Como se configura o lirismo de Cecília Meireles?

Perguntado por: adias . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

Cecília Meireles, no entanto, mostrou-nos que o lirismo pode ser levado às últimas instâncias, dentro de um projeto literário coerente, extenso e potente. “Se o projeto lírico é bem-sucedido, sentimento e razão trabalham de pleno acordo, são eles que se criam um ao outro”, define Brecht.

Resposta: c) O cuidado com a seleção vocabular e a inclinação para a musicalidade, para o verso curto e para os paralelismos estão entre as principais características da poesia de Cecília Meireles.

Publicando e escrevendo, Cecília traçou propostas, projetos e interveio no campo educacional brasileiro. Mesmo sem considerar-se feminista, escrevia e defendia a qualificação, a valorização, a instrução, a formação e a independência da mulher.

Resumo sobre Cecília Meireles
Além de poetisa, foi professora e fundadora da primeira biblioteca infantil brasileira. Ela faz parte da segunda geração do Modernismo brasileiro. Suas poesias apresentam um tom melancólico e reflexões de caráter existencial. Sua obra mais conhecida é o livro Romanceiro da Inconfidência.

Sua obra de caráter intimista possui forte influência da psicanálise com foco na temática social. Embora sua obra apresente características simbolistas, Cecília destacou-se na segunda fase do modernismo no Brasil, no grupo de poetas que consolidaram a "Poesia de 30".

Os versos mostram como as escolhas são obrigatórias, não escolher já é fazer uma escolha, não é possível fugir das situações que se apresentam no nosso dia a dia. Viver é, portanto, optar por caminhos diferentes, e é essa dificuldade da qual não se pode fugir, que Cecília Meireles mostra aos pequenos leitores.

Que mensagem Cecília Meireles quis transmitir com este poema? ( ) A mensagem transmitida, é uma crítica, por estar sendo destruídos parques e jardins. ( ) A mensagem transmitida é somente observar a natureza sem ter nenhuma preocupação com ela. 09. Quantos versos há na primeira estrofe?

Ela deixou vasta obra jornalística e literária, o legado de sua atuação como educadora e o trabalho de interlocução da poesia brasileira com a portuguesa, israelense, indiana, entre outras territorialidades. Todas essas ações estão a exigir contextualização atualizada.

A lírica moderna com intencionada impessoalidade de suas poesias (FRIEDRICH, 1978, p. 37) promove uma clivagem com a subjetividade defendida pela lírica clássica e difunde as ideias da art pour l'art, abrindo espaço para uma posterior supremacia da linguagem.

O estilo de Cecília Meireles está associado à estética simbolista, sobretudo porque a poeta faz uso de elementos como a musicalidade e apresenta uma postura que compreende a efemeridade da vida, traços predominantes do Simbolismo.

Foi Cecília que fundou a primeira biblioteca infantil do Brasil e publicou poemas inesquecíveis para crianças, como O mosquito escreve e Colar de Carolina. Os versos de Cecília conseguem despertar nas crianças o interesse pela poesia e também encantam os marmanjos que já são apaixonados pela boa literatura.

A autora, que morreu em 9 de novembro de 1964, escreveu poesias caracterizadas por certa melancolia, além de apresentar temáticas tais como solidão, morte e misticismo, por exemplo. No mais, teve reconhecimento em vida e também postumamente, com o Prêmio Machado de Assis (1965).

Romanceiro da Inconfidência

Sua obra mais conhecida é o épico “Romanceiro da Inconfidência”, de 1953.

Importância para Cultura Brasileira
Como herança, a escritora deixou mais de 50 obras publicadas. Todas são de suma importância para o estudo da literatura brasileira, para conhecer e entender a cultura do Brasil que, de alguma forma, está representada nos traços de Cecília.

O vocabulário da língua portuguesa ainda considera "poeta" apenas como substantivo masculino, mas Cecília nunca gostou de ser chamada de poetisa. Para ela, significava uma diminuição do seu trabalho, como se a chamassem de mulher "prendada".

Dessa vinculação herdou a tendência espiritualista que percorre seus trabalhos com frequência. Embora mais conhecida como poetisa, deixou contribuições no domínio do conto, da crônica, da literatura infantil e do folclore. Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu no Rio de Janeiro no dia 7 de novembro de 1901.

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.

Nesse poema, Cecília desfaz liricamente uma realidade para criar outra realidade, marcadamente onírica. Minhas mãos ainda estão molhadas do azul das ondas entreabertas, e a cor que escorre dos meus dedos colore as areias desertas.

Resposta. Resposta: 1- A voz de Cecília Meireles o eu lírico e no começo do poema onde ela fala "EU NÃO TINHA ESTE ROSTO", ela fala sobre sua aparência.

Nestes versos, o uso do tempo presente indica a valorização do instante, do momento, o que importa é a plenitude da vida no agora. É quase um aviso, o eu lírico mostra que não se apega ao passado ou ao futuro, a vida é boa no presente.