Como se conjuga o verbo rir?

Perguntado por: amota . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

O verbo rir é um verbo irregular, apresentando alterações nas suas terminações, como, por exemplo, nas conjugações do presente do indicativo (eu rio, vós rides,...) e do presente do subjuntivo (que eu ria, que nós riamos,...).

Eu rio ou eu riu? Neste caso, o certo é escrever eu rio, com a vogal "o" no fim. A palavra se refere ao verbo rir no tempo presente.

O verbo RIR não é defectivo! Isso significa que ele apresenta todas as formas de conjugação. Então, posso dizer "eu RIO de coisas simples", por exemplo. O mesmo vale para o verbo SORRIR (eu sorrio).

Contrair os músculos faciais por alegria, por achar algo engraçado: piada que me faz rir; riu-se com a piada; riu da piada. Escarnecer algo ou alguém; ridicularizar, zombar: de vergonha, acabou rindo; riu-se do desespero do amigo; rir da vergonha alheia.

Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo sorrir mas empregues em diferentes pessoas gramaticais/tempos verbais. Sorrio é a primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo. Quando vejo o sol, sorrio. Eu sorrio e cultivo o sorriso dentro de mim.

  1. - ri (tu) ria (ele/ela) riamos (nós) ride (vós) riam (eles/elas)
  2. - não rias (tu) não ria (ele/ela) não riamos (nós) não riais (vós) não riam (eles/elas)
  3. para rir (eu) para rires (tu) para rir (ele/ela) para rirmos (nós) para rirdes (vós) para rirem (eles/elas)
  1. Presente (Subjuntivo) eu. ria. tu. rias. ele/ela. ...
  2. Pretérito Imperfeito (Subjuntivo) eu. risse. tu. risses. ele/ela. ...
  3. Futuro (Subjuntivo) eu. rir. tu. rires. ele/ela. ...
  4. Futuro (composto) (Subjuntivo) eu. tiver rido. tiveres rido. tiver rido. ...
  5. Pretérito Mais-Que-Perfeito (composto) (Subjuntivo) eu. tivesse rido. tivesses rido. tivesse rido.

Risada patológica
Contudo, em casos extremos, essa incontinência pode, sim, indicar algum problema neurológico, como a síndrome do afeto pseudobulbar, também chamada “transtorno da expressão emocional involuntária” ou “labilidade emocional”.

Riu

  1. eu. ri.
  2. tu. riste.
  3. ele, ela, você riu.
  4. nós. rimos.
  5. vós. ristes.
  6. eles, elas, vocês. riram.

Emissão de Relatório de Informação Urbanística (RIU)

Sorrir é a demostração de um sentimento de satisfação, alegria, contentamento, felicidade, de quem está de bem com a vida. No entanto, demostrar o sorriso em algumas situações de dor , há certamente por trás do sorriso uma angustia, uma forma de se proteger.

O sorriso faz uma função de autoproteção e, ao mesmo tempo, de acolhimento. Assim, de forma inteligente, se livrar dos estigmas ou preconceitos que as pessoas têm de quem sofrem de algum transtorno de ordem emocional.

Aumento do nível de HDL – sorrir, rir e gargalhar elevam o nível do HDL, que é conhecido como colesterol bom, no sangue. Exercício para o cérebro e remédio para a dor – o sorriso estimula o cérebro, que passa a liberar endorfina e serotonina, que provocam sensação de prazer e felicidade e reduzem a dor.

Sorrio vem do verbo sorrir. O mesmo que: chalaceio, chocarreio, gracejo, rio.

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

locução adverbial De modo inesperado, súbito, repentino; sem que ninguém soubesse; subitamente, inesperadamente: eis que surge uma cobra na estrada. Etimologia (origem de eis que). Do adv. eis + pronome que.