Como se dá o contraste entre luz e sombra?

Perguntado por: eduarte . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Ou seja, é uma técnica bastante complexa e avançada, com resultados bastante marcantes. O contraste é a força motriz do chiaroscuro. É a partir dele que são definidos os objetos — sem usar linhas de contorno — e o volume, por meio das sombras mais definidas.

Basicamente, a técnica luz e sombra, também chamada de sombreamento, é a junção de aspectos de contraste que transformam um desenho em uma obra tridimensional.

O contraste de luminosidade também é chamado de “contraste de brilho ou tonalidade” e pode ser indicado por uma relação de contraste (Lighting Ratio). Em um esquema de iluminação, a relação de contraste indica a diferença de intensidade entre a luz principal (Key Light) e a luz de preenchimento (Fill Light).

Contraste é a diferença de luminância ou cor que torna um objeto (ou sua representação em uma imagem ou tela) distinguível. Na percepção visual do mundo real, o contraste é determinado pela diferença na cor e no brilho do objeto e de outros objetos dentro do mesmo campo de visão.

Reações alérgicas a contraste

  • Leves (p. ex., tosse, prurido, congestão nasal)
  • Moderadas (p. ex., dispneia, sibilos, alterações ligeiras no pulso e pressão arterial)
  • Graves (p. ex., desconforto respiratório arritmias como bradicardia, convulsões, choque e parada cardiopulmonar)

Com contraste administrado via oral, retal ou intravenosa, é possível realizar um exame contrastado e por seguinte produzir imagens mais nítidas da área a ser examinada (trato digestivo e vasos sanguíneos, por exemplo). Vale lembrar que o mesmo (contraste) é expelido por meio da urina e das fezes.

As cores contrastantes são aquelas que se encontram em extremos opostos da roda: vermelho e verde, laranja e azul ou amarelo e púrpura.

Podemos considerar que a pessoa tem um baixo contraste, quando há pouca ou quase nenhuma diferença entre essas cores. Quando há alguma variação de cor que não seja tão grande, a pessoa é médio contraste. Já quando a diferença é muito grande, pessoa é alto contraste.

Nas brincadeiras envolvendo luz e sombra, as crianças podem construir conhecimentos sobre esses elementos, explorar e descobrir novas possibilidades de gestos e movimentos do próprio corpo, bem como desenvolver sua criatividade e imaginação.

Luz e Sombra na Fotografia possuem diversas funcionalidades. A profundidade dos objetos é uma delas, sem dúvida. Com o ajuste da sombra correto o fotógrafo consegue capturar imagens em até 3 dimensões e causar um efeito incrível. Na foto acima, por exemplo, o homem parece estar tocando o sol.

A luz e a sombra tem uma função crucial que é definir o volume e a profundidade dos desenhos. Ou seja, a luz e a sombra ajudam a reforçar e a potencializar o efeito de tridimensionalidade dos desenhos.

Os contrastes são substâncias químicas que têm a função de realçar áreas específicas do corpo, delimitando e diferenciando tecidos normais de lesões ou processos inflamatórios, por exemplo. A diferenciação pode ser obtida por alterações de sinal (Ressonância Magnética) ou por opacificação (Tomografia).

A diferença no brilho entre áreas claras e escuras de uma imagem. O contraste determina a quantidade de sombras na imagem. Uma imagem de baixo contraste (à esquerda) retém os detalhes, embora tenda a não ter dimensão e parecer suave.

Taxa de contraste
Em um mundo ideal, essa razão serve para demonstrar a variação do brilho máximo que a tela produz com uma imagem completamente branca e o brilho mínimo quando a imagem é completamente escura. Por isso, o melhor contraste é aquele que estabelece a maior diferença possível entre branco e preto.

Neste protocolo genérico o exame é realizado em três fases: uma primeira, sem meio de contraste intravenoso; uma segunda, realizada 70 segundos após o início da injeção do meio de contraste (fase portal); e uma terceira, obtida entre três e cinco minutos após a injeção do meio de contraste (fase de equilíbrio).

Os contrastes mais comumente usados são os contrastes iodados (CI) para RX e TC e os quelatos de gadolínio (CPGd) para a RM. Como qualquer outra droga, podem ser agentes de reações adversas graves, principalmente, mas não somente, as vasovagais e as anafilactoides, que necessitam tratamento imediato.

Na Química Inorgânica, conhecem-se quatro tipos de reações químicas: reações de adição (ou síntese), reações de decomposição (ou análise), reações de simples troca (ou deslocamento) e reações dupla troca (ou permutação).

De modo geral, os efeitos que o contraste causa no momento da sua administração (acontecem devido ao contato do iodo e moléculas), às quais está ligado no sangue. Sendo eles: mais comum: sensação de calor e gosto metálico; eventualmente: náuseas e vômitos.

Contrastes

  • Contraste - Outros.
  • Contraste Baritado.
  • Contraste Iodado Iônico.
  • Contraste Iodado Não Iônico.
  • Contraste Não Iodado.
  • Corante.
  • Miscelânia.
  • Radiofármaco.

Exames contrastados são testes radiológicos que utilizam meios de contraste para evidenciar determinadas partes anatômicas. Esses meios de contraste são substâncias químicas capazes de realçar tecidos que, normalmente, não apareceriam com nitidez em uma imagem radiológica.