Como se curar de doenças emocionais?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Como reeducar pensamentos e conquistar a saúde emocional

  1. Identifique pensamentos e emoções. ...
  2. Substitua pensamentos negativos pelos positivos. ...
  3. Aceite que as pessoas são como são. ...
  4. Entenda que vivemos em um mundo real. ...
  5. Não se compare. ...
  6. Crie estratégias para evitar situações que afetam sua saúde emocional. ...
  7. Adquira novos hábitos.

As doenças emocionais, apesar de seu caráter de manifestação física (no corpo), também podem apresentar sintomas psicológicos, que podem incluir ansiedade, irritabilidade, impaciência, fadiga, cansaço, tristeza, perda de prazer e falta de interesse em atividades diárias.

Jeremias 29:11 é uma das passagens mais citadas das Escrituras e por boas razões. Nos dias em que nos sentimos perdidos, ansiosos e fora de controle, é um lembrete poderoso de que podemos confiar nosso futuro a Deus, não importa o quão desconhecido e incerto possa ser.

Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções.

A crise emocional é caracterizada por um desgaste psicológico que pode ser decorrente de diversos fatores na vida de uma pessoa. Também conhecida como surto emocional, ela se instala quando o sofrimento psíquico é muito grande, ultrapassando a capacidade do indivíduo de lidar com a crise.

Sem a fonte estressora, o corpo volta ao normal. Mas em caso de estresse permanente as coisas se complicam: os órgãos podem se esgotar, adoecer e o sistema imunológico tem sua ação inibida, facilitando o aparecimento de asma, alergias, gastrite, infecções e problemas cardíacos.

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.

Veja alguns hábitos que podem ajudar na prevenção de doenças mentais como a depressão e o transtorno de ansiedade.

  1. Alimentação saudável. Todo o mundo promete cuidar melhor da alimentação, pelo menos, em toda virada de ano. ...
  2. Praticar atividades físicas. ...
  3. Dormir bem. ...
  4. Meditar.

Conheça 8 ferramentas de cura para sua mente

  1. Wei Wu Wei. Esse nome oriental pode ser entendido como a "não ação". ...
  2. O Poder do Agora. ...
  3. Mindfulness. ...
  4. Ciclos ultradianos. ...
  5. Ócio criativo. ...
  6. Estado de nada sei. ...
  7. Meditação. ...
  8. Hipnose.

Segundo a especialista em psicologia clínica Patricia Santiago, isso ocorre porque, além de tirar a paz, gerar estresse e prejudicar a qualidade do sono, o fato de nutrir sentimentos negativos influencia no desenvolvimento de diversas doenças como gastrite, hipertensão, diabete e obesidade.

Raiva, orgulho, vaidade, inveja, avareza, medo, gula, luxúria e indolência são as 9 emoções que influenciam diretamente em nossas vidas e na forma como a realidade é percebida por cada um de nós. Para que você compreenda, tomemos como exemplo a Raiva, que é uma das emoções investigadas.

Esperar em Deus é aprender que há um tempo determinado por Deus para todas as coisas (Ec 3.1-10), um momento certo e planejado por Ele para cumprir designíos e propósitos em sua vida, incluindo sua vida sentimental. Esse tempo também inclui iniciar suas experiências sexuais somente no casamento.

O melhor caminho para a ira é estar sob o seu domínio e você ter sempre uma carta de perdão em suas mãos. Se você tem um sentimento contra alguém, perdoe, procure a reparação. Deus nos amou e a Palavra diz que: “[...] Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo” (2 Co 5.19).

O Senhor, Deus do impossível, pode restaurar a sua saúde, basta ter fé e entregar a sua vida a Ele. A fé e a saúde andam juntas, uma fortalece a outra e ambas estão conectadas à graça de Deus! É preciso se apegar em Deus para conseguir manter a saúde física e mental boa nos dias atuais.

Há anos os médicos sabem que os "analgésicos físicos", como o ibuprofeno, também podem ajudar a aliviar a dor emocional. Essa prática é baseada em estudos experimentais, que mostram que o medicamento de fato tem algum efeito para as chamadas dores sociais.