Como se classifica os hidrocarbonetos?

Perguntado por: zsantos . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Os hidrocarbonetos possuem apenas carbono e hidrogênio em sua estrutura. Podem ser classificados em alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, cicloalcanos, cicloalcenos e aromáticos. São compostos apolares, com baixa solubilidade em água.

Os hidrocarbonetos aromáticos são divididos em monocíclicos e policíclicos. Os hidrocarbonetos aromáticos monocíclicos são os que possuem somente um anel de benzeno. Eles podem possuir ramificações saturadas e insaturadas. Os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos são os que apresentam vários anéis de benzeno.

Por conta disso, o hidrocarboneto está presente em vários derivados como querosene, parafina, gás natural, gasolina, vaselina, óleo diesel, GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), polímeros (como, por exemplo o plástico e a borracha), dentre outros.

São geralmente obtidos a partir do petróleo e, por isso, estão presentes nos seus derivados, como a gasolina, o querosene, o óleo diesel, o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), o gás natural, a parafina, a vaselina, vários polímeros, como os plásticos e as borrachas, entre outros.

A maioria dos hidrocarbonetos são nomeados de acordo com três elementos: prefixo + infixo + sufixo. Sufixo: refere-se a função principal do composto, no caso dos hidrocarbonetos é utilizada a terminação “o”.

Os hidrocarbonetos formam-se sobretudo onde a matéria orgânica esta aprisionada. Dessa forma, chama-se os hidrocarbonetos geralmente líquidos geologicamente extraídos de petróleo ou óleo mineral, enquanto hidrocarbonetos geológicos gasosos tem nome de gás natural.

Hidrocarbonetos. Os hidrocarbonetos são compostos formados apenas por átomos de carbono (C) e hidrogênio (H). O grupo funcional é C, H.

Hidrocarbonetos saturados são hidrocarbonetos cujos átomos de carbono se interligam apenas com ligações simples. São representantes desta categoria os alcanos e os cicloalcanos. Alguns dos alcanos são o metano, o etano, o propano e o butano.

Hidrocarbonetos são moléculas orgânicas formadas por Carbono e Hidrogênio, de característica apolar, com baixa solubilidade em água, grande afinidade por lipídios, que podem ser saturadas, insaturadas ou aromáticas. Os átomos são ligados por meio de ligações covalentes, que podem ser simples (única), dupla ou tripla.

Um composto só é classificado como aromático se em sua estrutura molecular conter um anel benzênico.

Hidrocarbonetos. Eles são formados exclusivamente por átomos de carbono (C) e de hidrogênio (H), com fórmula geral: CxHy. Assim, a cadeia principal é formada de carbono e, por sua vez, os átomos de hidrogênio se ligam por meio de ligação covalente.

Entre os componentes mais tóxicos estão o benzeno, tolueno e xilenos.

Os alcanos são hidrocarbonetos acíclicos e saturados, ou seja, são compostos formados apenas por átomos de carbono e hidrogênio, de cadeia aberta e com somente ligações simples entre seus carbonos.

Em química orgânica, os hidrocarbonetos insaturados são compostos que apresentam pelo menos uma ligações covalente dupla ou tripla entre átomos de carbono.

Ramificações em hidrocarbonetos se referem às espécies orgânicas que aparecem substituindo um ou mais átomos de hidrogênio de uma cadeia de hidrocarbonetos, elas também são conhecidas como Grupos orgânicos substituintes.

Nomenclatura dos Alcanos

  1. carbono - MET 6 carbonos - HEX.
  2. carbonos - ET 7 carbonos - HEPT.
  3. carbonos - PROP 8 carbonos - OCT.
  4. carbonos - BUT 9 carbonos - NON.
  5. carbonos - PENT 10 carbonos - DEC.

O conjunto de compostos que apresentam o mesmo grupo funcional é denominado Função Orgânica. As principais Funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres, amidas, haletos.

Saturada: a molécula possui apenas ligações simples entre os carbonos da cadeia principal. Insaturada: a substância possui pelo menos uma ligação múltipla (dupla ou tripla) na cadeia principal.

Classificação do carbono das cadeias carbônicas

  1. Carbono primário: está ligado a um único carbono, ocupando a extremidade das cadeias.
  2. Carbono secundário: está ligado a dois outros átomos de carbono.
  3. Carbono terciário: está ligado a três átomos de carbono.
  4. Carbono quaternário: está ligado a quatro átomos de carbono.

Hoje, vamos falar um pouco sobre o Benzeno, o primeiro composto dos hidrocarbonetos monoaromáticos. Descoberto em 1825 por Michael Faraday (1791 – 1867) em um gás de iluminação usado em Londres, o nome benzeno deriva do ácido benzoico.

Os hidrocarbonetos que são elementos derivados desse produto causam a poluição de diversos ecossistemas, entre eles o marinho. Este tipo de poluição caracteriza-se pela ação introdutória de substâncias nocivas neste ecossistema, ocasionando efeitos deletérios ao bioma atingido.