Como se desenvolveu a escrita egípcia?

Perguntado por: afurtado . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

A escrita egípcia (medu netjer ou sech) é uma das primeiras da Antiguidade. A sua invenção data cerca de 3000 a. C., do período anterior ao estabelecimento das dinastias faraónicas, e é resultado da fusão de vários elementos. Estendeu-se até ao início da era Cristã, altura em que foi substituída pelo alfabeto grego.

O papiro foi uma planta de grande importância para os egípcios, uma vez que era abundante em seu território. A planta era utilizada tanto para a confecção de cordas como para a construção de barcos. Também com ela os egípcios desenvolveram seu suporte para a escrita.

A escrita egípcia foi também deveras importante graças aos escribas, pois permitiu a divulgação de ideias, comunicação e controle de impostos. Existiam duas formas de escrita: a demótica (mais simples) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos).

A escrita egípcia (medu netjer ou sech) é uma das primeiras da Antiguidade. A sua invenção data cerca de 3000 a. C., do período anterior ao estabelecimento das dinastias faraónicas, e é resultado da fusão de vários elementos. Estendeu-se até ao início da era Cristã, altura em que foi substituída pelo alfabeto grego.

Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones. Nesse mesmo momento, surgem os hieróglifos no Egito.

Antigo Egito - Os Hieróglifos. Ainda de uma forma muito tímida, uma das mais antigas formas de escrita surge no Egito de 3100 a.C., dando origem aos primeiros tipos de hieróglifos.

Possivelmente, as escritas mais antigas são a escrita cuneiforme e os hieróglifos. Ambos sistemas de escrita foram criados há cerca de 5500 anos, entre sumérios e egípcios. Os hieróglifos originaram-se no Antigo Egito e a escrita cuneiforme na Mesopotâmia, (atual Iraque).

A função dos escribas era escrever hieroglífica e demótica, a escrita egípcia. Eles registravam os principais fatos da sociedade e principalmente da vida do faraó. Os escribas escreviam em um papel confeccionado de fibras da planta papiro, nas paredes das pirâmides e em placas de pedra.

egípcios

Por volta de 3000 a.C., os egípcios inventaram o papiro.

Poderemos comprar papiros de tamanho A4 a partir de LE 10 ( US$ 0,30). Para os casais, há papiros em que se pintarão os nomes em egípcio na mesma hora: esses podem custar de 15 a LE 20 ( US$ 0,60).

Resumo sobre pergaminho
Era produzido de pele de animais e tinha um processo de produção muito longo. Foi criado em Pérgamo, cidade grega na Ásia Menor, no século II a.C. Substituiu o papiro por ser considerado mais resistente e mais duradouro.

O termo hieróglifo tem origem grega e expressa o mesmo significado, isto é, “inscrição sagrada”, dos radicais: hieros, sagrado, e glyphein, gravar. O hieróglifo, portanto, era considerado o tipo de símbolo mediador entre a mente divina criadora e o mundo criado.

As pirâmides do Egito são estruturas faraônicas e suntuosas construídas na antiguidade para abrigar o corpo e os bens dos faraós. As pirâmides serviam também para demonstrar o poder que os faraós tinham sobre o Egito, uma vez que eram os próprios representantes dos deuses na terra.

Egito Alfabeto
Aqui estão os 26 hieróglifos do chamado "alfabeto" egípcio, dispostas na ordem convencionada...

A escrita cuneiforme é uma forma de escrita pictográfica (representação por desenhos), que caracteriza o tipo de escrita feita com objetos em formato de cunha, por isso ser assim chamada. Era representada por cerca de 2000 símbolos, escritos da direita para a esquerda.