Como se defender de uma ofensa?

Perguntado por: iourique7 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Como reagir à agressão verbal?

  1. Chumbo trocado, não! Ao ser verbalmente agredido, jamais reaja da mesma maneira, não revide ou “dê o troco” de forma igualmente agressiva. ...
  2. Conte até dez. E se precisar, conte até 100. ...
  3. Valorize ideias e opiniões. ...
  4. Evidencie a agressão verbal. ...
  5. Busque um lugar tranquilo e dê espaço.

Por exemplo, se lhe disserem que você é repugnante, responda sarcasticamente: "Olha só quem está falando!". Finja que está com pressa e diga, "Não tenho tempo para isso". Ou, melhor ainda, fale algo como, "Não tenho tempo para comentários infantis como o seu", e continue andando. Assim, o agressor ficará sem ação.

Mateus 18:6—“Qualquer Que Escandalizar Um Destes Pequeninos”
Hinckley disse: “Peço-vos encarecidamente que abandonem [tais práticas], que se afastem delas, que busquem ajuda, que implorem perdão ao Senhor e reparem o que fizeram. Deus não será escarnecido em razão dos abusos a Seus pequeninos”.

É necessário ser forte e perdoar a si próprio ao errar; sentir-se mal com as ações que realizou ajuda as pessoas a examinarem e descobrirem problemas com seus comportamentos. Ainda assim, você pode fazer essa análise sem ser humilhado; após alguma ação, pergunte a si mesma se a repetiria novamente.

Numa palavra: Uma pessoa com esta necessidade tem um complexo de inferioridade. Se precisa humilhar o outro é porque teme e também admira esse outro. Como admira e, no fundo, valoriza essa pessoa e como é insegura tenta humilhar e inferiorizar o outro para não haver competição.

O maior dentre vós será vosso servo./ E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado./ Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando", diz a escritura.

Confere com a gente!

  1. Observe e analise seu próprio comportamento. ...
  2. Domine suas emoções. ...
  3. Aprenda a trabalhar as emoções negativas. ...
  4. Aumente a sua autoconfiança. ...
  5. Aprenda a lidar com a pressão. ...
  6. Não tenha medo de se expressar. ...
  7. Desenvolva o sentimento de empatia.

Essas recomendações podem ajudar alguém que se ofende tudo:

  1. Ninguém o ofendeu, o outro simplesmente tem ideias diferentes das suas. ...
  2. Permitir que as pessoas sejam do jeito que são. ...
  3. Nenhum comentário casual vai mudar a sua vida. ...
  4. Aprenda a rir de si mesmo.

Reaja bem. Pode ser um desafio manter a calma e a elegância frente a um comentário desagradável. No entanto, tente não rebater com grosseria: afaste-se da pessoa que te feriu, ignorando-a. Dessa forma, você não cultiva sentimentos de culpa por ter sido tão rude quanto ela.

Tente ser educado com as pessoas que não consegue evitar.

  1. Resista à tentação de ser grosseiro com as pessoas de quem não gosta.
  2. Passe uma imagem forte e confiante. ...
  3. Não deixe que as pessoas o coloquem para baixo com a negatividade delas. ...
  4. Diga algo gentil sempre que sentir vontade de ser maldoso.

Na verdade, quem provoca os outros normalmente acredita que não está causando tanta mágoa. Caso a pessoa em questão seja um amigo ou alguém que sabe que não quer magoá-lo, simplesmente ria. As provocações podem ser um meio de demonstrar afeto X Fonte de pesquisa e nem sempre devem ser levadas a sério.

Como controlar a raiva e o temperamento explosivo?

  1. Autoconhecimento e autoavaliação para reconhecer a raiva. O autoconhecimento é essencial para entender de onde vem tanta raiva. ...
  2. Respiração. ...
  3. Movimento. ...
  4. Autocontrole. ...
  5. Tempo. ...
  6. Perspectiva e reflexões. ...
  7. Expressão da frustração. ...
  8. Ajuda profissional.

Explique sua reação
Explicar como você se sente gera sempre uma resposta mais positiva. Você pode dizer algo como “Sei que não era essa a sua intenção, mas o que você disse me deixou mal” ou “Eu não sei entendi bem o que você disse”. Não se trata de “evitar” o problema, diz Czopp.

Dicas

  1. Para melhorar, mantenha a voz calma, a postura ereta e olhar direto.
  2. Seja sincero e honesto. Se você mentir, será descoberto e, consequentemente, ridicularizado.
  3. Tenha paciência. Nem sempre conseguimos dar uma boa resposta imediatamente. Se não souber o que responder, fale pausadamente e devagar.

Ofensas - Injúria, Calúnia ou Difamação.

A palavra humilhação até dói dentro de nós, ninguém quer ser humilhado e qualquer humilhação que sofremos machuca muito, e deixa marcas indeléveis que parecem ser eternas dentro do nosso coração, mas, por vezes, não percebemos que as nossas atitudes humilham os outros.

Continuar lendo Como revidar uma ofensa?