Como se come o caroço da lichia?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

O caroço da fruta pode ser consumido de uma maneira semelhante as castanhas. Ele é rico em antioxidantes e pode ajudar com os cuidados cardiovasculares, com o a saúde da pele e ainda evita o risco de câncer.

Além de possuir poucas calorias, a lichia é aliada na perda de peso porque reduz a gordura corporal. Isso porque a fruta é fonte de cianidina, uma substância que potencializa em 15% a queima de gordura. A alta concentração de potássio presente no alimento ainda combate a retenção de líquidos que provoca inchaço.

Escolha algumas cascas da fruta e coloque para secar ao sol. Depois de secas, coloque em uma xícara e despeje água fervente por cima das cascas. Tampe e deixe em infusão para apurar por três minutos para poder coar. Ao chegar a uma temperatura agradável, adoce da maneira que preferir* e beba.

A porção diária recomendada é de 3 a 4 unidades de lichia por dia, pois quantidades acima das recomendadas podem diminuir muito os níveis de glicose no sangue e causar sintomas de hipoglicemia como tontura, confusão, desmaio e convulsões.

Plante os caroços
Em um único vaso, separe de quatro a cinco sementes para começar o processo de plantio. Isso porque a taxa de germinação da lichia fica entre 60% e 70%. Coloque as sementes deitadas com dois a três dedos abaixo da terra para as raízes terem espaço suficiente para crescerem.

O caroço da fruta pode ser consumido de uma maneira semelhante as castanhas. Ele é rico em antioxidantes e pode ajudar com os cuidados cardiovasculares, com o a saúde da pele e ainda evita o risco de câncer. Por ter baixo valor calórico, o caroço da lichia também é usado para queimar gordura.

R$ 12,27

O preço médio ficou em R$ 12,27 o quilo.

Como consumir
A melhor maneira de consumir a lichia é lavar bem a casca da fruta antes de abri-la, é a chamada higienização, que deve ser feita para evitar que impurezas contaminem sua polpa.

A produção se inicia entre o terceiro e quinto anos, para mudas propagadas vegetativamente, e após os dez anos em plantas obtidas por sementes.

O ideal, caso você não vá consumir a fruta de imediato, é conservá-la em um saquinho plástico, de preferência, a vácuo. Além de manter a Lichia em saquinhos, é essencial mantê-la refrigerada. Caso você não vá consumi-la em alguns dias, opte por congelar e manter no freezer.

Primeiramente, separe algumas cascas de lichia e coloque-as para secar ao sol. Depois, despeje em uma xícara e vá adicionando água fervente. Tampe o recipiente e deixe abafando por cerca de 3 minutos. Coe e, por fim, beba.

De acordo com a nutricionista e personal diet Paula Mintz Hertel, o estudo é único, então não há como afirmar que a fruta pode fazer mal. “É seguro consumir na porção ideal, de 8 a 10 lichias maduras por dia”, tranquiliza.

A lichia é uma fruta de origem chinesa e é uma excelente fonte de vitamina C, ferro, cálcio, fibras e potássio.

Para fazer suco de lichia para emagrecer, comece por retirar a polpa (ou parte branca) das lichias. De seguida, coloque-as no liquidificador com a água, a hortelã e o gelo. Bata tudo até obter um suco de lichia minimamente uniforme e desligue. Seu suco de lichia para emagrecer está pronto a servir!

A lichia é rica em frutose, o "açúcar da fruta"
Assim como as frutas em geral, a lichia é fonte de frutose, açúcar natural encontrado nesses alimentos. Ainda que seja uma substância saudável, seu consumo em excesso pode acarretar o acúmulo de gordura na região abdominal e ainda sobrecarregar os rins.

A floração ocorre entre os meses de junho e julho. A colheita ocorre em um período muito curto, de meados de dezembro a início de janeiro.

Se notar que o pé não está dando fruto, a melhor solução será adquirir uma muda já enraizada. Deve-se fazer um berço para se colocar o adubo orgânico ou adubo químico. O local de plantio deve ser privilegiado para receber sol. Além disso, é bom que não seja compartilhado com o plantio de outras espécies de plantas.

O cultivo de lichia deve ser realizado em regiões com temperaturas de 28 a 30°C e umidade elevada. Proveniente da China, a lichia (Litchi chinensis) é uma fruta típica de clima seco e frio, durante o inverno, e quente e úmido no verão. A frutífera pode alcançar 15 metros de altura quando não é submetida a podas.