Como se definir quem sou eu?

Perguntado por: aourique . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

Ao responder ao “quem sou eu” fale sobre seu lado pessoal, como idade, onde e com quem mora, o que você gosta de fazer nos seus momentos lazer e também seus planos para o futuro. Fale sobre grandes projetos cursos ou certificações quer fazer no futuro, e que tipo de empresa quer trabalhar.

Nessa aula os estudantes irão efletir sobre quem são por meio da identificação das características que possui que os diferenciam das outras pessoas. Oportunizar que os estudantes reflitam sobre quem são e desenvolvam o autoconhecimento. Estimular competências relacionadas à criatividade e ao planejamento.

8 dicas para se conhecer melhor

  1. Identifique suas emoções. ...
  2. Comece a observar e refletir sobre você ...
  3. Faça um diário de emoções. ...
  4. Se questione antes de agir. ...
  5. Peça feedback para as pessoas. ...
  6. Não julgue a si mesmo. ...
  7. Procure ajuda.

O choro pode ser entendido como uma solicitaçao de ajuda e aproximaçao com o terapeuta ou uma maneira de manter distância do terapeuta e evitar falar de assuntos mais difíceis.

Durante as sessões com o psicólogo, os pacientes são convidados a falar sobre os problemas que causam sofrimento em sua vida, como instabilidade financeira, conflitos familiares, baixa autoestima, insatisfação profissional, problemas conjugais e dilemas pessoais.

Sobre mim: o que escrever?

  1. Conheça mais sobre a oportunidade e perfil da empresa. ...
  2. Inicie compartilhando qual é a sua formação. ...
  3. Valorize as suas habilidades socioemocionais. ...
  4. Inclua outras características pertinentes com a oportunidade.

“Como falar sobre mim de forma criativa na entrevista de emprego”: 4 dicas fundamentais

  1. 1 – Destaque seus pontos fortes na sua descrição. ...
  2. 2 – Conte histórias interessantes da sua vida. ...
  3. 3 – Fale como pessoas queridas te descreveriam. ...
  4. 4 – Ligue habilidades com suas características pessoais.

Se você possui uma atitude extrovertida valorizando os relacionamentos interpessoais e o mundo exterior, procure mencionar isso de uma forma positiva. Deixe o entrevistador saber mais detalhes sobre a sua atitude principal e como ela pode ser útil no cargo em questão.

Uma forma de responder a esta pergunta é dizer que se vê trabalhando desenvolvendo projetos em determinadas áreas relevantes para o cargo. Fale mais nas funções que se vê desempenhando no futuro do que em cargos que quer ocupar. “Possuo grande interesse em descobrir quais são os desafios que os novos projetos trazem.

Para falar sobre você de forma apropriada, procure se concentrar em pontos que podem interessar ao entrevistador. Busque apenas compartilhar informações que sejam relevantes à vaga e evite exagerar nos exemplos. Evite ficar divagando sobre sua vida pessoal, a não ser que isso seja solicitado.

PROJETO: QUEM SOU EU? Justificativa: Trabalhar a identidade das crianças é uma das formas mais seguras de favorecer o conhecimento e a convivência entre elas. Ajudando-as a perceberem que também atuam no mundo em que vivem.

O projeto de vida é o caminho que uma pessoa pode traçar para reconhecer os seus interesses, os seus limites, os sonhos e os potenciais e, a partir de um planejamento e da orientação dos mais experientes, definir metas e estratégias para conseguir alcançar o que quer para o seu futuro.

7 técnicas para desenvolver o autoconhecimento

  1. 1 – Ter tempo para si mesmo. ...
  2. 2 – Buscar profissionais qualificados. ...
  3. 3 – Procurar novas vivências e experiências. ...
  4. 4 – Se questionar. ...
  5. 5 – Ser gentil consigo mesmo. ...
  6. 6 – Fazer exercícios de reflexão sobre a sua trajetória. ...
  7. 7 – Entender que esse é um processo contínuo.

Podemos citar aqui diversos tipos de autoconhecimento, mas os que mais precisam ser trabalhados na sociedade atual são: o autoconhecimento pessoal e o profissional.

O conceito autoconhecimento, segundo psicólogos, diz respeito ao conhecimento que um indivíduo possui sobre si mesmo. Aquele que se conhece sabe apontar quais são seus atributos positivos e negativos, aspirações, hábitos, padrões de comportamento, crenças, preferências e gostos.

As reflexões também podem ser feitas em qualquer lugar. Basta você começar a analisar as ramificações de um aspecto específico de sua vida. Por exemplo, se você tem sentido uma desagradável sensação de vazio, comece a se questionar o porquê desse sentimento.

Então sim, você pode abraçar o seu Psicólogo se tanto você quanto ele estiverem confortáveis para isso.