Como se dá a absorção Será que o fármaco administrado será totalmente absorvido ?)?

Perguntado por: vmarinho . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

A absorção do fármaco é determinada pelas propriedades físico-químicas, pela formulação e pela via de administração do fármaco. As formas de dosagem (p. ex., comprimidos, cápsulas ou soluções), constituídas pelo fármaco e por outros ingredientes, são formuladas para serem administradas mediante várias vias (p.

Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.

A absorção de diversos fármacos no trato gastrointestinal é influenciada pela Gp-P, uma glicoproteína de membrana plasmática codificada pelo gene MDR1, também conhecido como gene ABCB1. Este gene confere resistência à múltiplas drogas, protegendo o organismo da ação de xenobióticos.

A absorção de fármacos é definida como a passagem de substâncias ativas encontradas em medicamentos para a corrente sanguínea. É um processo que depende das propriedades, da formulação e da via de administração do medicamento.

No momento em que os medicamentos são assimilados no intestino, seus princípios ativos vão para a corrente sanguínea e circulam pelos vasos sanguíneos até chegarem no local onde existem seus receptores. Uma vez que os encontram passam a gerar diversas reações.

As 7 Formas de Absorção dos Fármacos

  • ABSORÇÃO ORAL.
  • ABSORÇÃO RETAL.
  • ABSORÇÃO CUTÂNEA.
  • ABSORÇÃO POR VIA RESPIRATÓRIA.
  • ABSORÇÃO INTRAMUSCULAR.
  • ABSORÇÃO SUBCUTÂNEA E SUBMUCOSA.
  • ABSORÇÃO INTRAPERITONEAL.

Intramuscular (IM)
Deposita a medicação profundamente em tecidos musculares esqueléticos como o deltoide, o tríceps, glúteo máximo, etc. A absorção é mais rápida por ser muito vascularizado, sendo menos dolorosa devido os músculos possuírem poucos nervos sensoriais.

A via parenteral introduz o fármaco diretamente na circulação sistêmica. Ela é usada para fármacos que são pouco absorvidos no trato gastro intestinal (TGI) e para os que são instáveis no TGI (WHALEN et al., 2016).

Após a absorção do medicamento, ocorre a distribuição, que é a chegada do fármaco pela circulação até os tecidos, através de proteínas plasmáticas. Lembrando que, droga ligada não exerce efeito farmacológico. Logo após a droga começar a exercer seus efeitos, ela passa a sofrer a biotransformação (metabolização).

Para que o fármaco seja absorvido, precisa atravessar ou interagir com as membranas celulares. Essa travessia pode ocorrer a favor de um gradiente de concentração, contra um gradiente eletroquímico e também por meio de transporte especializado.

O segredo do remédio é que ele só entra em ação quando seu princípio ativo interage com moléculas do corpo chamadas de receptores. Como cada órgão tem receptores específicos, o medicamento só age quando seu princípio ativo encontra moléculas que se “encaixem” perfeitamente com sua fórmula química.

Um grande influenciador na absorção de fármacos é o pH do trato gastrointestinal que se destaca especificamente no estômago e no duodeno. Estes dois locais são onde os medicamentos são absorvidos, para que possa atravessar a membrana e ir para corrente sanguínea.

  • Introdução. A farmacocinética é uma parte essencial para o estudo da farmacologia, já que ajuda na compreensão da atuação de tais fármacos no organismo. ...
  • Farmacocinética. ...
  • Absorção. ...
  • Distribuição. ...
  • Metabolismo. ...
  • Excreção. ...
  • Conclusão.

Os fármacos podem ser biotransformados por oxidação, redução, hidrólise, hidratação, conjugação, condensação ou isomerização; mas, qualquer que seja o processo, o objetivo é de facilitar sua excreção. As enzimas envolvidas na biotransformação encontram-se em muitos tecidos, mas, geralmente, concentram-se no fígado.

Na maioria dos casos, 30 minuto são suficientes para que o medicamento seja absorvido, principalmente se ele tiver sido tomado com o estômago vazio.

Tais fatores são organizados em basicamente quatro etapas farmacocinéticas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

o pH do meio não interfere na absorção e excreção dos fármacos.