Como se descongela?

Perguntado por: etrindade . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Há duas maneiras seguras para se descongelar alimentos: na geladeira ou no micro-ondas. “Se você não vai usar os alimentos imediatamente, pode simplesmente passar do freezer para a geladeira e deixá-los descongelando”, diz Uelinton.

Isso porque, em temperatura ambiente, há mais chance de proliferação de micro-organismos prejudiciais à saúde. Esse é o método mais seguro que existe para o descongelamento de alimentos.

O descongelamento ideal para as carnes é feito de forma lenta, colocando as porções no refrigerador, durante 24 horas antes do consumo. Desta forma, os nutrientes do alimento são preservados. É importante não retirar a carne da embalagem em que foi congelada e nem mergulhá-la na água para acelerar o processo.

Não descongele a carne sobre a pia e jamais com água quente, porque isso gera as condições perfeitas para a proliferação de bactérias e outros micro-organismos nocivos à saúde. Para evitar a contaminação, descongele na geladeira (entre 2 ºC e 10 ºC). O processo costuma demorar umas 12 horas.

Os bifes podem ser descongelados em menos de 10 minutos, sem comprometer a sua qualidade (ao contrário do que se pensava) e com muito pouco esforço. Só é preciso água quente, segundo um estudo publicado no Journal of Food Science.

Passo a passo

  1. Coloque a carne em um saco plástico hermético com zíper. Remova o ar e feche o saco;
  2. Adicione a carne em uma tigela e cubra-a por completo com água fria;
  3. Troque a água a cada meia hora até que a carne esteja descongelada.

- Segundo a Anvisa, o descongelamento de alimentos deve ser feito em refrigeração, com temperatura inferior a 5 graus. Ou seja, uma das opções mais seguras para descongelar carnes é na geladeira, por isso se organize no dia anterior ao preparo para colocar para descongelar a porção desejada na geladeira.

Como descongelar corretamente:

  • Retire o alimento do freezer com 24h de antecedência e coloque-o na geladeira;
  • Pratos prontos podem ser descongelados diretamente no forno ou microondas;
  • Alimentos que serão fritos podem ir direto à fritadeira;
  • Molhos podem ser descongelados diretamente em fogo baixo.

Se você congelou o alimento, esperou ele resfriar e em seguida já quer colocar novamente no microondas, isso é algo que não recomendamos. Pois, o alimento acaba perdendo os seus nutrientes nesse processo.

É importante destacar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não recomenda o uso de água quente para acelerar o processo de descongelamento, pois isso pode facilitar a proliferação de bactérias e outros microorganismos, colocando sua saúde em risco.

Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Isso acontece porque a água não é eficiente na remoção de bactérias. Pelo contrário, ela ajuda na proliferação desses causadores de doenças.

Como descongelar o frango com rapidez e segurança

  1. Coloque os pedaços a serem descongelados em um saco plástico, feche e mantenha o saco submerso em uma tigela com água fria ou em temperatura ambiente.
  2. Não use água quente para não correr o risco de esquentar a carne e favorecer o desenvolvimento de bactérias.

Para descongelar a geladeira rápido, use um borrifador com água. Uma boa dica de como descongelar geladeira rápido é usando um borrifador com água. Muitos já usam essa estratégia para tirar o gelo da forma, mas não sabem que podem fazer o mesmo para descongelar geladeira.

- Nunca descongele carnes em temperatura ambiente ou no sol! Pode comprometer muito a segurança do alimento e aumentar a proliferação de bactérias. Descongelar carnes de maneira correta pode te salvar de alguns problemas, como: doenças transmitidas por alimentos, evitar contaminação e uma dor de barriga indesejada.

Truques para descongelar geladeira
Assim, com as portas abertas, colocar um ventilador ligado na frente da geladeira ajuda o degelo a agir mais rápido. Em um recipiente , você pode colocar água quente ou morna e borrifar nas partes mais congeladas. Claro, sem excessos!

Coloque a carne em um recipiente fundo
Para começar, você deve tirar a carne da embalagem plástica e transferi-la para um recipiente fundo (de vidro ou cerâmica, preferencialmente). Assim, é possível conservar a água e o sangue que soltam durante o aquecimento, sem correr o risco de sujar o micro-ondas.

Quanto ao microondas, o professor Stathopoulos afirma com segurança que não é a melhor forma de descongelar. As baixas temperaturas inibem o crescimento de agentes de doenças infecciosas, incluindo E.