Como se comportar numa ópera?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

MOSTRANDO ENTUSIASMO: O público pode demonstrar um entusiasmo extra, o público brasileiro se entusiasma com facilidade, aplaudindo de pé ou gritando: Bravo! Se estiver ovacionando um solista, grite 'bravo' para homens, 'brava' para mulheres e 'bravi' para um grupo.

Outras dicas úteis e básicas para ajudar você a guardar o silêncio durante os concertos são: manter desligados os telefones celulares, relógios digitais e quaisquer outras fontes sonoras; esperar o intervalo entre um movimento e outro para, por exemplo, você assoar o nariz, tossir ou se mexer na cadeira; e utilizar ...

O que vestir
Não existe roupa certa para se ir a um concerto. Nossa sugestão é que você escolha algo confortável, mas que, ao mesmo tempo, demonstre respeito pela performance dos músicos.

Um concerto normalmente é um evento mais formal. Quando recebemos um convite para um concerto, em geral vem o tipo de traje exigido. Mas caso não venha, o ideal é sempre optar por um cocktail dress, que é o vestido mais adequado para estas ocasiões. Assim, você está elegante, sem erro.

Devido seu local de origem, a maior parte das óperas é encenada em latim ou italiano.

A ópera é um gênero teatral que mescla canto, interpretação, poesia e música clássica. As apresentações, que ocorrem nas chamadas “Opera House” e nos teatros, são acompanhadas por uma orquestra ou formação musical menor sob a orientação de um maestro. É uma verdadeira experiência alquímica!

Sabe-se que a língua italiana é uma língua de arte e a língua oficial da música, sendo a maioria dos libretos de ópera escritos em italiano.

Os cantores e seus personagens são classificados de acordo com seus timbres vocais. Os cantores em: baixo, baixo-barítono (ou baixo-cantor), barítono, tenor e contratenor. As cantoras em: contralto, mezzo-soprano e soprano.

Luciano Pavarotti

Luciano Pavarotti
Nome conhecido em todo o globo, Luciano foi o responsável por popularizar a ópera nos quatro cantos do planeta.

O Fantasma da Ópera conta a história trágica de um triângulo amoroso passado nos bastidores de uma ópera parisiense. O protagonista, uma entidade mascarada que assombra a local, desenvolve uma paixão obsessiva por Christine, a jovem soprano que ficou órfã e foi acolhida pela trupe.

Um concerto dura, em média, 90 minutos. Mas alguns chegam a 5 horas. Cada obra tem várias partes – os movimentos -, entrecortadas por pausas. Para não desconcentrar os músicos, o público não deve aplaudir durante as pausas.

A duração: a menos que a banda seja cabeça de cartaz num festival, os concertos têm duração de apenas cerca de 1 hora.

Se é proibido filmar, gravar ou fotografar o espetáculo, simplesmente não o faça. — Telefones celulares, tablets etc. devem permanecer DESLIGADOS durante o concerto, não só no modo silencioso. A luz que as telas emitem também incomodam, distraem.

Já em óperas e concertos, o ideal é que o traje seja formal ou Tenue de Ville (blazer, calça e camisa social, sem a gravata). Se o evento é noturno o ideal é vestir-se em traje formal ou casual.

O “dress code” depende de cada casa de ópera: em Munique, na Bayerische Staatsoper, tem gente que vai com plumas e paetês, mas também tem gente que se veste de forma mais simples, mas arrumada, e ainda tem quem vá de calça jeans também.