimento comercial, a devolução nesse caso só pode ser requerida se houver defeito que não seja sanado no prazo de 30 dias. A lei estabelece que o ressarcimento dos valores pagos terá de ser devolvidos de imediato e de forma atualizada.

A melhor maneira de retomar a amizade dos animais é abusar do reforço positivo. Associar a presença do outro com algo muito positivo (como um petisco extremamente saboroso) tem sido a principal aposta de treinadores profissionais e de veterinários especialistas em comportamento.

Às vezes, a missão desses cães é considerada anjos com um significado especial para a nossa vida. Eles são protetores de energia que absorvem vibrações que não estão em equilíbrio e, através de nossos mimos, é como os ajudamos a se livrar do mal que absorvem.

Os cães são animais cursoriais, ou seja, eles têm a corrida como principal forma de defesa. Ao ser abraçado ele é imobilizado e "perde" esta defesa, o que o faz se sentir ansioso e desconfortável.

O ideal é não dar “tchau” ao sair e nem fazer festa ao chegar. Ao se despedir e fazer festa ao chegar, você mostra que é muito mais legal estar com você do que ficar sozinho. Assim, ele passará o dia todo ansioso pela sua chegada.

Um luto menos aceito socialmente
“Nem todo mundo tem um animal de estimação e isso dificulta que as pessoas tenham empatia em relação a esses casos, e também porque se subestima o vínculo emocional que a pessoa pode ter com o animal”, acrescenta Sánchez. A veterinária Mercedes González tem a mesma visão.

Estudiosos acreditam que os cachorros usam de seu instinto natural para se esconder e fugir quando pressentem a morte. Apesar de domesticados, esse ato é um dos resquícios do lado mais selvagem do animal.

Geralmente, um processo de luto dura de três meses a um ano, podendo se estender por mais tempo.

O Fantástico acompanhou a psicografia, o momento em que os donos dos animais ficam aguardando notícias dos bichinhos que morreram. A Sandra e outras duas médiuns dizem receber mensagens dos animais que já se foram. As notícias seriam ditadas pelos espíritos que cuidam desses bichinhos no plano espiritual.

Comportamentos assustados e isolados. Um cachorro triste costuma apresentar sintomas contraditórios e difíceis de entender. Ou seja, um sintoma muito comum é quando seu cachorro mostra atitudes assustadas, como ficar se escondendo embaixo da cama, atrás de um sofá ou até responder com muito nervosismo as suas ações.