Como se coloca uma pilha?

Perguntado por: lpaz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

A polaridade das pilhas é importantíssima para que forneçam corrente a um aparelho, e o “+” indica que aquele é o terminal positivo. Nas que são do tamanho AA, AAA, C e D, o polo deve ser levemente elevado. Já o polo negativo deve ser achatado e pode ou não estar marcado com o sinal “-”.

  • a) Pilha comum (pilha de Leclanché)
  • b) Pilha alcalina.
  • c) Pilha de lítio e iodo.
  • d) Pilha de mercúrio e zinco.
  • Aproveite para conferir nossas videoaulas sobre o assunto:

Cor do fio positivo e negativo
Os fabricantes de bateria unificaram essa identificação para que pudessem evitar acidentes. Preste bastante atenção na cor do fio positivo e negativo: o cabo vermelho é o da corrente positiva e o preto, da negativa.

O posicionamento correto do teste tem o lado positivo da pilha voltado para cima — ou seja, a ponta que tem uma pequena protuberância. O lado negativo (e portanto mais liso) ficará na parte de baixo e fará o contato direto com a superfície.

1.1 – Ânodo: É o polo negativo, sofre oxidação porque perde elétrons e é o agente redutor. 1.2 - Cátodo: É o polo positivo, sofre redução por ganhar elétrons e é o agente oxidante.

POSSO CARREGAR QUALQUER PILHA? Somente podem ser recarregadas pilhas especificamente indicadas como “recarregáveis”. A recarga de uma pilha não-recarregável pode provocar explosão ou vazamentos, que podem causar lesões corporais.

Colocar pilha usada dentro da geladeira faz com que ela volte a funcionar.

Se pilhas sem carga forem deixadas no aparelho por um período prolongado, os riscos de vazamento e danos aumentam. Por isso, procure sempre retirá-las de aparelhos que não serão usados por algum tempo (por exemplo, lanternas) e guarde em lugar seguro.

Encontre o polo correto. Segure o lado exposto do cabo menor junto ao polo negativo do conjunto de pilhas e, ao mesmo tempo, encoste a ponta exposta do cabo maior no polo positivo. Se o LED não acender, inverta a posição dos cabos – coloque o menor no polo positivo e o maior no polo negativo.

Use fita adesiva para prender o fio na pilha. O pedaço de fio elétrico que ficará fixo entre uma extremidade da pilha e a lâmpada, deverá ter um pedaço maior de fio descascado na extremidade que ligará a lâmpada, para que seja possível amarrá-lo na rosca da lâmpada.

Caso você queira ter a máxima luminosidade da lanterna, ela durará 175 horas sem parar, ou por aproximadamente 7 dias. Em geral, as lanternas de LED encontradas no mercado com esse tipo de alimentação não duram mais que um dia, mas a Hammacher Schlemmer garante que sua lanterna tem alta durabilidade e é impermeável.

A pilha contém duas placas metálicas diferentes, uma de cobre e outra de zinco. A placa de zinco (mais reativo do que o cobre) é o pólo negativo, porque doa os elétrons para a placa de cobre, e esta é o pólo positivo, porque recebe os elétrons através do fio condutor.

As pilhas AA também são conhecidas como pilhas caneta! Já nos equipamentos menores, as pilhas AAA, também chamadas de palito, são as que consomem baixa energia e encaixam certinho! E olha só: a diferença entre essas e as pilhas AA é apenas o tamanho, porque as duas contam com a mesma voltagem.

Pesquisas realizadas recentemente pelo laboratório Intertek Semko confirmaram: as pilhas Duracell duram até oito vezes mais do que as pilhas comuns de zinco.

O preço médio de pilha duracell depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar pilha duracell por valores entre R$ 8,96 e R$ 346,07.

Powerex Pro

A melhor pilha recarregável que você vai encontrar no mercado atualmente é a Powerex Pro, com excelentes características técnicas. O modelo tem capacidade de energia de 2700 mAh e, por isso mesmo, oferece ótima qualidade para ser utilizado nos mais diversos aparelhos eletrônicos.

As pilhas são sistemas eletroquímicos que transformam energia química em energia elétrica por meio de reações de oxirredução espontâneas. Dentro da Química, as pilhas são conhecidas como células galvânicas, ou voltaicas, que são os sistemas capazes de produzir corrente elétrica por meio de uma reação de oxirredução.