Como se conhece o verdadeiro espírita?

Perguntado por: ibarbosa9 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más. Enquanto um se contenta com o seu horizonte limitado, outro, que apreende alguma coisa de melhor, se esforça por desligar-se dele e sempre o consegue, se tem firme a vontade.

Como casa de recuperação espiritual, o Centro Espírita auxilia nos na cura de nossas deficiências e fraquezas espirituais, medicando nos com a oportunidade do trabalho junto ao próximo através da assistência social, dos passes, das reuniões mediúnicas e de estudo, cumprindo nos assim tudo fazer pelo sucesso de suas ...

O sagrado apresenta-se nessas experiências sob uma multidão de formas e variantes, cujas modalidades podem ser: deuses, símbolos, mitologias, espíritos, cosmogonias, rituais ou ideias morais. sempre pensando na relação entre Deus e o homem, a qual se mostra nos gestos, nas palavras, nos objetos.

Maria de Nazaré, a amada e sublime mãe de Jesus, é reverenciada como o exemplo de amor e dedicação, de renúncia e sacrifício.

É uma religião sem culto externo, sem sacerdócio organizado, sem cerimônias de qualquer natureza, sem intermediários entre a criatura e o Criador, podendo ser considerada como uma religião cósmica tendo como o amor e a caridade como ideal maior.

Consiste em receber fraternalmente aquele que busca o Centro Espírita, dando-lhe a oportunidade de expor, livremente e em caráter privativo e sigiloso, suas dificuldades e necessidades.

Abaixo, separamos cinco atitudes que podem lhe ajudar a cumprir essa missão.

  1. 1- Reconhecer seu papel no mundo. A reflexão da espiritualidade é o primeiro passo para encontrar seu próprio lugar no mundo. ...
  2. 2- Ser grato. ...
  3. 3- Praticar o perdão. ...
  4. 4- Oração. ...
  5. 5- Dialogar com Deus.

Como resultado prático em nossas vidas, o Espiritismo, esta Doutrina que esclarece, conforta e anima, nos traz a certeza da imortalidade da alma, a oportunidade do autoconhecimento, nos apresenta um Deus de amor que não nos pune ou castiga.

Vinha de luz

Mais um entre os livros espíritas mais vendidos é “Vinha de luz”, do brilhante Chico Xavier. Feito através do relato psicografado do espírito Emmanuel, cada capítulo corresponde a uma lição do Evangelho com o objetivo da evolução para que nos tornemos seres melhores e iluminados.

Por questões de sensatez deve-se evitar: shorts, bermudas, blusas decotadas sensuais, vestidos ou saias curtas, minissaias, calças apertadas seja para homens e seja para mulheres. Uma casa espírita não é passarela para espetáculos de vaidades terrenas e sim abrigo para meditações do espírito.

O Espiritismo é uma doutrina de esclarecimento, portanto, não existe, nos livros doutrinários, orientação alguma quanto ao uso de roupas de cor ou brancas, muito menos proibição.

A cirurgia é realizada pela equipe médica espiritual com o auxílio de um médium. O paciente deve confiar, orar e cumprir as recomendações recebidas antes e depois da operação (sem dor e sem cortes). Não há milagre neste, como em nenhum dos demais tratamentos.

O Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos (Le Livre des Esprits) é o primeiro livro sobre a doutrina espírita publicado pelo educador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, em 18 de abril de 1857, sob o pseudônimo Allan Kardec.

Conforme definido por Luiz Gonzaga de Souza “espiritismo é amor, é felicidade, é abnegação, é labuta pelo bem, é autoconsciência das verdades absolutas, é caridade e, é, sobretudo, igualdade, com fraternidade e liberdade entre os povos”.

A umbanda, contudo, não dispõe de um livro sagrado, muito menos de um cânon. Aliás, tentou-se formatar uma liturgia comum aos templos de umbanda ao final dos debates ocorridos durante o Primeiro Congresso Brasileiro de Umbanda (1942).

Principalmente nos Estados do Sudeste e do Centro-Oeste, o sincretismo religioso tratou de associar Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, homenageada no feriado de 12 de outubro, a Oxum, o orixá feminino das águas doces, cultuado em religiões afro-brasileiras no dia 8 de dezembro.

Em cada país, em cada comunidade, em cada lar católico, a Virgem Maria é invocada das mais diversas formas, com diferentes nomes, conforme a fé e a devoção populares. Em muitos países houve aparições de Nossa Senhora e, a partir destas, surgiram muitos outros títulos marianos.

A imagem dela teria sido encontrada pelos pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia em 1717, no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, e seria uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, feita de terracota, com 36 centímetros de altura e 2,5 quilos.

O verdadeiro espírita é aquele que se esforça, e isso é importante, é aquele que se esforça, que usa da vontade para fazer sua transformação moral.

As médiuns, quando estão no período menstrual conhecido como '' corpo aberto'', não podem participar da corrente mediúnica, porque neste período estariam sobre a influência de hormônios que as deixariam mais instável e ao mesmo tempo mais poderosas.