Como se dança a dança do pezinho?

Perguntado por: lbittencourt . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Pezinho - uma das danças gaúchas mais singelas e simples, que encantam a quem vê. Popular na região dos Açores, adaptou-se no Rio Grande do Sul de modo a ser realizada da seguinte forma: primeiro há uma marcação de pés. Depois, duplas de dançarinos cruzam os braços e giram em redor de si mesmos.

Com traços camponeses, as danças gaúchas têm como características principais o sapateado forte e os movimentos velozes. São danças desafiadoras e contagiantes, sempre valorizando o respeito e a diversidade.

As danças ganharam tanto o gosto dos gaúchos que hoje em dia há muitos tipos de bailados tradicionais no Estado, como a Chimarrita, o Rilo, a Meia Canha, o Chote, a Rancheira, o Fandango, e as danças com sapateado, como Tirana do Lenço, Balaio, Tatu, Chula, dentre outras.

O Frevo, símbolo do Carnaval do Recife e Olinda, se caracteriza pelo ritmo acelerado e pelos movimentos herdados da capoeira.

frevo

Todo pernambucano e, até brasileiro, conhece o frevo, dança típica pernambucana. Famosa e difundida principalmente no Carnaval, ela surgiu em Pernambuco entre os séculos XIX e XX, sendo instituída primeiro como um ritmo carnavalesco.

Alguns relatos produzidos pela Companhia de Jesus (Jesuítas) que veio ao país no século XVI, que indicavam que os povos indígenas já faziam apresentações de dança. Nesse sentido, pode-se dizer que a dança indígena foi a pioneira no Brasil.

Pé de Dança reconhece sua dimensão e importância cultural, social e de formação, uma vez que, um trabalho corporal pode ser delicado e profundo, em especial, para o indivíduo em formação nos dias atuais em que espaços são perdidos diante da crescente urbanização e seus modos de vida.

Parágrafo único -São danças tradicionais gaúchas o Anu, o Balaio, a Cana Verde, o Caranguejo, o Chico Sapateado ou Chiquinho, a Chimarrita, a Chimarrita Balão, o Chote Carreirinho, o Chote de Sete Voltas, o Chote de Duas Damas, o Chote de Quatro Passi, o Chote Inglês, a Havaneira Marcada, o Maçanico, a Meia Canha ( ...

A mais típica representação do Rio Grande do Sul é o “fandango” que, posteriormente, se entremeou ao sapateado, originado nas antigas danças de par solto da romântica Espanha.

São danças folclóricas que ocorrem no Brasil:

  • frevo.
  • catira.
  • baião.
  • quadrilha.
  • samba de roda.
  • maracatu.
  • bumba meu boi.

A seguir, apresentaremos 7 dos mais populares tipos de danças típicas da região Sul do Brasil.

  1. 1 – Chula gaúcha. ...
  2. 2 – Vaneira. ...
  3. 3 – Mazurca. ...
  4. 4 – Chimarrita – Dança típica da região Sul de origem portuguesa. ...
  5. 5 – Milonga. ...
  6. 6 – Pau de Fitas – Dança das fitas. ...
  7. 7 – Dança da Balainha.

caboclinhos

A dança chamada caboclinhos é originária de povos indígenas do nordeste ainda no século XVI. Hoje se manifesta através de grupos de pessoas com vestimentas que se assemelham às dos povos originários, com penas e adereços.

Entendemos que mesmo com toda essa diversidade, a dança possui três elementos básicos estruturantes, que são: movimento corporal, espaço e tempo.

A região nordeste recebe uma grande carga de cultura africana, as danças regionais mais conhecidas e comuns desta região são: o Axé, a dança de terreiro, candomblé, xaxado, ciranda, maracatu, dança de São Gonçalo, samba de roda, bailão, pagode de Amarantes, cavalo piancó, maculelê e o famoso frevo que possui ...

Forró

Mas, com certeza o mais popular dentre os ritmos e danças típicas nordestinas é o Forró. Dizemos isso com propriedade, visto que o Forró é dançado não somente no nordeste, como no Brasil inteiro.

A dança que nasceu nas brenhas da caatinga nordestina surgiu como uma alternativa para aliviar o tédio e as agruras dos cangaceiros que fervilhavam pelas matas secas, espinhosas e poeirentas da região mais árida do país.

Região Nordeste

Com 98.311 km², Pernambuco é um dos 27 estados brasileiros. Localizado no centro leste da Região Nordeste, tem sua costa banhada pelo Oceano Atlântico.

A dança, em sentido geral, caracteriza-se pela arte de mover o corpo e assume papel fundamental nos dias de hoje, enquanto forma de expressão torna-se praticamente indispensável para vivermos presentes, críticos e participantes em sociedade.

Ela é uma prática humana de celebração e socialização, tendo seus primeiros registros datados no Egito antigo, pelo menos 2 mil anos antes de Cristo. Nesta caminhada milenar, a atividade já teve caráter religioso, ritualístico, afrodisíaco e até de guerra para algumas civilizações.