Como se controlar ao beber?

Perguntado por: aveiga . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Algumas sugestões são:

  1. Desenvolver atividades que sejam prazerosas, mas que não envolvam o uso de bebidas;
  2. Substituir o tempo empregado em beber por atividades agradáveis;
  3. Evitar estar frequentemente junto a pessoas que o(a) encorajam a beber ou a se embebedar;
  4. Evitar locais onde o consumo era realizado.

Nalmefeno: Regula os efeitos cerebrais que provocam o desejo e a vontade de beber, reduzindo o consumo. Afinal, o sujeito passa a ter um desejo cada vez menor, reduzindo a sua ingestão de bebida alcoólica e tratando o consumo exacerbado.

Parar de beber definitivamente pode ser uma tarefa difícil de ser executada sozinho, porém com apoio certo e uma equipe capacitada é possível alcançar esse feito. O álcool parece ter certos benefícios e ser reconfortante, porém eles são temporários e desaparecem muito rápido, com o tempo sobrará apenas os malefícios.

Confira 8 dicas para aumentar sua tolerância ao alcool e não...

  1. Dica 1: coma bem.
  2. Dica 2: escolha sabiamente. ...
  3. Dica 3: beba água. ...
  4. Dica 4: descanse antes de beber. ...
  5. Dica 5: vitamine-se. ...
  6. Dica 6: esqueça a cafeína. ...
  7. Dica 7: considere sua tolerância. ...
  8. Dica 8: não seja besta.

Se alguma vez você já se questionou o que seria mais prejudicial à saúde nesses casos, ingerir o álcool em pequenas doses ao longo dos dias ou concentrar uma maior quantidade no sábado ou domingo, a resposta para essa dúvida é: nenhum dos dois.

Mas, afinal, o que é consumo moderado? A OMS define como dose padrão 10g de etanol puro, e recomenda que homens e mulheres não excedam duas doses por dia e abstenham-se de beber pelo menos dois dias por semana.

A própria bula do Engov, produzido pelo laboratório Hypera Pharma, contraindica o uso em conjunto com as bebidas alcoólicas.

Confira abaixo!

  1. Forre o estômago com alimentos digestivos.
  2. Evite misturar bebidas alcoólicas.
  3. Evite cafeína e capriche na hidratação.
  4. Hidrate-se: tome bastante água antes, durante e depois da ingestão de álcool.
  5. Tome um suplemento alimentar pré-drink para repor vitaminas.

Para evitar os efeitos da ressaca moral, o cervejeiro americano Jim Koch bolou uma receita infalível: antes de cada bebida alcoólica, ele ingere uma colher de chá de fermento natural em pó. Koch alega que o fermento natural tem uma enzima chamada álcool desidrogenase capaz de quebrar as moléculas alcoólicas.

Quais são os sintomas da depressão alcoólica?

  • cansaço;
  • irritabilidade;
  • baixa autoestima;
  • pouca ou muita fome;
  • sentimentos de fracasso e de culpa;
  • tendência a pensamentos negativos e falta de esperança;
  • perda do interesse por atividades que antes eram prazerosas;
  • dificuldade para dormir, insônia ou sono em excesso.

Trata-se do Myrkl, medicamento que promete acabar com a ressaca da bebedeira e garantir o vigor no dia seguinte. Segundo ofabricante, o remédio funciona por até 12 horas no organismo e decompõe o álcool no intestino antes de chegar ao fígado.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

1ª semana. A ingestão da bebida alcoólica atrapalha o sono restaurador, fazendo que a pessoa se sinta menos descansada e fique propensa à sonolência diurna. A desidratação causada pela substância provoca dores de cabeça, o que atrapalha a concentração. Isso começa a melhorar após uma semana de abstinência.

Isto é, é necessário avaliar se você não desenvolveu alguma patologia, por exemplo uma alergia, a alguma substância que compõe as bebidas que ingere. Além disso, sugiro procurar a terapia com o intuito de identificar aspectos psicológicos que podem estar relacionados ao consumo de álcool.

Além disso, quem bebe regularmente pode se tornar mais tolerante com o tempo — a chamada tolerância metabólica. Isso porque o uso repetido do álcool faz com que o fígado se torne mais “eficiente” na eliminação do mesmo. Isso resulta em uma redução da substância na corrente sanguínea, diminuindo seus efeitos.

O álcool não é absorvido bem por tecido gorduroso, então em mulheres a concentração de álcool no sangue acaba sendo maior, com efeitos mais fortes. Se você é homem, é mais provável que seja maior e tenha menos gordura corporal, então a mesma quantidade de álcool fica mais diluída.

Embora a causa do alcoolismo não seja totalmente conhecida, existe forte evidência da influência genética para o desenvolvimento desta patologia. Traços de personalidade e fatores psicossociais e ambientais juntam-se à predisposição genética para o desenvolvimento da dependência de álcool.

Uma das portas de entrada também pode ser a vontade de socializar, fazer amigos e ser aceito num grupo, já que alguns dos efeitos do álcool são a euforia e a desinibição, fazendo cada vez maiores os motivos para beber. Além dos fatores externos, sabe-se que a genética tem muita influência na herança dos vícios.