Como se define o crescimento demográfico?

Perguntado por: rsiqueira . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Crescimento populacional ou demográfico: é a taxa de crescimento populacional calculada a partir da soma entre o crescimento natural e o crescimento migratório. Migração pendular: aquela realizada diariamente no cotidiano da população.

O crescimento demográfico é o crescimento populacional no mundo. É caracterizado como o aumento do número de habitantes no planeta. Esse fenômeno é consequência do crescimento vegetativo, obtido através do saldo entre as taxas de natalidade (nascimentos) e de mortalidade (mortes).

A população em um determinado território é estudada a partir de dois tipos de crescimento, o crescimento absoluto e o crescimento vegetativo.

A transição demográfica, conforme o agrupamento das características que permeiam o crescimento natural de uma população, é dividida em quatro fases. As quatro fases são: pré-transição demográfica, aceleração demográfica, desaceleração demográfica e estabilização demográfica.

O crescimento natural ou vegetativo é fruto da diferença entre as taxas de natalidade e de mortalidade. Seu cálculo é resultante da subtração entre os índices de natalidade e mortalidade de uma população. O resultado do seu indicador implica um valor positivo ou negativo de aumento da população.

A demografia é o ramo da geografia que se dedica ao estudo das populações e a relação delas com a sociedade. Por meio dos conceitos demográficos é possível entender a economia, a política, a cultura e até mesmo o desenvolvimento de uma nação.

Conceitos demográficos são os referenciais utilizados no campo da demografia para o estudo e análise das dinâmicas populacionais. Eles são importantes porque nos auxiliam a caracterizar uma determinada população e compreender como ela evolui e a forma como esse conjunto de indivíduos se relaciona com o espaço.

Isso inclui número de habitantes, comportamentos das pessoas, movimentações – como fluxos migratórios -, aumento ou decréscimo no número de moradores, além de recortes sociais como gênero, faixa etária, raça, etnia e assim por diante.

População relativa ou densidade demográfica: distribuição da população sobre o espaço. É calculada com base na divisão da população total pela área do local considerado. Crescimento populacional: aumento do número total de indivíduos em uma população em um determinado intervalo de tempo.

Crescimento Vegetativo ou Natural – É a diferença entre as taxas de natalidade e mortalidade de um pais. Crescimento Demográfico ou Populacional – Corresponde ao crescimento vegetativo e a taxa de migração (diferença entre a entrada e a saída de pessoas da área considerada).

Os conceitos demográficos, como crescimento populacional, densidade demográfica, migrações e outros, são importantes para a compreensão da lógica das populações. A Demografia é o estudo das populações e suas dinâmicas.

A população do país chegou a 203,1 milhões em 2022, com aumento de 6,5% frente ao censo demográfico anterior, realizado em 2010. Isso representa um acréscimo de 12,3 milhões de pessoas no período. De 2010 a 2022, a taxa de crescimento anual da população do país foi de 0,52%.

Trabalhar o crescimento demográfico é um momento importante para refletir acerca não só da dinâmica populacional, mas da relação entre o aumento do número de habitantes e o nível de desenvolvimento de um dado território.

Diversos são os fatores que podem levar ao crescimento da população, como melhorias no sistema de saúde que aumentam a expectativa de vida ao nascer, aumento da fertilidade, redução da mortalidade infantil, urbanização e desenvolvimento econômico — estes ligados aos salários e acesso a melhores condições de vida.

O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.

Segundo o estudo, embora o aumento da população global contribua para a degradação ambiental, incluindo as mudanças climáticas, é o aumento de renda per capita que mais impulsiona o aumento da produção e do consumo e das emissões de gases de efeito estufa.

A população brasileira atual é de 190.732.694 habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população brasileira deverá atingir 228 milhões de habitantes.

Qual a sua densidade demográfica? Resolução: Para realizar essa operação, basta dividir matematicamente a população absoluta (100.000 habitantes) pela área ocupada por essa população (100 quilômetros quadrados). Assim, teremos um total de 1.000 habitantes por quilômetro quadrado, ou 1.000 hab/km².