Como se desculpar para o cliente?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 23 de maio de 2023
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Estou escrevendo para você para lhe pedir desculpas em nome da [nome da empresa] pelo [detalhar a situação]. Entendemos que essa situação possa ter lhe causado [detalhar o impacto do erro] e estamos vendo essa situação como uma forma de aprender e evitar que esse erro ocorra novamente.

Um pedido de desculpas efetivo deve: ter expressões de arrependimento, explicar o que deu errado, reconhecer a responsabilidade, declarar o arrependimento, oferecer uma solução e pedir perdão.

5 frases prontas para acalmar clientes insatisfeitos
Peço desculpas pelo inconveniente. Já priorizei seu caso junto à área responsável e me comprometo a acompanhar a resolução. Sinto muito pelo problema, não é algo que acontece com frequência e estamos trabalhando para resolver o mais rápido possível. O Sr.

5 formas de pedir desculpas, mesmo sendo uma pessoa orgulhosa

  1. Use sinônimos para a palavra “desculpa” ...
  2. Ofereça um “presente” como pedido de desculpas. ...
  3. Escreva um bilhete falando sobre o que sente. ...
  4. Admita a sua dificuldade em pedir perdão. ...
  5. Corrija seu erro com uma solução.

Se o sujeito enunciador pretender pedir desculpa por um ato que praticou, deverá escrever ou dizer «Peço imensa desculpa»; contudo, se tiver praticado mais de um ato desagradável, deverá expressar-se: «Peço imensas desculpas». A diferença está em decidir se ele quer utilizar o singular ou o plural, mediante o contexto.

Explique o que aconteceu para cometer o erro. Não minta nem omita informações, tenha uma conversa sincera. Assim, você mostra maturidade e comprometimento, características muito valorizadas no mundo corporativo. Existem falhas graves e irreversíveis.

Enfrentando o nervosismo

  1. Escuta. A primeira coisa a se fazer é escutar atentamente o que o cliente tem a dizer. ...
  2. Agilidade. Demonstre interesse em resolver o problema. ...
  3. Empatia. Coloque-se no lugar do cliente, certamente, isso o ajudará a compreender o sentimento dele e resolver o problema com mais afinco. ...
  4. Sinceridade.

O grande problema não é errar, mas ter dificuldade para absorver o golpe e aprender com ele.

  1. Aceite o que aconteceu. ...
  2. Evite ser tomado pela emoção. ...
  3. Assuma sua responsabilidade. ...
  4. Compreenda o erro em sua totalidade. ...
  5. Desenvolva um novo mindset. ...
  6. Não tenha medo. ...
  7. Escute o que os outros têm a dizer. ...
  8. Pense sempre em recomeçar.

Seja claro ao mostrar arrependimento, ou seja, deixe explícitas as sentenças “me desculpe por...”, “peço perdão por...” “eu me arrependo de...”. 2. Explique o que ocorreu de errado e detalhe como e por que cometeu a falha.

Seja clara ao pedir desculpas.

  1. “Sinto muito mesmo pelo que aconteceu há pouco.”
  2. “Queria pedir desculpas por magoar você.”
  3. “Gostaria de explicar em pessoa, mas por enquanto será apenas por mensagem. Peço perdão, de coração, por ferir seus sentimentos.”

6 dicas para te ajudar a pedir desculpas do jeito certo

  1. 1- Seja sincero e reconheça o erro. ...
  2. 2- Não minimize a dor do outro. ...
  3. 3- Não peça desculpas só para ficar bem. ...
  4. 4- Mais que falar, é preciso agir. ...
  5. 5- Sem "desculpe, mas…" ...
  6. 6- Seja realista: pedir desculpas é só o começo.

Sinônimo de desculpa

  1. Perdão: 1 indulto, indulgência, perdão, absolvição, vênia, clemência.
  2. Arrependimento: 2 contrição, arrependimento, lamentação, pesar.
  3. Justificativa: 3 justificativa, escusa, justificação, motivo, razão.
  4. Falsos motivos: 4 pretexto, evasiva, rodeios, subterfúgio.

Pedir desculpas é o mínimo que devemos fazer quando percebemos nossos enganos e temos a intenção de reconhecer falhas cometidas. Faz parte do ser humano e é um dos hábitos mais comuns e automáticos que temos.

Em casos de demora, a saída pode ser substituir “desculpe o atraso” por “obrigado pela paciência [em me esperar]”.

5 passos para pedir desculpas de modo eficaz

  1. Ouça o que o outro tem a dizer. ...
  2. Admita seu erro. ...
  3. Demonstre arrependimento. ...
  4. Faça o que for possível para reparar seu erro. ...
  5. Prometa que o ocorrido não vai se repetir.