Como se come avelã?

Perguntado por: dcastro . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

Uma delícia para comer com pão, na panqueca e um um sem fim de doces. Mas ela pode ser consumida torradinha, na forma de azeite ou usada para preparar bebida vegetal de avelã ou manteiga, em tortas, doces e até na salada, para dar mais textura e crocância.

Modo de preparo
Coloque as avelãs e deixe-as ferver por 5 minutos. Após esse tempo, retire as avelãs com o auxílio de uma escumadeira e coloque-as imediatamente em água fria. Descasque e seque bem as avelãs com um papel toalha ou pano de prato limpo. Em seguida, leve-as ao forno preaquecido a 150º C até que dourem.

As avelãs possuem diversos benefícios para a saúde, ajudando a diminuir o colesterol LDL, prevenir a anemia, cuidar da saúde óssea e favorecer o metabolismo do fígado, já que são ricas em antioxidante e nutrientes como ferro, fósforo, ácido fólico, cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B.

As porções de oleaginosas recomendadas para um adulto saudável são, em média, as seguintes: Macadâmias & amêndoas: 7 unidades por dia. Castanha de caju: 4 unidades por dia. Avelã: 4 unidades por dia.

O alto teor de ácidos graxos, fibras alimentares, antioxidantes, potássio e magnésio ajuda a normalizar a pressão arterial, de acordo com outro estudo. Comer de 29 a 69 gramas de avelã por dia ainda tem relação com a melhora nos parâmetros de saúde do coração.

Selecione um tamanho para favoritar! Quero ser avisado quando este produto chegar!

Famosa por ser um ingrediente especial de diversos chocolates, doces e cremes, a avelã é uma fruta de sabor irresistível, com adocicado semelhante às nozes.

Modo de Preparo

  1. Coloque as avelãs na assadeira.
  2. Asse por 5 minutos a 200 C.
  3. Coloque-as numa peneira.
  4. Mexa a peneira para retirar o excesso.
  5. Retire o resto das peles com as mãos.

Ajudam a saúde cardiovascular: como são fontes de gorduras boas e fibras, elas ajudam a diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, prevenindo problemas cardiovasculares. Ação antioxidante: por conta da vitamina E, consumir avelãs ajuda a diminuir a inflamação em todo o organismo.

É uma árvore que pode chegar a medir uns 6 a 7 metros de altura (porte pequeno), tem uma copa irregular e geralmente encontra-se ramificada desde a base. A sua casca muda de cor à medida que cresce: avermelhada ao início, acinzentada ao amadurecer. São caducas, ou seja, mudam de cor e acabam por cair.

castanha-do-pará

A base da Nutella, que combina avelãs e cacau, levou ao chocolatier Fábio Sicilia a criar o Castella, um creme com base na castanha-do-pará.

A Nutella, por exemplo, é um creme de avelãs com apenas 13% de avelãs em seu conteúdo, o restante são aditivos como açúcar, óleo de palma, leite em pó desnatado (8,7%), cacau (7,4%), emulsificante leticina de soja e vanilina. Somente 29% do conteúdo da Nutella industrializada é composto de avelãs e chocolate.

Mas o País tem condições para uma boa produção e a procura mundial de frutos secos tem vindo a aumentar, essencialmente por questões de saúde. Em 2018, esta cultura ocupava apenas 350 hectares, resultando numa produção de 250 toneladas.

A fruta é mais redonda, de consistência lenhosa, casca bem firme e rodeada por uma camada de folhas. A aveleira da qual se originou é do tamanho de um arbusto; suas folhas são ovalada. Dentro do fruto está a semente: a avelã, a parte comestível, que tem um sabor um pouco adocicado e gorduroso.

As oleaginosas (castanha-do-pará, castanha de caju, nozes, amêndoas, amendoim, avelã, macadâmia) são alimentos presentes na composição da dieta mediterrânea, que têm sido indicadas para doença hepática gordurosa metabólica (DHGM).

Frutas para a memória: 6 aliadas do cérebro

  1. Laranja. Uma laranja de tamanho médio fornece por volta de 96 mg de vitamina C, a quantidade diária recomendada do nutriente que é fundamental para o cérebro, pois previne o declínio da função cerebral. ...
  2. Mirtilo. ...
  3. Cereja. ...
  4. Uva. ...
  5. Abacate. ...
  6. Morango.

Boa fonte de energia, a amêndoa é um snack saudável para te acompanhar sempre na bolsa, e é fácil de adicionar nas refeições, seja in natura para comer com granola, ou na forma de farinha, leite ou manteiga.

As oleaginosas fontes de ômega 3 são: amêndoas, castanha-do-pará, castanha de caju, nozes, pinhão, macadâmia, avelãs e pistache.

Comer mais de 10 unidades diariamente pode, por exemplo, gerar fraqueza muscular, dores, manchas brancas nas unhas, e, dependendo do grau, até levar à morte. Isso porque o selênio, mineral presente na castanha-do-Pará, pode causar intoxicação se consumido de forma exagerada.