Como se classifica o serviço à inglesa?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Existem dois tipos de serviços à inglesa: o serviço direto e o serviço indireto. Serviço direto: Na mesa já posta, o garçom traz os pratos em uma bandeja para serem servidos aos convidados (sempre pelo lado esquerdo).

À inglesa: Também conhecido como “empratado”, remete ao serviço À La Carte de um restaurante, porém com cardápio já definido. Nessa opção, o anfitrião deve ficar atento ao que será escolhido como prato principal já que o convidado terá apenas uma opção de jantar.

São utilizados sempre de fora para dentro, seguindo a ordem. Em alguns casos os talheres de sobremesa fica acima do sousplat. No serviço à francesa serão servidos entradas, pratos quentes, acompanhamentos e sobremesa. A entrada pode ser alguns frios nobres como salames e queijos, torradas temperadas e pães.

Neste estilo de serviço, os pratos são servidos na mesa antes da chegada dos convidados. É uma forma bastante prática que dá liberdade aos convidados na escolha daquilo que desejam comer, porém apresenta uma grande desvantagem pois os pratos quentes são servidos ao mesmo tempo e podem esfriar-se.

Prático e despojado, o serviço à brasileira é o mais usado em jantares de família. Neste serviço, os garçons levam as refeições à mesa e os próprios clientes se servem. Por ser um estilo mais informal do que alguns que veremos a seguir, é ideal para restaurantes com comida caseira e um clima aconchegante.

O serviço à francesa é o mais requintado, e é geralmente realizado em ocasiões especiais ou protocolares. Ao montar a mesa, a arrumação deve ser a seguinte: 4 pratos (sendo 1 de pão), 8 talheres (se for usar lavanda somente 7), 4 copos e 1 guardanapo.

O Americano é o mais informal dos serviços de buffet, inclui buffet coquetel, finger foods, e os pratos e talheres ficam do lado das ilhas gastronômicas. Desse modo, o serviço americano funciona como um restaurante self-service.

Principais pratos da culinária da Inglaterra
Fish and Chips - peixe frito com batatas (também) fritas! Jacked Potato - batata cozida recheada com feijão, queijo, chilli, bacon etc. Pea and Ham soup - tradicional sopa de ervilha com presunto. Scotch Eggs - massa frita de carne ou salsicha, recheada com ovo cozido.

O primeiro a ser servido pode ser o convidado de honra, se houver algum homenageado, por exemplo. A partir dele, o serviço segue em sentido anti-horário. Enquanto as bebidas são servidas no sentido horário e quem testa e aprova o vinho é a anfitriã ou o anfitrião.

Fish and Chips
O famoso filé de peixe com fritas é o amante número um dos ingleses. Logo, um clássico não poderia ficar de fora dessa lista. O peixe geralmente é linguado, bacalhau ou haddock, servido empanado em uma massa única e frito. Além disso, o acompanhamento mais comum e requisitado: batatas fritas.

O que é um estabelecimento à la carte? A expressão francesa à la carte significa “como está no cardápio”. É uma das maneiras mais clássicas de servir em um estabelecimento do ramo alimentício. A ideia é que os alimentos e as bebidas estejam listados no cardápio, ao lado dos respectivos preços.

O cardápio para um jantar americano deve constar de uma entrada fria, um prato quente (com acompanhamento), sobremesa, café e licores ou conhaque. Já as bebidas podem ser cerveja ou vinho, dependendo do que for servir. A arrumação da mesa, no jantar americano, deve facilitar a circulação dos convidados.

Esse estilo de mesa é perfeito para brunch, coquetel, almoços informais, chá da tarde ou eventos coorporativos. Funciona da seguinte maneira: os pratos, talheres, guardanapos e a comida em si são organizados sobre uma mesa ou aparador. Dessa forma, os convidados podem se servir à vontade no momento em que preferirem.

História. A criação do serviço à francesa foi baseada em uma cerimônia realizada pela família real francesa do século XVII chamada de grand couvert, que acontecia somente em ocasiões especiais.

Quantidade de itens no menu
o rodízio é bom para quando o menu é vasto, mas segue a mesma linha. Por exemplo, quando o restaurante tem muitas opções de massas ou carnes. O buffet, por sua vez, torna mais simples a distribuição de pratos variados.

Volante (finger food ou coquetel)
É uma proposta mais informal, já que a comida circula com os garçons e as pessoas podem escolher onde comer. A melhor parte é que os convidados podem degustar diversas comidas, entre miniporções do jantar, salgados, canapés, entre outros.

São exemplos de prestação de serviços as atividades de transporte, educação, alimentação, telecomunicações, saúde, beleza, marketing, advocacia, tecnologia da informação, entre outras áreas essenciais.