Como se classifica o pré-operatório?

Perguntado por: ahernandes9 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

A fase pré-operatória é aquela que vai desde a indicação cirúrgica até o momento anterior ao ato cirúrgico. Ela é dividida em dois momentos: a internação hospitalar e o controle de estudos pré-operatórios.

As cirurgias podem ainda ser classificadas quanto ao porte cirúrgico ou risco cardiológico ou seja pequeno, médio ou grande porte ou risco, considerando, a probabilidade de perda de fluidos e sangue durante sua realização.

O propósito da avaliação pré operatória é verificar o estado clínico do paciente e o risco próprio da cirurgia, gerando recomendações sobre a avaliação, manuseio e risco de problemas em todo o período per-operatório, definindo o risco cirúrgico, pelo qual o paciente, o anestesista e o cirurgião podem usar para tomar ...

Possuem 4 tempos:

  • A Diérese;
  • A Hemostasia;
  • A Exérese;
  • E a Síntese.

O período pós-operatório é classicamente dividido em três etapas especiais: imediato, mediato e tardio. .

Pré-operatório mediato: momento onde o paciente é submetido à exames para auxiliar na confirmação do diagnóstico para o planejamento cirúrgico, nesse momento o cirurgião faz uma avaliação do estado geral do paciente, podendo também ser realizado o tratamento clínico para diminuir os sintomas e as precauções necessárias ...

Segundo a finalidade/objetivo a Classificação das Cirurgias pode ser: Cirurgias diagnósticas: realizadas para obter informações sobre uma condição médica, como a biópsia de um tecido. Cirurgias curativas: realizadas para tratar ou curar uma condição médica.

7 Intra Operatório Começa quando o paciente é transferido para a mesa da sala de cirurgia e termina na Sala de recuperação pós- anestésica. 8 Pós Operatório Começa com a admissão do paciente na SRPA e termina com uma avaliação de acompanhamento clínico ou em casa.

Classificação quanto à finalidade do tratamento cirúrgico
CIRURGIA PALIATIVA: tem a finalidade de atenuar ou buscar uma alternativa para aliviar o mal, mas não cura a doença. Ex.: gastrostomia. CIRURGIA DIAGNÓSTICA: realizada com o objetivo de ajudar no esclarecimento da doença. Ex.: laparotomia exploradora.

COMO CLASSIFICAR AS CIRURGIAS POR POTENCIAL DE CONTAMINAÇÃO? De acordo a classificação norte-americana do CDC (Centro de Controle de Doenças) os procedimentos são classificados por potencial de contaminação em: limpo, contaminado, potencialmente contaminado e infectado.

O pré-operatório possui como objetivos principais otimizar o estado geral do paciente, identificar e classificar os possíveis riscos cirúrgicos de modo que seja possível estabelecer medidas profiláticas para que esses riscos sejam minimizados o máximo possível.

Estágio pré-operatório — 2 a 7 anos
Neste estágio, as crianças começam a pensar simbolicamente e aprendem a usar palavras e imagens para representar objetos. Tendem a ser egocêntricas e lutam para ver as coisas da perspectiva dos outros.

O cliente é orientado sobre o horário da cirurgia; inicio do jejum e a não ingerir líquidos horas antes do procedimento; realizar higienização com antissépticos antes da cirurgia e a não realizar tricotomia do sitio cirúrgico no ambiente domiciliar; retirar adornos e próteses dentárias e a colocar a vestimenta ...

O ato cirúrgico é todo procedimento realizado na Unidade de Centro Cirúrgico com, pelo menos, uma incisão, com ou sem sutura, incluindo as cirurgias videoscópicas.

O objetivo da terminologia cirúrgica é fornecer por meio da forma verbal ou escrita uma definição do termo cirúrgico. Na terminologia cirúrgica, os termos são formados por um prefixo, que designa a parte do corpo relacionada com a cirurgia, e por um sufixo, que indica o ato cirúrgico realizado.

O período intraoperatório começa quando o paciente é transferido para a sala de cirurgia e termina quando ele é internado na sala de recuperação pós-anestésico.

Nesse momento devem ser avaliadas condições como o nível de consciência, o estado hemodinâmico, o grau de hidratação, verificação das frequências, auscultas cardíaca e respiratória, análise dos drenos (volume e aspecto das secreções), exame físico do abdome, além da inspeção e palpação da ferida operatória, por exemplo ...

Quais são os principais riscos que o paciente corre no pós-operatório?

  • Infecções no pós-operatório. ...
  • Trombose venosa profunda. ...
  • Retenção urinária e constipação. ...
  • Abertura dos pontos. ...
  • Dificuldades de cicatrização. ...
  • Sarcopenia no pós-operatório.

Pré-operatório mediato (começa no momento da indicação da operação e termina 24 horas antes do seu início. Geralmente, nesse período o paciente ainda não se encontra internado); Pré-operatório imediato (Esta fase compreende as 24 horas que antecedem a operação.

Tais orientações ocorrem no pré-operatório mediato, que compreende o período desde a marcação da cirurgia até 24 horas antes do procedimento cirúrgico; e, no pré-operatório imediato, que consiste nas 24 horas que antecedem a cirurgia (Grittem, 2006).

Além do pós-operatório imediato, também temos mais 2 tipos de períodos importantes de recuperação: pós-operatório mediato: entre 24 horas e 7 dias; pós-operatório tardio: 7 dias após a alta hospitalar.