Como se comportar diante de uma bronca do chefe?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Para Eliane, a atitude mais correta quando ocorre uma bronca é ouvir, se desculpar e procurar uma solução. Já o consultor de carreiras da AFJ Consultoria, Arlindo Felipe Júnior, descorda que o profissional tem de se desculpar. “Quando você se desculpa é porque você está levando a bronca para o lado pessoal.

6 dicas para lidar com um chefe insuportável

  1. SEJA JUSTO. Antes de julgar apressadamente o seu chefe deve pensar em tudo que pode estar a acontecer na empresa. ...
  2. NÃO DIGA MAL NAS COSTAS DELE. ...
  3. DETERMINE O QUE É INSUPORTÁVEL. ...
  4. CONVERSE COM ELE. ...
  5. O CHEFE DO CHEFE. ...
  6. CUIDADO COM OS ABUSOS.

A revista Quartz publicou um artigo no Linkedin que aponta que um chefe ruim pode fazer tão mal para a saúde dos funcionários quanto fumar passivamente. E o pior, quanto mais tempo uma pessoa passar trabalhando para alguém que a deixa infeliz, maiores serão os danos para sua saúde mental e física.

Fica difícil estabelecer leis definitivas quando o assunto é relacionamento humano, mas, em princípio, não se deve falar mal nem do atual, nem de antigos chefes, em entrevistas de emprego. Na verdade, não se deve falar mal de ninguém.

Assim, devemos perceber que tudo começa no respeito que tenho por mim mesmo, na gentileza que eu mesmo dispenso às minhas necessidades. Dizer “sim” mais vezes para si mesmo é tratar-se com amor e gentileza. Se não começar por você, o outro dificilmente vai ter por você a consideração que você mesmo deveria ter.

Usar linguagem assertiva o ajudará a transmitir suas opiniões de uma maneira respeitosa. Falar de você mesmo, usando a palavra “Eu” te deixará com o controle de suas ideias, enquanto usar a palavra “Nós” criará uma atmosfera de maior proximidade com seu chefe ao invés de uma batalha de gênios fortes.

Denuncie. Se a empresa não resolver o problema, é possível fazer uma denúncia ao sindicato ou ao Ministério Público, que podem entrar em contato com o empregador para apurar.

– Dissolva o mal-entendido deixando claro que, se é uma fofoca, a informação não deve ser verdadeira. Fale a verdade e deixe clara a sua opinião sobre o assunto, além de destacar que você não está gostando de ser alvo de comentários – afirma Yukiko.

Para tanto, selecionamos algumas dicas que irão contribuir para controlar o medo e dialogar melhor com o patrão:

  1. • Aposte em uma comunicação proativa. ...
  2. Treine suas conversas. ...
  3. Conheça seu chefe mais de perto. ...
  4. Seja claro em sua comunicação. ...
  5. Atente-se à sua linguagem corporal. ...
  6. Invista em sua oratória e comunicação.

A primeira dica que o especialista da HW Capital oferece é: identifique o comportamento e reporte para o RH. “A primeira coisa que a pessoa tem que fazer é reportar isso ao RH por escrito. Se a pessoa sente assédio moral, avanço indesejado de cunho sexual ou romântico, não é algo que deve guardar para si”, comenta ele.

Chamar a atenção de empregados em público, causando a eles constrangimento, pode ser caracterizado na Justiça como assédio moral. Assim como usar apelidos ofensivos, como "macaco", "pinguço", "vaca", entre outros termos depreciativos que beiram o insulto.

Tente manter distância: um dos passos mais importantes para lidar com uma pessoa falsa é manter uma distância segura. É claro que, se essa pessoa estiver acima de você na hierarquia da empresa, talvez não seja possível se afastar fisicamente, pois talvez vocês trabalhem em um ambiente em comum.

A humilhação no trabalho é crime e o ofendido pode ingressar com uma ação judicial para ter reparado o dano sofrido. Essa situação é prevista no artigo 114 da Constituição Federal e no artigo 483 da CLT, Consolidação das Leis do Trabalho.

  1. Faça o seu dever de casa. ...
  2. Verifique os seus motivos. ...
  3. Fique atento ao momento certo. ...
  4. Mostre respeito e humildade. ...
  5. Cuidado com a Linguagem. ...
  6. Seja cuidadoso caso precise levar a questão às instâncias superiores a do seu chefe. ...
  7. Admita o seu próprio erro. ...
  8. Deixar para lá

Uma das principais queixas é o atraso em reuniões, citado como o hábito mais irritante por 65% dos gestores. Outro hábito pouco agradável é enviar um e-mail em vez de falar diretamente com a pessoa, quando ela está próxima ao funcionário.

Confira 4 coisas que todos os chefes gostam de ouvir:
O seu chefe provavelmente tem que lidar com prazos dados pelos superiores dele, então ele espera que as tarefas sejam cumpridas dentro desse deadline. Cumprir prazos faz de você um profissional melhor. Você trabalha no mesmo escritório todos os dias.

O que fazer quando se está no limite

  1. # Anote suas pendências: Às vezes nós ficamos pensando tanto no que temos para fazer que chega faltar ar. ...
  2. #Contemple as coisas simples: ...
  3. #Durma bem: ...
  4. #Abandone a pauta: ...
  5. #Faça terapia: ...
  6. #Esteja no aqui e no agora:

Abaixo, quatro dicas para tornar a imposição de limites um pouco mais fácil:

  1. Mantenha o tom de voz firme, porém gentil. A criança precisa entender que o adulto está no controle da situação, então mantenha o autocontrole. ...
  2. Mantenha-se firme no limite estabelecido. ...
  3. Escute com empatia. ...
  4. Ofereça alternativas.