Como se desligar de um ex?

Perguntado por: dtaveira7 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Tentar coisas novas e forçar-se a situações diferentes vai ajudá-lo a se lembrar de quem você era antes do relacionamento e transformá-lo em uma pessoa melhor. Além disso, essas atividades o tiram de casa e ocupam a sua mente, ajudando-o, assim, a seguir adiante e recomeçar a sua vida sem ela.

Dicas para esquecer e superar

  1. Fuja do clico vicioso. ...
  2. Cuide de você ...
  3. Trabalhe sua autoestima. ...
  4. Aposte na ocitocina e dopamina. ...
  5. Perdoe e encerre a história. ...
  6. Dê tempo ao tempo. ...
  7. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Você o quer de volta: algumas vezes se pensa demais no ex porque ainda há a esperança de retomar o namoro e há pessoas que mesmo sabendo que o relacionamento não daria em nada, ainda tinham a sensação de querer o parceiro de volta.

Nas próximas frases, compartilhamos nossas dicas.

  1. Dê um passo atrás. Pode parecer uma contradição. ...
  2. Defina o problema. É difícil avançar se você não entende por que está preso. ...
  3. Encontre o porquê ...
  4. Desprenda-se do que não funciona. ...
  5. Levante todas as opções possíveis. ...
  6. Frases que vão te ajudar a seguir em frente.

A resposta é: sim, é normal pensarmos nele (simplesmente porque partilhámos muitos momentos). O que devemos avaliar é quais as consequências que esse pensamento pode ter na nossa vida. A dor emocional e por que não consigo parar de pensar no meu ex.

Confira as três principais dicas da ciência para fazer o cérebro parar de gostar de alguém:

  1. Não alimente um fantasma. Recuperar-se de um término é tão difícil quanto superar um vício. ...
  2. Tenha pensamentos negativos sobre a pessoa. ...
  3. Distraia-se com frequência.

Não conseguir esquecer uma pessoa, segundo espiritismo, pode ocorrer devido a um apego emocional que criou cordões energéticos difíceis de serem rompidos. Dependendo do motivo do término da relação, essa prisão energética fica ainda mais forte, como é o caso da rejeição.

Seja honesto.

  1. Se a pessoa fizer a pergunta de cara, diga “Eu preciso de um tempo para pensar no nosso relacionamento”. Prepare-se para explicar as suas intenções de forma clara. ...
  2. Não trate a situação como um jogo ou uma brincadeira. Você tem que pensar sério no relacionamento, não tentar chamar atenção.

Para cada pessoa pode durar um tempo, mas, sem manipulação de energia, terapias e conscientização, o término pode durar até metade do tempo que durou a relação, ou seja, em uma relação que durou um ano, o tempo para superá-la pode chegar a seis meses.

Fale pessoalmente
Gente, na boa, nada de mandar carta, WhatsApp, mensagem de texto ou pelo Facebook, falar pessoalmente é a melhor opção. Olhar nos olhos da pessoa e dar a entonação certa às palavras é fundamental. Essa de terminar à distância só é válido quando o outro mora longe ou pode lhe oferecer perigo.

Quem termina sente falta também. A diferença é que em alguns casos essa falta pode surgir um pouco mais tarde do que da outra parte da relação. Quem é deixado, quase sempre não espera por essa atitude e acaba sendo um choque muito grande. O sofrimento é inevitável quando um relacionamento acaba.

Se ele frequentemente faz referências ao passado e parece nostálgico ou sentimental, pode ser um indício de que ainda há sentimentos presentes. Reações emocionais: observe as reações emocionais de seu ex quando está perto de você ou quando assuntos relacionados a você são mencionados.

Por um, um bom e simples motivo para não voltar com o ex é ter em mente que existe no mundo muita gente interessante e que realmente combina com você. Estar aberta a novas e diferentes possibilidades é fundamental para não ficar presa ao passado ou repetir erros que comprometem a autoestima e a felicidade.

Quando uma pessoa não sai da sua cabeça, isso pode significar amor ou ódio! Ou seja, você pode estar gostando muito dessa pessoa a cada dia mais, ou pode estar com muitas mágoas ou rancores dela.

Porque há lembranças inoxidáveis, histórias e vivências que foram escritas por meio da paixão e daquela magia que deixa marcas indeléveis na memória. Desse modo, independentemente de querermos ou não, é impossível apagar os amores do passado porque eles também nos ajudaram a ser quem somos agora.

  1. Evite encontros. Por mais que a saudade bata forte, o melhor a se fazer é evitar encontros que possam causar recaídas ou sentimentos ruins. ...
  2. Respeite o luto. Toda separação precisa ser elaborada. ...
  3. Conte com o apoio dos amigos. ...
  4. Faça atividades inspiradoras. ...
  5. Não procure informações sobre ele. ...
  6. Não faça comparações. ...
  7. A fila anda.

Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a evoluir depois de um término:

  1. Fale sobre o que está sentindo com os seus amigos ou familiares. É importante desabafar e tirar esses sentimentos do peito para que possa começar a lidar com eles.
  2. Faça coisas que te façam feliz. ...
  3. Não force as coisas. ...
  4. Aprenda com a experiência.

Independentemente do motivo, a decisão de voltar com um ex é uma questão complexa que requer reflexão cuidadosa. É preciso avaliar os motivos por trás da vontade de voltar, refletir sobre os motivos da separação e avaliar se ambos mudaram o suficiente para tornar o relacionamento possível novamente.

Então, uma das razões pelas quais não conseguimos parar de pensar no nosso ex é devido ao circuito de recompensa de dopamina do cérebro. Quando estamos com nosso parceiro e tudo está indo bem, os níveis desse neurotransmissor ficam estáveis. Nos sentimos satisfeitos, vivenciamos segurança, prazer e bem-estar.