Como se confessar com o padre?

Perguntado por: odias . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 12 votos

(Então você confessa seus pecados de preferencia começando com o mais graves.
...
A Confissão: como se preparar para uma boa confissão

  1. Exame de consciência; ...
  2. Contrição (ou arrependimento), que inclui o propósito de não voltar a pecar; ...
  3. Confissão dos pecados ao sacerdote; ...
  4. Satisfação (ou cumprir a penitência).

São elas: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba. Os pecados podem ser vistos como a contraparte das virtudes, qualidades que constituem bons indivíduos, como humildade, generosidade, empatia etc.

Ao sentar-se ou ajoelhar-se diante do padre, faça o sinal da cruz e você pode dizer: “Perdoe-me, padre, pois eu pequei. Faz _____ (escrever quanto tempo não se confessa) desde a minha última confissão. Estes são meus pecados (podem ser escritos): O padre é bem compreensivo durante a confissão.

Quando você confessa e abandona seus pecados, o Senhor lhe perdoa. Você não terá que prestar contas a Ele desses pecados quando chegar o momento de ser julgado.

Mas e a comunhão aos recasados, é doutrina ou disciplina? Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).

Como a castidade é sinônimo de amor, peca contra ela toda forma egoísta de buscar o prazer pelo prazer, como, por meio do sexo fora do casamento, da pornografia, prostituição e infidelidade nos relacionamentos, por exemplo. O casal aberto para o amor é aberto para a vida e para o desejo de gerar filhos.

«Reverendo Senhor Padre... » Pessoalmente, poderemos dizer «Reverendo Senhor Padre...» ; ou, se houver maior intimidade, «Reverendo Padre...»

Preguiça: é vista como pecado por gerar a procrastinação, a apatia, o desleixo. Uma polêmica de tal pecado está na sua origem, já que na época estava também ligada à melancolia (incluindo doenças como depressão). Inveja: é o desejo excessivo por tudo o que outra pessoa tem ou conquista.

Seja franco e honesto com Deus em suas orações e admita que cometeu erros. Depois de confessar seus pecados, peça ajuda. “Desta maneira sabereis se um homem se arrepende de seus pecados — eis que ele os confessará e abandonará” (D&C 58:43). Se possível, você deve reparar os danos causados por suas ações.

É verdade que perdoar os erros nem sempre é fácil, mas nos coloquemos no lugar dele, coloquemo-nos no nosso próprio lugar, da maneira como nos relacionamos com Deus e como o perdão d'Ele chega até nós. Precisamos aprender a ser misericordiosos como o Senhor é misericordioso conosco.

O que é o Ato de Contrição? Conforme muito bem trabalhado pelos palestrantes do Evento Catequistas Brasil, em um nível básico, é uma oração formal recitada durante a Confissão, geralmente antes do padre dizer: “Eu os absolvo de seus pecados, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”.

Os sacerdotes, religiosos e religiosas, com o voto de castidade no celibato, não se consagram ao individualismo ou a uma vida isolada, mas sim prometem solenemente pôr totalmente e sem reservas ao serviço do Reino de Deus as relações intensas das quais são capazes", disse ele, em uma homilia.

Não participem de conversas ou atividades que estimulem os desejos sexuais. Não participem de beijos apaixonados, não se deitem com a outra pessoa nem sobre ela, nem lhe toquem as partes íntimas e sagradas do corpo, com ou sem roupa. Se você é casado, seja fiel a seu cônjuge em pensamentos, palavras e atos.

O clérgima, ou colarinho clerical, é uma gola branca que envolve o pescoço e geralmente é fechada na parte de trás, formando um quadrado na frente. É uma invenção moderna criada em 1827 na Escócia (século XIX).

Amizade verdadeira é aquela que segue a estratégia do conhecimento, os meus amigos padres seguiam as trilhas do coração, primeiro do coração de Deus, achando sempre um atalho para o coração do amigo. Como o bom pastor conhece até a voz (cf. Jo 10).

Além disso, todos aqueles que querem chegar ao presbiterato devem servir a Igreja como diáconos por, pelo menos, seis meses.

Estes sete pecados capitais são:

  • Soberba;
  • Avareza;
  • Luxúria;
  • Inveja;
  • Gula;
  • Ira;
  • Preguiça.