Como se come macarrão com hashi?

Perguntado por: lmendes4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Leve os noodles à boca, sorvendo o lámen vigorosamente – os hashis podem servir como “apoio”, assim como a renge (a colher que aparece no vídeo, que além de ajudar a sorver a massa junto com o caldo, também auxilia a comer o ovo). Mastigue um pouco da massa.

A maneira correta de comer macarrão implica em enrolar o macarrão no garfo, em poucas porções e pelas beiradas, para não virar aquele “bolo” gigante a ser colocado na boca.

Você sabia que a posição do hashi é sempre na horizontal, na frente do prato? O recipiente de arroz ao lado esquerdo e o de sopa ao lado direito. Esta regra é fundamental e de fácil manejo na hora de comer, já que os japoneses levam o recipiente próximo até próximo a boca.

Enrole o macarrão em volta dos dentes do garfo. Ao mesmo tempo, apoie a ponta do garfo na lateral ou no fundo do prato. Algumas pessoas giram o garfo na colher, enquanto outras preferem utilizar apenas o garfo. Se for usar garfo e colher, segure a colher na mão esquerda e o garfo na direita.

Nunca se deve espetar o hashi (palitos de comer) em qualquer comida, mas especialmente no arroz, porque apenas em funerais, o hashi é fincado na tigela do arroz, que é colocada no altar. Nunca se deve passar uma comida de hashi para hashi, pois é um gesto praticado com os ossos de cremação.

"Ao enrolar o macarrão, você agrega o molho à massa", explica o instrutor de etiqueta à mesa do Senac Minas, Maicon de Sá. Ele orienta ainda a sempre começar pelas bordas do prato, o que contribuiu para que a massa não seja levada muito quente à boca e ajuda a pegar pequenas porções.

Mantenha a boca fechada enquanto mastiga e não faça barulho.
Feche a boca ao mastigar, não faça barulho ao comer, evite assoprar a comida e não sugue a sopa de um jeito que faça som com os lábios também. Se estiver pedindo comida em um jantar formal, não peça nada que seja difícil de comer em silêncio.

- O garfo: Sempre deve ser segurado com a mão esquerda, já que o nosso "sistema" é o europeu. No entanto, depois de cortar os alimentos, os americanos trocam de mão para comer, segundo Bruno.

Garfos sempre à esquerda, facas sempre à direita
Os garfos ficarão sempre à esquerda do prato e as facas sempre à direita se você quiser organizar o serviço de uma refeição como manda o figurino. As colheres virão ainda mais à direita, depois das facas e talheres de sobremesa acima do prato, no topo, perto das taças.

- Não existe nenhuma restrição dietética sobre misturar duas fontes de carboidrato em uma refeição. Afinal independentemente de misturar alimentos ricos em carboidratos, o mais importante é respeitar as quantidades.

Como segurar o hashi
Com a mão que você usa para escrever, segure o hashi entre o dedo indicador, o médio e o polegar – mais ou menos como você segura uma caneta. Quando for pegar a comida é preciso mover o hashi. Para movê-lo, use o dedo indicador e médio, enquanto mantém o polegar imóvel.

O hashi nunca deve estar cruzado e nem ser espetado na comida. Os palitinhos japoneses podem ter diferentes tamanhos, podendo variar de 13 a 23 centímetros.

Resumidamente, para os japoneses o hashi (pauzinhos) estabelecia uma ponte entre o humano e o divino. Sua função era a de compartilhar os alimentos com os deuses a partir do momento que um par de hashi fosse oferecido as divindades. Ainda hoje estes rituais são bem comuns no Japão.

Não cruze talheres dentro do prato após as refeições
Para evitar cometer essa gafe, vou ensinar a melhor forma de se portar depois de terminar a alimentação: coloque os talheres em posição perpendicular ao prato, no sentido norte-sul. O garfo deve ficar do lado esquerdo e a faca do lado direito.

O certo é colocá-los em posição perpendicular ao prato, sentido norte-sul, com garfo do lado esquerdo e faca do lado direito. E para mostrar que você está satisfeito e gostou do jantar, deve colocar os dois talheres juntos e paralelos em cima do prato.

O macarrão fusilli ou parafuso tem formato em espiral e pode ser servido com carnes ou mesmo em saladas. Para comê-lo, geralmente o melhor caminho é espetá-lo com o garfo.

O bambu possui um bactericida natural em suas fibras, uma propriedade natural que inibe e combate as bactérias. Características: É lavável - pode ser lavado na máquina de lavar louça, sendo extremamente simples de limpar.

Uma das razões para a preservação desse hábito tão antigo é o isolamento em relação ao resto do mundo ao qual os países orientais foram submetidos durante séculos. “Os talheres só se tornaram conhecidos no Oriente no mundo moderno”, afirma a economista Lumi Toyada, especializada em cultura e etiqueta social japonesa.

O hashi, muito conhecidos aqui no Brasil, como pauzinhos ou palitinhos, são aquelas varetas que muitos países asiáticos utilizam para comer diariamente suas refeições.

Garfos e facas ficam nos lados correspondentes às mãos que vão utilizá-los para cortar, não para comer. O garfo, seguro na mão esquerda, retém a peça que é cortada com a faca segura na mão direita.

Quebrar massas longas
Muitas pessoas caem no erro de quebrar a massa longa, como o espaguete e o talharim, na hora de cozinhar. Mas a verdade é que isso é um erro que não deve ser cometido, pois esse tipo de massa deve ir inteiro para a panela.