Como se contrai eczema?

Perguntado por: ufelix . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

O eczema atópico tem origem hereditária e de fatores externos. A inflamação que provoca o eczema atópico é uma resposta do sistema imunológico. Não se sabe exatamente por que ela ocorre, mas a suspeita é que seja uma mistura de fatores genéticos e externos. O eczema também tem relação com a asma e a rinite alérgica.

Às vezes, a alergia, como a de alimentos, animais domésticos, pólen e ácaros da poeira, pode desencadear ou fazer piorar a erupção. Se o eczema de seu filho se forma por uma alergia desse tipo, é importante evitar o disparador do eczema, se possível.

Não coçar a pele nas áreas que provocam comichão. Usar luvas no exterior, especialmente nos meses de inverno. Utilizar sabão neutro no banho e secar a pele em vez de a esfregar. Aplicar um creme hidratante imediatamente duas a três vezes por dia.

Bepanthene Eczema é uma solução inovadora que, sem cortisona, alivia a comichão causada pelo eczema atópico, hidrata e repara a pele, ajudando a reduzir a necessidade de coçar. É utilizado no alívio da comichão e da vermelhidão da pele causados por dermatite atópica.

Sintomas do eczema
Ele pode abranger manchas pequenas ou grandes (exacerbações) em qualquer área do corpo, mas geralmente começa no rosto em bebês e é geralmente encontrada em dobras da pele, como a parte de trás dos joelhos e dentro dos cotovelos. Os sintomas leves incluem: Pele seca. Coceira na pele.

Habitualmente, essas pequenas bolhas persistem por 3 a 4 semanas e depois desaparecem, provocando descamação da pele. Não sabemos o que causa a desidrose e, na maioria dos casos, um fator causador não costuma ser encontrado.

O eczema é um termo que designa uma inflamação específica da pele caracterizada por uma vermelhidão, um inchaço, dores e sobretudo comichões (prurido) sob a forma de placas. Estas podem ter exsudação (eczema agudo), pelar, formar crostas ou ainda se espessarem (liquenificação) quando o eczema torna-se crónico.

Evite alimentos que podem causar alergia
Esse quadro é mais frequente nas crianças abaixo de 2 anos ou em casos mais graves. Os principais alimentos que estão relacionados com a dermatite atópica e devem ser evitados se confirmado a alergia são o leite de vaca e de cabra, ovos, peixes, camarão, amendoim e milho.

Ter uma alimentação adequada e balanceada pode diminuir os impactos e os sintomas que os diversos tipos de dermatite ocasionam. O que evitar à mesa? Passe longe de avelã, amendoim, castanha-do-pará, ervilha, feijão, frutos do mar, nozes, kiwi, leite, lentilha, morango, ovo, soja, trigo e tomate.

Eczema por medicamento ingerido ou farmacodermia eczematosa: antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos e outras classes de drogas podem desencadear esse quadro.

A Dermatite Nervosa, também conhecida popularmente como alergia nervosa, é uma alergia que aparece após momentos de muito estresse ou problemas emocionais, podem surgir de forma localizada e em qualquer parte do corpo.

A dermatite atópica (comumente chamada de eczema) é uma inflamação crônica e pruriginosa nas camadas superficiais da pele, e costuma afetar indivíduos que sofrem de febre do feno ou de asma, bem como pessoas que têm familiares com estas doenças.

O maior problema de não se tratar a dermatite é que assim ela pode se tornar cada vez mais intensa e persistente. “No caso das dermatites de contato, podem ocorrer manifestações respiratórias após sucessivos episódios de contato com as substâncias que as provocam.

A coceira típica de alergia também piora à noite. Isso acontece por conta de fatores anti-inflamatórios (protetores do nosso organismo) que são produzidos em maior quantidade durante o dia e há uma diminuição do seu nível à noite, quando aumentam os fatores pró-inflamatórios no corpo.

Polaramine é destinado para alergia, prurido, rinite alérgica, urticária, picada de inseto, conjuntivite alérgica, dermatite atópica (um tipo de inflamação na pele) e eczemas alérgicos (dermatite).

Para prevenir a dermatite de contato, deve evitar-se o contato com a substâncias que a causam. Se houver contato, a substância deve ser eliminada da pele, imediatamente, com água e sabão. A utilização de luvas e roupa protetora pode ser útil se as pessoas se encontrarem em risco de exposição contínua.

Mais frequentemente, o tratamento do eczema ou dermatite das mãos inclui medicamentos de aplicação local, na forma de creme ou pomada, hidratação e evitar o contacto com o agente causal. Podem ser necessárias várias semanas para recuperar e as mãos voltarem a ter o seu aspeto normal.

Continuar lendo O que é eczema areolar?