Como se comporta uma pessoa tóxica?

Perguntado por: lcardoso . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.2 / 5 15 votos

A psicologia e a psiquiatria classificam como tóxica a pessoa que pensa de forma negativa e se comporta de modo prejudicial para os que vivem ao seu redor. Elas geralmente causam desconforto e sofrimento porque, além de serem negativas, são também depreciativas, manipuladoras e abusivas com o outro.

No relacionamento tóxico, há a dependência no outro parceiro que envolve o financeiro, o emocional e o físico. Desse modo, o agressor faz a vítima acreditar que não tem habilidade para fazer qualquer coisa. Por exemplo, a pessoa não consegue concluir uma meta pessoal ou terminar o relacionamento.

O tóxico, no geral, passa por certas situações que provocaram nele uma grande ira, impotência e frustração. Quem vive para se queixar, invejar os outros ou mostra traços de psicopatia, narcisismo ou sadismo, reprime estas emoções que procura processar prospectando-as em outros.

Se você é do tipo de pessoa que gasta tempo e energia para falar mal dos outros, sendo extremamente crítico com o que fazem os demais, cuidado! Este é um dos primeiros sinais de uma pessoa tóxica. O excesso de crítica muitas vezes esconde inveja e falta de autoconfiança.

Estabeleça um local de segurança
Quando se está em um ambiente de trabalho tóxico, é possível sentir com muita negatividade ao redor. E por isso a importância de estabelecer um local de segurança, para que o colaborador consiga um pouco de conforto e ter momentos de paz para refletir sobre o momento em questão.

Palavras malditas, palavras mentirosas, palavras que humilham e segregam, palavras que incitam o ódio.

Então veja 5 dicas de como sair de um relacionamento tóxico:

  1. Construa um sistema de apoio. Terminar um relacionamento tóxico traz sentimentos parecidos com o término de um relacionamento saudável. ...
  2. Permaneça firme na decisão. ...
  3. Corte todo o contato. ...
  4. Pratique o autocuidado. ...
  5. Procure ajuda profissional.

Entrar em contato com seus desejos sem julgamentos para que sua decisão esteja alinhada com você. Sair de um relacionamento no qual não se está feliz e não se consegue ou não quer “consertar”, também é um sinal de respeito para com a outra pessoa. Se o outro não quer terminar a relação, haverá sofrimento sim.

"Quando uma pessoa tóxica não puder mais te controlar, ela vai tentar controlar como os outros te veem. A informação errada parecerá injusta, mas esteja acima disso, acreditando que as outras pessoas eventualmente conseguirão enxergar a verdade, exatamente como você conseguiu."

Um relacionamento tóxico é caracterizado pela falta de apoio mútuo, pela competição, desrespeito e, muitas vezes, pelo conflito. Ele mina a sua autoestima, faz você se sentir triste e enche você de culpa.

Se afastar de pessoas tóxicas ajudará você a ter sua vida de volta. Isso o ajudará a controlar seu presente e futuro. Sem eles por perto para derrubá-lo, você está no controle total. Você não precisa pedir permissão a ninguém antes de tomar uma decisão.

O burnout de relacionamentos tem sintomas como o esgotamento no se relacionar, e características como cansaço de tentativas de mudança, falta de motivação para investir no parceiro ou parceira, desesperança, tristeza, apatia, raiva”, fala a psicóloga Daniela Faertes, diretora do Espaço Ciclo, no Rio Janeiro.

Nesses casos uma Consulta psicológica de casal presencial ou on-line pode te ajudar. Clique aqui e converse com uma de nossas psicólogas para conhecer mais e entender o que faz sentido para você.

Os cinco traços amplos de personalidade descritos pela teoria são: extroversão, amabilidade, abertura, conscienciosidade e neuroticismo. As teorias de traços de personalidade há muito tentam definir exatamente quantos traços de personalidade existem.

Suas atitudes tóxicas são resultado de um desconhecimento de como lidar com situações difíceis, não aprenderam a trabalhar sua própria frustração ou seu sentimento de baixa autoestima. Assim, elas reagem às situações sempre na defensiva e de modo passivo-agressivo por estarem tentando se proteger.

Ambiente de trabalho tóxico é o nome que se dá a um espaço que não está alinhado com o estilo de vida de um profissional, trazendo prejuízos à rotina, à medida que permanece no lugar. Locais como esses podem gerar aumento de ansiedade, desgaste emocional e vários outros tipos de mal-estar físico e psicológico.