Como se conjuga o verbo vir?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

O verbo vir é um verbo muito irregular. Na sua conjugação, ocorrem alterações no seu radical (eu venho, que eu venha) e nas suas terminações (eu vim, ele vem, ele veio). Vem, sem acento gráfico, está na 3.ª pessoa do singular e vêm, com acento circunflexo, está na 3.ª pessoa do plural: ele vem, eles vêm.

Virão é a forma conjugada do verbo vir na 3. ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo: Eles virão na próxima semana? Elas apenas virão se você chamar.

Uma dica: Para não ter erro, é só lembrar que, no futuro do subjuntivo, o radical do verbo ver passa a ser vir, e o radical do verbo vir torna-se vier. Lembre-se de que isso também ocorre com os derivados dos dois verbos.

A forma correta de escrita da locução verbal é vai vir. A locução verbal vai vim está errada. Você vai vir cedo? Ele vai vir aqui?

Ver (infinitivo) é o verbo que significa olhar, observar, enxergar. Já vir significa deslocar-se, até um lugar, encaminhar-se. A confusão está no fato de que o futuro do subjuntivo de ver é vir, já que é um verbo irregular.

Portanto, se você pretende usar o verbo “vir” na primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, o certo é falar: “Eu vim”. Mas se o que você quer é usar esse verbo no infinitivo pessoal, o correto é escrever: “Por eu vir”.

Conjugação do verbo "vir"

  1. Presente (Indicativo) eu. venho. ...
  2. Pretérito Perfeito (Indicativo) eu. vim. ...
  3. Pretérito Imperfeito (Indicativo) eu. vinha. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito (Indicativo) eu. viera. ...
  5. Futuro do Presente (simples) (Indicativo) eu. virei. ...
  6. Futuro do Presente (composto) (Indicativo) eu. ...
  7. Futuro do Pretérito (Indicativo) eu.

4 No caso do verbo vir, temos: quando eu vier, ele vier, nós viermos, eles vierem. Exemplo: Se ele não vier trabalhar amanhã, teremos problemas para terminar o projeto. 5 Os verbos derivados de ver e vir seguem as mesmas conjugações dos verbos de que derivam. Exemplos: Se ele vir, previr, antevir (do verbo ver).

Vim” é a forma que indica a primeira pessoa do singular, do pretérito perfeito do indicativo, do verbo “vir”: Eu vim de muito longe!

O infinitivo é VIR, e é com ele que se formam as locuções verbais. O correto, portanto, é “eu poderei vir, nós poderemos vir, eles poderão vir”. Outra construção pouco agradável de se ouvir é a locução construída com os verbos IR e VIR, como em “ele vai vir”. Prefira usar o tempo futuro de vir: “ele VIRÁ”.

O verbo vir, no presente, é conjugado assim: ele vem, eles vêm (com acento). Ele não vem sempre aqui. Eles vêm a São Paulo uma vez por ano.

Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural. Observe: “Querido, papai e mamãe VÊM almoçar com a gente domingo!” Por outro lado, VEEM, com dois es, não é do verbo VIR, mas do verbo VER, e se refere à 3ª pessoa do plural do presente do indicativo.

As duas formas existem e estão corretas. Ver é a forma do verbo no infinitivo (pode ver, vai ver, quer ver). Vê é a forma conjugada do verbo ver na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele vê, ela vê, você vê) ou na 2.

Como se escreve: vir ou vim? As duas palavras existem, mas sua utilização depende muito do objetivo. Na aplicação com a junção do verbo “ir”, como em “vai vir”, tem apenas essa forma como correta. A expressão “vai vim” não existe e está incorreta.

A principal confusão entre viram e virão se refere à confusão habitualmente feita entre o verbo ver e o verbo vir. Virão é uma forma conjugada do verbo vir. Viram é uma forma conjugada do verbo ver.

Pode vir é a forma correta de escrita desta locução verbal. A locução verbal pode vim está errada. Pode vir hoje? Pode vir agora?

A pronúncia correta é “se eu vir”. Se você falava, por exemplo, “se eu ver sua filha, te aviso”, saiba que você estava errado. E a justificativa é muito simples: o futuro do subjuntivo. O verbo 'ver' tem o sentido de 'enxergar, notar, observar, presenciar'.

A forma correta de escrita da expressão é tem a ver.

Quando usar o me? O me é utilizado para completar o verbo transitivo direto ou indireto da oração. Por esse motivo, ele exerce a função de objeto (direto ou indireto). Aqui, vale lembrar que o me conjuga verbo, sendo sempre acompanhado de um.

Por este verbo se conjugam todos os seus derivados, como advir, avir, convir, desavir, intervir, provir e sobrevir.