Como se consolidou o campo da psicologia educacional?

Perguntado por: ndinis . Última atualização: 18 de maio de 2023
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O campo da psicologia educacional se consolidou por meio de um olhar voltado para criança que não aprende as primeiras aproximações entre a psicologia e a escola pautando-se na visão associacionista e mecanicista a partir de ideia determinista e dicotomicas acerca da aprendizagem do desenvolvimento humano atualmente a ...

A partir da década de 1930 a Psicologia se consolidou como ciência e campo de atuação e serviu como grande pilar de sustentação para as realizações educativas. Em 1931, o então laboratório de Quaglio e Pizzoli passou a funcionar como Serviço de Psicologia Aplicada (à educação), sob a direção de Noemy Rudolfer.

Antes disso, a Psicologia Escolar era uma área de aplicação da Psicologia, definida como obrigatória pelo Currículo Mínimo estabelecido pelo Conselho Federal de Educação, em 1962, pelo parecer 403/62; hoje é apenas uma formação eletiva aos estudantes que cursam a graduação em Psicologia.

O campo da psicologia educacional surgiu a partir de três grandes estudiosos e pioneiros da psicologia no final do século IX. São eles: Willian James, John Dewey e Edward Lee Thorndike.

A partir da década de 1960, com a ampliação do sistema educacional, a Psicologia passou a constituir-se como prática mais presente nas escolas.

Atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre estes aspectos e o funcionamento cerebral.

A Psicologia é a área que estuda o comportamento e as questões que perpassam a vida do ser humano. Trata-se da ciência que visa compreender os sentimentos, as emoções, as impressões e outras questões inerentes a uma pessoa. O psicólogo é o profissional responsável por se aprofundar nessa ciência.

Lourenço Filho foi um dos mais eminentes educadores brasileiros do início do século XX, participou efetivamente da constituição do campo educacional,1 bem como do movimento de instituição da Psicologia como campo científico no país.

As primeiras escolas da psicologia foram o Estruturalismo, o Funcionalismo e o Associacionismo. O Estruturalismo foi uma linha de pensamento da psicologia que estudou a consciência em seus aspectos estruturais.

Portanto, a principal característica da atuação em psicologia escolar durante a primeira metade do século XX foi o caráter remediativo com o qual se tratavam os problemas de desenvolvimento e aprendizagem.

Um marco da Psicologia brasileira foi a regulamentação da profissão pelo presidente João Goulart em 27 de agosto de 1962. Foi quando ele sancionou a Lei 4.119, que tornava a Psicologia uma profissão.

Muitos foram os trabalhos realizados pela psicologia no âmbito da educação, dentre os quais: Serviço de Psicologia Aplicada do Instituto Pedagógico da Diretoria de Ensino de São Paulo; Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais e, posteriormente, Sociedade Pestalozzi do Brasil; “Escola para Anormais” em Recife; atividades ...

Os primeiros campos de atuação, na psicologia, são a clínica, o campo escolar-educacional e a organização do trabalho. A profissão tem seu principal obstáculo na ditadura militar que criou impasses para o desenvolvimento da mesma.

A história da psicologia da educação confunde-se, sobretudo nas suas origens, com a história da psicologia científica e com a evolução do pensamento educativo. Até o final do século XIX, aproximadamente, as relações entre psicologia e educação estiveram totalmente mediadas pela filosofia.

A Psicologia Escolar foi reconhecida como uma especialidade, pelo CFP em 1992. Diante disso se ressalta o modelo de atuação do psicólogo no âmbito da educação institucional possibilitando a realização de pesquisas, diagnóstico e intervenção preventiva ou corretiva, tanto em grupo, como de forma individual.

A psicologia é uma ciência muito nova, com a maioria dos avanços acontecendo nos últimos 150 anos. No entanto, suas origens remontam à Grécia antiga, entre 400 e 500 anos a.C. A ênfase era filosófica, com grandes pensadores como Sócrates influenciando Platão, que por sua vez influenciaram Aristóteles.

No dia 27 de agosto de 2021 celebramos os 59 anos de regulamentação da profissão de Psicologia em nosso país. A Psicologia chega ao Brasil como ciência e profissão ao início do século XX e somente em 1962, por meio da Lei nº 4.119/62, se torna uma profissão regulamentada.

A Psicologia Escolar é uma das áreas de atuação do(a) psicólogo(a) que possui como objetivo principal contribuir com a promoção do desenvolvimento humano no contexto escolar, buscando garantir um ambiente educativo de qualidade, inclusivo, diverso e, sobretudo, democrático.

A psicologia educacional é uma subárea da psicologia que busca entender e trabalhar todos os processos mentais de aprendizagem. Já a psicologia escolar é uma subárea que tem como foco o ambiente escolar, de forma a achar meios de melhorar o aprendizado do aluno na escola.