Como se dá a ligação iônica?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

Ocorre quando reagimos um metal com ametal ou um metal com hidrogênio. Forma-se pela troca de elétrons, isto é, um metal doa definitivamente elétrons (transformando-se em cátion) a outro átomo de um não-metal que os recebe definitivamente (transformando-se em ânion).

A ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, com objetivo de formar moléculas estáveis, fundamentada na Teoria do Octeto. Essa ligação, geralmente, ocorre entre os ametais e o hidrogênio.

A ligação covalente se estabelece pelo compartilhamento dos elétrons de valência entre dois átomos, para que ambos atinjam uma condição de estabilidade. A ligação covalente normalmente se estabelece entre elementos não metálicos, e entre estes e o hidrogênio, sendo também conhecida como ligação molecular.

As ligações iônicas, geralmente estabelecida entre um metal e um ametal (não metal), formam os compostos iônicos. Exemplo de Ligação Iônica - Na(Sódio) + Cl(Cloro): um metal ligando-se a um ametal.

Ligação Iônica na formação do Cloreto de sódio
Assim, a ligação iônica ocorrerá quando o sódio ceder o seu 1 elétron para o cloro. Ambos ficarão com 8 elétrons, mas o Sódio se tornará Na+1 e o Cloro será Cl-1. O símbolo “-1” não significa que o sódio perdeu um elétron, significa que ele ganhou um elétron.

Compostos iônicos são formados por íons unidos por forças eletrostáticas, esse tipo de compostos, chamados de ligações iônicas, são ligações entre um metal e um ametal. O elemento metálico possui uma tendência a formar cátions, isto é, perde um elétron para o ametal, que o absorve, formando um ânion.

Também conhecida por ligação molecular, as ligações covalentes são ligações em que ocorre o compartilhamento de elétrons para a formação de moléculas estáveis, diferentemente das ligações iônicas em que há perda ou ganho de elétrons.

A ligação iônica ocorre quando um átomo doa elétrons para outro átomo. A ligação covalente ocorre quando átomos compartilham pares de elétrons. Elétrons livres mantêm íons metálicos unidos na ligação metálica, de acordo com a teoria do mar de elétrons.

Para encontrar a fórmula de um composto iônico, identifique o cátion e escreva seu símbolo e carga. Identifique então o ânion e escreva seu símbolo e carga. Depois disso combine os dois íons para formar um elemento eletricamente neutro.

A ligação metálica é aquela formada exclusivamente por átomos metálicos (do mesmo elemento ou de elementos diferentes). Estes átomos apresentam de um a três elétrons livres na camada de valência, que se encontram afastados do núcleo.

Em outras palavras, as ligações químicas acontecem quando os átomos dos elementos químicos se combinam uns com os outros e os principais tipos são: Ligações iônicas: transferência de elétrons; Ligações covalentes: compartilhamento de elétrons; Ligações metálicas: existência de elétrons livres.

Nesse sentido, as ligações químicas são as principais representações de forças dentro dos compostos. Seja por meio de interações iônicas, metálicas ou covalentes. A mais forte dessas são as ligações do tipo iônica. Pela interação elétrica entre os átomos, os compostos são formados.

As ligações iónicas formam-se devido à transferência de um eletrão de um átomo para outro. As ligações covalentes envolvem a partilha de eletrões entre dois átomos. As ligações metálicas são formadas pela atração entre iões metálicos e eletrões deslocalizados, ou "livres".

Existem três tipos de ligações químicas:
a ligação iônica, em que íons de cargas opostas são mantidos por atrações eletrostáticas; a ligação covalente, em que átomos compartilham seus elétrons de valência; a ligação metálica, em que átomos metálicos formam uma ampla estrutura de alta mobilidade eletrônica.

A maioria dos compostos iônicos são sólidos, nas temperatura e pressão ambientes, porque a força de atração elétrica mantém os cátions e os ânions firmemente ligados uns aos outros. Os compostos moleculares são aqueles que possuem somente ligações covalentes entre seus átomos.

Quando eles fazem isso, os átomos formam íons, ou partículas carregadas. O ganho ou a perda de elétrons pode levar o átomo a ter uma camada eletrônica mais externa preenchida e torná-lo energeticamente mais estável.

Pouco mais de um século depois, Gilbert Newton Lewis estabeleceu a primeira teoria de ligaçao química abrangente, que agrupava num único conceito todos os tipos de ligaçao química, permitindo mostrar relaçoes entre substâncias iônicas, covalentes, moleculares e mesmo metálicas, até entao sem qualquer nexo conceitual ...