Como se dá o abastecimento de água de um rio como se formam as nascentes?

Perguntado por: lnovaes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

O abastecimento de água em um rio pode ocorrer quando corredeiras de água se unem, a partir de nascentes ou de outros corpos d'agua que se unem em sua direção. As nascentes, por sua vez, são formadas de aquíferos: quando tais reservas subterrâneas atingem a superfície, fazem brotar água, dando origem à nascente.

O sistema de abastecimento natural de um rio é dado através da convergência de corredeiras de água, pequenas nascentes ou outros corpos de água que fluem em direção ao leito do rio ou sua bacia hidrográfica.

Nascente: é o local onde a água subterrânea atinge a superfície, dando origem a um curso d'água. O ponto onde a água aflora é também chamado de olho d'água, mina, fonte, bica ou manancial; Leito: é o espaço ocupado pelas águas.

As nascentes têm importante papel ambiental: além de fornecerem água para os córregos e rios que abastecem toda a cidade, elas também são fonte de vida para outros organismos. Para que as nascentes continuem vivas, é necessário cuidar de seu entorno, considerado legalmente como uma Área de Preservação Permanente (APP).

Uma nascente pode surgir a partir de chuvas, lagos, derretimento de geleiras ou então serem oriundas de aquíferos. A água desses reservatórios subterrâneos, é proveniente da chuva, que passa pelos poros do solo e das rochas, até ficar acumulada em uma camada menos permeável, dando origem às nascentes como conhecemos.

Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:

  1. Coagulação e Floculação. Nestas etapas, as impurezas presentes na água são agrupadas pela ação do coagulante, em partículas maiores ( flocos) que possam ser removidas pelo processo de decantação. ...
  2. Decantação. ...
  3. Filtração. ...
  4. Desinfecção. ...
  5. Fluoretação.

Um sistema de abastecimento de água, em geral é composto por: manancial, captação, adução, tratamento, reservação ou reservatório, rede de distribuição e ligações prediais, estações elevatórias ou de recalque.

O abastecimento de água acontece para 74,7% da população no Nordeste¹; A região Sudeste abastece 91,5% da população com água tratada¹; No Sul, o índice de atendimento total de água é de 91,4%¹; O Centro-Oeste, abastece 89,9% da população com água tratada¹.

O homem possui dois tipos de fontes para seu abastecimento que são as águas superficiais (rios, lagos, canais, etc.) e subterrâneas (lençóis subterrâneos). Efetivamente essas fontes não estão sempre separadas.

Rios pluviais: são abastecidos com a água da chuva, sendo os mais comuns pelo mundo. Rios perenes: são àqueles que nunca secam, que são permanentes mesmo na época da estiagem, como o rio São Francisco. Rios intermitentes: são aqueles que secam na época da estiagem.

A água que abastece nossa cidade e chega até nossas torneiras vem de reservatórios de água doce, superficiais ou subterrâneos, chamados de mananciais.

Nascente ou cabeceira: é o local onde o rio nasce, em geral do afloramento de água do lençol freático; Curso: é a direção das águas da nascente até a foz; Leito: é caminho percorrido pelo rio, isto é, o local por onde fluem as águas; Não pare agora...

#AlertaSaae O Saae não recomenda a utilização de água de bicas ou nascentes. Não se trata de água potável que possa ser utilizada para consumo humano. Quanto a estocagem de água, também não é recomendada, pois as propriedades do cloro se perdem após alguns dias.

Antes do tratamento nas estações, a água é retirada de rios, lagos, riachos, represas e lençol freático ou mananciais. Daí a importância da conservação e proteção destas áreas para garantir água em quantidade e qualidade adequadas.

As nascentes localizam-se em encostas ou depressões do terreno ou ainda no nível de base representado pelo curso d'água local; pode ser Page 2 2 perenes – de fluxo contínuo, temporárias – de fluxo apenas na estação chuvosa e efêmeras – surgem durante a chuva, permanecendo por apenas alguns dias ou horas.

As águas de nascente são, também, águas de origem subterrânea, cujas características naturais e de pureza estão adequadas ao consumo humano. A preservação das propriedades naturais e é, para ambos os tipos de água, obrigatória, pelo que se proíbem todos os tipos de tratamentos químicos ou de desinfecção.

Elas correspondem ao local onde se inicia um curso de água (rio, ribeirão, córrego), seja grande ou pequeno. As nascentes (ou mananciais) se formam quando o aquífero atinge a superfície e, consequentemente, a água armazenada no subsolo jorra (mina) na superfície do solo.

1º passo – Retirar a lama, restos de galhos e folhas de cima da nascente, até chegar na terra firme. Se tiver água represada, tem que abrir uma vala para escoar. 2º passo – Depois de limpar e cavar uma vala, cobrir a nascente com pedras.

Podem ser perenes (fluxo continuo), intermitentes (o fluxo de água permanece apenas durante as estações chuvosas) ou efêmeras (o fluxo surge durante chuvas e permanece apenas durante alguns dias).