Como se classifica o complemento do verbo precisar?
Quanto ao verbo “precisar”, usualmente, na linguagem relativa ao português contemporâneo, duas colocações são admitidas: - No caso de o complemento ser um substantivo ou pronome, o correto é usarmos a preposição. Assim sendo, ele se classifica como transitivo indireto.
Como é classificada a forma verbal foi verbo ir e o seu complemento?
Ir como verbo intransitivo
O verbo ir atua também como verbo intransitivo, não necessitando de um complemento verbal que complete seu sentido. Ir embora: Você já vai, Carlos? Acabar: Já foi o bolo de chocolate todo! Morrer: Meu avô paterno já se foi há muitos anos.
Qual é o sujeito do verbo precisar?
É usado na voz passiva em algumas vezes e em outras com sujeito indeterminado: Precisa-se de bons médicos. (sujeito indeterminado)
Como saber se a regência verbal ou regência nominal?
Diferença entre regência verbal e nominal
A regência nominal também se refere à relação de subordinação entre dois termos. No entanto, enquanto a regência verbal trata da relação entre um verbo e seu complemento, a regência nominal trata da relação entre nomes (substantivos, adjetivos ou advérbios) e seus complementos.
Como identificar um verbo transitivo indireto?
Verbo transitivo indireto é aquele que exige um complemento com preposição (por exemplo: de, com, em, a). Esse complemento recebe o nome de objetivo indireto. Alguns verbos costumam ser acompanhados por preposição, por isso, são geralmente classificados como verbos transitivos indiretos.
Qual é a principal diferença entre complemento nominal e objeto indireto?
A função do objeto indireto é completar o sentido de um verbo (porque é um complemento verbal). A função do complemento nominal, por sua vez, é completar o sentido um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Exemplos: Tenho receio de errar. (de errar = complemento nominal)
O que é verbo no pretérito perfeito do indicativo?
Ele é formado pelo verbo auxiliar “ter” conjugado no presente do indicativo e um verbo principal no particípio (-ado, -edo, -ido): Exemplo: Eu tenho andado triste essa semana.
O que é presente do indicativo exemplo?
O presente é um tempo verbal que também é conjugado no modo subjuntivo. Contudo, no modo indicativo ele é usado para indicar uma ação habitual que ocorre no momento da fala. Exemplo: Eu abro a janela.
O que significa o pretérito imperfeito?
O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento. Exemplo: “Ele estava tomando banho quando sua mãe chegou do supermercado.”
Quais são os complementos do verbo?
São eles o objeto direto e o objeto indireto. Esses complementos verbais são importantes porque há orações cujos verbos não têm sentido completo em si.
Como saber se o verbo precisa de complemento?
Verbos transitivos são aqueles que necessitam de complemento porque, sozinhos, não conseguem transmitir uma informação com sentido. Para fazer sentido, o verbo transitivo é concluído com o objeto direto, objeto indireto ou com ambos. Assim, o verbo pode ser transitivo direto quando não é seguido de preposição.
Como saber se o verbo precisa de preposição?
Como quem gosta, gosta de alguém ou de alguma coisa, o verbo pede a preposição de. Se o objeto é precedido de uma preposição, ele é indireto e o verbo, consequentemente, transitivo indireto. Veremos mais alguns exemplos de verbo transitivo indireto a seguir.
O que é classificação e exemplos?
Significado de Classificação
Colocação de algo seguindo uma ordem: organização alfabética dos livros. [Popular] Avaliação de um conteúdo que determina seu público ou a faixa etária para qual ele é sugerido: programa de classificação livre.
Qual é a classificação das palavras?
São dez as classes de palavras: substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição.
O que é verbo transitivo direto exemplo?
Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. (VTD: ama.